|
maio 10, 2012
Seminário Museus e Cidades Criativas - Inovação, Conexões e Cultura no Salão Nobre da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro
Seminário Museus e Cidades Criativas - Inovação, Conexões e Cultura
Convidados: Adriana Teixeira da Costa, Alexandre Abdo, André Stolarski, Bruno Natal, Carlos Gradim, Hugo Sukman, Lucimara Letelier, Luiz Guilherme Vergara, Luiza Marcier, Marcus Vinícius Faustini, Marina Toledo, Regina Miranda, Rosa Maria Araujo, Rosane Maria Rocha de Carvalho, Suellen Moreira Fernandes
Curadoria de Luis Marcelo Mendes
Para uma cidade ser chamada de “criativa” - independentemente da sua escala, situação econômica e contexto - deve apresentar três características fundamentais: inovação, conexão e cultura. Se o conceito de economia criativa, em si, é um conceito novo no Brasil – chegou ao país há menos de dez anos – a aplicação dessa perspectiva de inovação, conexão e cultura para a área de museus é uma discussão que está apenas começando a ganhar força.
O seminário é uma boa oportunidade para se debater como esse conceito de desenvolvimento socioeconômico pode ser incorporado ao setor e discutir as relações de museus com os novos modelos de organização urbana, branding, educação, novas mídias e ferramentas de relacionamento com os diferentes públicos.
14 de maio de 2012
A programação é gratuita e limitada a 100 participantes. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail programacao.smu@cultura.rj.gov.br.
EAV - Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-3257-1800 ou eav@eav.rj.gov.br
www.eavparquelage.rj.gov.br
Programação
10h
Abertura
Mariana Várzea
Superintendente de Museus SEC-RJ
Boas-vindas aos participantes do evento
10:10h
Keynote
Museus e Desenvolvimento Institucional
Lucimara Letelier
Diretora Assistente de Artes
British Council
10:40h
Mesa
O desafio da construção de relacionamentos
Rosane Carvalho (Consultora independente)
Suellen Moreira (Instituto Cultural Inhotim)
Mariana Varzea (SMU/SEC)
entrevistam Lucimara Letelier
Perguntas e respostas com o público
11:30h
Estudo de Caso
Uma antena do tempo
Luiza Marcier
Museu da Moda
Participação especial:
Hildegard Angel, Instituto Zuzu Angel
12:10h
Palestra
Branding e os modelos de financiamento à cultura
André Stolarski
Bienal de São Paulo/ Tecnopop
12:40h
Intervalo/Brunch
13:40h
Curtos Circuitos
Oportunidades com GLAM
Alexandre Abdo
Wikimedia Brasil
14h
Estudo de Caso
Redes sociais
Adriana Costa
Museu das Minas e Metais
14:40h
Mesa
Eixos: Museus, circuitos e cidades
Luiz Guilherme Vergara entrevista:
Marina Toledo (Museu da Língua Portuguesa)
Carlos Gradim (Circuito Cultural Praça da Liberdade)
Regina Miranda (Coordenadora Fórum Cidade Criativa)
Perguntas e respostas com o público.
15:40h
Curtos Circuitos
Mobilização: Recompensa e engajamento
Bruno Natal
Queremos
16:00h
Intervalo
16:20h
Curtos Circuitos
A relação de Museus e Jovens
Marcus Faustini
Agência de Redes para a Juventude
16:40h
Estudo de Caso
O novo MIS
Rosa Maria Araujo
Hugo Sukman
17:20h
Encerramento
Convidados
Adriana Teixeira da Costa é consultora em educação, graduada em psicologia (PUC-SP), pós-graduada em História do Brasil (PUC-SP), especializada em Política Internacional (Escola de Sociologia e Política – SP), em Arte – Educação (MAC/SP) e Pedagogia Dialógica (USP). Ela também tem participação em projetos de cooperação internacional, tais como o Programa de Voluntariado das Nações Unidas – Pesquisa sobre crianças de rua (América Central e Equador), Projeto de Cooperação África/ Brasil/ Suécia – Curso de Desenvolvimento Comunitário – Moçambique e foi selecionada como empreendedora pelo grupo Fellow Ashoka em 1998. Curadora do Programa Educativo do Museu das Minas do Metal desde 2008.
Alexandre Abdo é cientista de formação começou a editar a Wikipédia em 2005 e, desde 2008, organiza voluntariamente atividades de promoção dela e de outros
projetos do Movimento Wikimedia, envolvendo insituições culturais e comunidades interessadas no compartilhamento e colaboração livres sobre obras educativas e culturais. Integrante do comitê de aconselhamento de dotações da Wikimedia Foundation, mantém contato com iniciativas do Movimento Wikimedia em museus, bibliotecas,arquivos e galerias ao redor do mundo.
André Stolarski é designer formado pela USP. Dirigiu a área de design do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro de 1998 a 2000, tendo realizado mais de vinte exposições neste período. Em 2002, associou-se à Tecnopop, empresa que desenvolve soluções integradas de branding e design para a gestão de marcas culturais. Como membro do Conselho Editorial da coleção de design da editora Cosac Naify, traduziu os livrosElementos do estilo tipográfico, Pensar com tipos e O ABC da Bauhaus. É Coordenador de Comunicação da Fundação Bienal de São Paulo, tendo liderado o projeto visual da 29ª e da 30ª edição da Bienal de São Paulo. Possui diversos trabalhos premiados no Brasil e no exterior.
