Página inicial

Cursos e Seminários

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

dezembro 6, 2012

Seminário Internacionaldiscute a obra de Mira Schendel na Pinacoteca, São Paulo

Seminário Internacional discute a obra de Mira Schendel

Palestrantes: Cauê Alves, Irene Small, Isobel Whitelegg, John Rajchman, Sônia Salzstein, Taisa Palhares

14 e 15 de dezembro de 2012

Inscrições até o dia 13.12 pelo email eventos@pinacoteca.org.br

Pinacoteca de São Paulo
Estação Luz do Metrô
Centro - São Paulo
11-3324-1000
www.pinacoteca.org.br

Concebido em duas etapas, a primeira realizada em novembro na Tate Modern, Londres, o evento discute a obra de Mira Schendel (Suiça, 1919 - São Paulo, 1988) a partir de uma abordagem multidisciplinar. O objetivo é propiciar o encontro de especialistas e do público em geral para debater a produção desta que é considerada uma das artistas mais complexas da arte brasileira contemporânea. Este seminário concretiza a primeira etapa do projeto Mira Schendel que a Pinacoteca do Estado está desenvolvendo com a Tate Modern e que irá culminar em uma grande exposição internacional nas duas instituições em 2013 e 2014, numa parceria inédita de curadoria conjunta.

Palestrantes convidados: Cauê Alves, Irene Small, Isobel Whitelegg, John Rajchman, Sônia Salzstein, Taisa Palhares.

Sobre os palestrantes:

Cauê Alves: Crítico de arte e curador. Mestre e doutor em filosofia pela USP, é professor da Faculdade Belas-Artes e do curso “Arte: história, crítica e curadoria” da PUC-SP. Foi um dos curadores da 8ª Bienal do MERCOSUL e curador da mostra “Mira Schendel. Curador da mostra O Avesso do avesso” (Instituto de Arte Contemporânea, 2010).

Irene Small: Professora assistente de Arte Contemporânea no Departamento de Arte e Arqueologia da Princeton University (EUA). Especialista em arte latino americana, defendeu doutorodo na Yale University (EUA) com o trabalho Hélio Oticica and the Morphology of Things, em 2008.
Isobel Whitelegg: crítica de arte e curadora, especialista em arte contemporânea latino americana, possui doutorado pela University of Essex (Inglaterra). Atualmente é curadora da Nottingham Contemporary, na Inglaterra.

John Rajchman: Filósofo, especialista em estética e filosofia francesa contemporânea, com trabalhos importantes sobre Michel Foucault e Deleuze, entre outros. É editor colaborador da revista Artforum e professor do Departamento de História da Arte da Columbia University (EUA).

Sônia Salzstein: Crítica de arte e curadora. Doutora em filosofia pela Universidade de São Paulo e professora do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Foi curadora da mostra “Mira Schendel: no vazio do mundo” (Galeria de Arte do SESI, 1997).

Taisa Palhares: crítica de arte e pesquisadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Doutora em filosofia pela Universidade de São Paulo, é co-curadora da mostra Mira Schendel juntamente com Tanya Barson (Tate Modern).

Programação:

14 de dezembro, sexta-feira.
10h00: Abertura com Ivo Mesquita, Diretor Técnico da Pinacoteca do Estado.
10h30 às 12h00: Primeira sessão com Cauê Alves e Taisa Palhares
12h às 14h: Intervalo para almoço
14h às 16h: Segunda sessão com Irene Small e Isobel Whitelegg
16h às 16h30: Coffee break
16h30 às 17h: Finalização dos trabalhos do dia com Taisa Palhares e Tanya Barson.

15 de dezembro, sábado.
10h30 às 13h: Terceira sessão com Sônia Salzstein e John Rajchman
Debate final com a presença de todos os palestrantes.

Mira Schendel (Zurique, Suíça 1919 - São Paulo SP 1988)

Emigra em 1949 para o Brasil como Mira Hargersheimer, estabelecendo-se em Porto Alegre. Nesta cidade inicia sua carreira de pintora e trabalha na Tipografia Mercantil como desenhista. Estuda filosofia de maneira autodidata, hábito que manteria por toda a sua vida. Participa da I Bienal Internacional de São Paulo em 1951 e dois anos depois muda-se para São Paulo. Em 1954 realiza sua primeira individual na capital paulista, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, e no ano seguinte participa da III Bienal. Dedica-se fundamentalmente à pintura e passa a assinar seus trabalhos somente como “Mira” em meados da década de 1950. Em 1960 casa-se com o livreiro Knut Schendel, adotando a partir de então seu sobrenome. As décadas de 1960/70 representam um momento singular para o desenvolvimento de sua produção artística. Em poucos anos, Mira irá realizar boa parte de sua obra em papel, como as séries conhecidas como os “Bordados”, as “Monotipias” e as “Bombas”. Explora novos materiais como o acrílico, criando seu importante grupo de “Objetos Gráficos”, de “Discos” e de “Toquinhos”. Paralelamente realiza as “Droguinhas” feitas de papel-arroz retorcido, além de continuar uma produção considerável em pintura. Aproxima-se de importantes críticos e intelectuais como Mário Schenberg, Mário Pedrosa, Haroldo de Campos, Max Bense, Theon Spanudis, Vilém Flusser, Umberto Eco, Jean Gebser, entre outros. Por intermédio do crítico inglês Guy Brett, expõe na Signals Gallery em Londres em 1965 e 1966, e participa como representante do Brasil da Bienal de Veneza em 1968. Em 1969 apresenta a instalação “Ondas Paradas de Probabilidade” na X Bienal de São Paulo, conhecida como a “Bienal do Boicote”. No início da década de 1970 também irá realizar cerca de 150 cadernos que são expostos no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Começa a desenvolver a grande série de colagens com papel tingido artesanalmente e com aplicação de letraset, conhecida como “Toquinhos”. Também nesses anos faz trabalhos tão heterogêneos entre si como os “Datiloscritos” e as “Mandalas”. Nos anos 1980, inicia as grandes pinturas em têmpera com aplicação de formas geométricas em folha de ouro que irão marcar seu trabalho nos últimos anos de vida. Em 1987 apresenta o conjunto de 12 telas em gesso e têmpera denominadas “Sarrafos”, última grande série acabada de sua produção.


Posted by Marília Sales at 4:19 PM