|
setembro 21, 2012
Programação de cursos no atelier a pipa - outubro, São Paulo
Programação de cursos no atelier a pipa - outubro
O atelier a pipa vem atuando na arte contemporânea desde 2010. Idealizado pelas artistas Fernanda Izar e Luciana Felippe, é um espaço que se propõe a oferecer atividades para artistas, estudantes e interessados em trocar e discutir experiências sobre as artes visuais. Já foram realizados desde workshops a cursos, exposições, entre outras atividades.
Orientadores: Bruno Mendonça e Rafaela Jemmene, Carolina Soares e Galciani Neves
a pipa
Rua fidalga, 958 D | Vila Madalena (continuação da Rua Fidalga)
contato@atelierapipa.com.br ou 2506-0096
www.atelierapipa.com.br
Práticas contemporâneas em arte impressãcom Bruno Mendonça e Rafaela Jemmene
Quartas-feiras de outubro,19- 21h
R$ 300,00
O curso “Práticas Contemporâneas em Arte Impressa” pretende analisar e promover um panorama crítico apresentando diversas frentes de trabalho, seja por artistas, coletivos, espaços institucionais, curadores, plataformas, e outros, visto que a arte impressa tem conquistado um lugar importante dentro do campo da arte contemporânea, por meio de eventos, exposições e feiras. O curso será realizado em 6 módulos com caráter teórico prático, onde os participantes terão a oportunidade de desenvolver projetos artísticos e trabalhos em arte impressa que resultarão em uma exposição com as obras desenvolvidas neste processo. O curso será ministrado pelo artistas Bruno Mendonça e Rafaela Jemmene organizadores da plataforma de arte impressa sobrelivros www.pesquisandolivros.multiply.com
Bruno Mendonça atua com projetos colaborativos e interdisciplinares. Formado em Comunicação Social pela Universidade Mackenzie. Mestrando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Integra o “Ateliê Fidalga” grupo de produção em arte contemporânea. Atualmente é pesquisador nos grupos “Criação e Comunicação nas Mídias” (CCM) e “Arte e Meios Tecnológicos” (AMT), ambos na PUC-SP. Bruno Mendonça - www.bmarteonline.blogspot.com.
Rafaela Jemmene é Mestre em Arte (linha de pesquisa em Poéticas visuais) pelo Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), graduada em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2008). Desde 2005 participa de exposições em salões de arte, galerias e espaços culturais. É membro do grupo de estudos e produção de arte contemporânea issotudoégrupo. Rafaela Jemmene – www.rafaelajemmene.multiply.com
Escritos de artista: interstícios críticos com Carolina Soares e Galciani Neves
quintas-feiras, 02, 09, 16, 23 e 30 de outubro, 20-22h
R$ 400,00
O objetivo do curso é debater a presença decisiva dos escritos de artistas como discussão crítica. Busca-seavaliar de que modo esses textos compartilham o domínio de discurso da crítica assim como da história da arte. Manifestos, cartas, entrevistas, textos ficcionais (também críticos e ensaísticos) e dissertações acadêmicas são reflexões teóricas e, portanto, críticas que se constituem a partir de problemas correntes do próprio trabalho plástico. Diante desse dado, torna-se válida a discussão sobre os mecanismos por meio dos quais os textos de artista acabam por se colocar em franco embate com o circuito de arte e assim, muitas vezes, solidários ao próprio questionamento do conceito de arte. O curso vale-se dos interstícios entre a produção teórica artística e o fazer da crítica para lançar questionamentos que permitam avançar no debate sobre alguns aspectos da arte contemporânea.
Carolina Soares é doutora em História da Arte pela ECA/USP. Foi curadora das mostras “Ficções – Nino Cais”, CCBNB, Fortaleza, 2012; “Realidades imprecisas”, SESC Pinheiros, São Paulo, 2009; “Fotografia em perspectiva”, MAM, São Paulo, 2007; dentre outras. Atualmente é coordenadora de conteúdo Base7 Produções Culturais.
Galciani Neves possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), com uma pesquisa sobre os processos de criação de livro de artista. É curadora e crítica independente e professora na FAAP e na PUC-SP, onde atualmente cursa Doutorado. Produz conteúdos para a Fundação Bienal de São Paulo, desde 2010. Realiza atividades de acompanhamento crítico de artistas, cursos de História da Arte e Livros de artista. E não passa um minuto longe de livros.