Bruno Natal é um dos criadores e fundadores do Queremos!, mestre em documentário, formado pela Goldsmiths, University of London, e jornalista. Dirigiu e produziu filmes sobre Chico Buarque, Maria Bethânia, Jota Quest, Vanessa da Matta, Eumir Deodato, "Dub Echoes" (sobre a influência da música jamaicana) e a série “Nós 3” do Multishow. É colunista do jornal O Globo, co-edita o porta OEsquema, o blog URBe e é um dos criadores da festa Calzone.
Carlos Gradim é ator, diretor de teatro, publicitário, professor, produtor cultural e de cinema, fundador da Odeon Companhia Teatral. Atualmente é Gerente-executivo do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, foi coordenador do programa Plug Minas e do Projeto Valores de Minas, Diretor de Produção do Festival Internacional de Teatro – FIT-BH. Desde Agosto de 2007 exerce as funções de empreendedor Público II na Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais –SEC.
Hugo Sukman é jornalista. É autor do livro "50 anos de música brasileira: histórias paralelas" (Casa da Palavra, 2011), e co-autor do livro "Heranças do samba" (Casa da Palavra, 2004), um panorama do samba contemporâneo, e das biografias de Moacir Santos (in “Cancioneiro Moacir Santos”, editora Jobim Music, 2006) e Djavan (in “A música de Djavan”, editora Luanda, 2008). Foi repórter de Cultura, editor, crítico de cinema e música popular do jornal O GLOBO por dez anos. Pelo mesmo jornal, foi correspondente em Paris entre 2000 e 2003. Trabalhou no Jornal do Brasil e em diversas publicações brasileiras. É gerente de comunicação da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura, e colabora para diversas publicações no Brasil. É o curador das exposições permanentes do novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, que será inaugurado em 2013.
Lucimara Letelier é Diretora Assistente de Artes do British Council. Foi diretora do Management Center Brasil, consultoria global de planejamento estratégico e capacitação para organizações culturais e sociais. Fundou a Artefoco Consultoria, com pioneirismo em implantação de áreas de Desenvolvimento Institucional para organizações culturais no Brasil. Antes, foi diretora de captação da ActionAid Brasil, gerente de marketing da Orquestra Sinfônica Brasileira, e atuou em museus/centros culturais como The Children's Museum Boston, Guggenheim Museum NY, Caixa Cultural e Bienal de Artes de São Paulo. Mestre em Arts Administration pela Boston University (EUA) e professora do MBA em Gestão Cultural da Universidade Candido Mendes(RJ), cursou o National Arts Fundraising School, na Inglaterra. É membro do comitê de Development da International Society for the Performing Arts e coordena o Grupo de Cultura da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).
Luiz Guilherme Vergara é professor do Departamento de Arte da UFF. Coordena o Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM Rio, inaugurado em 2009. Tem Mestrado em Artes e Instalações Ambientais Studio Art and Environmental Program. Art Department. New York University e doutorado no Programa de Arte e Educação no Departamento de Arte da Universidade de Nova Iorque (New York University), desenvolvendo a pesquisa sobre Identidade e Função dos Museus de Arte Contemporâneo.
Luiza Marcier é diretora da Casa da Marquesa dos Santos e do Projeto Museu da Moda, na Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Designer de moda, formada pela ESDI, atua desde 1998 como criadora da marca carioca À Colecionadora, tendo participado de vários desfiles e exposições. Desenvolve figurinos para espetáculos de teatro, cinema e video. Atualmente também é supervisora da habilitação em moda na graduação de Design da PUC RIO.
Marcus Vinícius Faustini é cineasta, escritor e diretor teatral. Fundou o Projeto Reperiferia, a Escola Livre de Teatro da Zona Oeste, a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu e a Escola Livre da Palavra na Lapa.Foi Secretário de Cultura de Nova Iguaçu e Assessor especial de Cultura e território da Secretaria de Direitos Humanos/RJ. Autor do Guia afetivo da Periferia, foi também Superintendente de Cultura e Sociedade/CulturaRJ e coordena atualmente a Agência de Redes para Juventude.
Marina Toledo, coordenadora do Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa. Mestre em Artes pela USP - Bacharel em Artes pela FAAP/SP. Fez parte do Educativo do Museu Afro Brasil, coordenou o Educativo de exposições temporárias, tais como MAM[na}OCA e atualmente "Pioneiros e empreendedores" em Fortaleza. Lecionou Artes em várias escolas de São Paulo.
Regina Miranda é artista e gestora cultural. É Presidente do Fórum Rio Cidade Criativa; Diretora da Cidade Criativa / Transformações Culturais e Diretora de Arte & Cultura do Laban Institute, em NY. Atua como conferencista em eventos como o Seminário International de Arte (Oman, 2011); Conferência da Associação Internacional de Liderança (Praga, 2009; Boston, 2010); e o Forum de Diplomacia Cultural (Espanha, 2009). É autora de O Movimento Expressivo, de Corpo-Espaço e de Laban Lead, onde investiga a atuação do artista enquanto agente de transformação cultural. É Bacharel pela Universidade do Estado de Nova Iorque, com pós-graduação pelo Laban Institute e Mestrado em Ciências, pela Universidade de Grand Canyon/ Faculdade de Negócios Ken Blanchard.
Rosa Maria Araujo é presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som. Doutora em História pela Universidade John Hopkins (EUA), mestra pela Universidade de Paris X-Nanterre. Autora de Vocação do prazer – A cidade e a família no Rio republicano, entre outros títulos. Pesquisadora do CPDOC e do Iuperj, foi chefe do Departamento de História da Fundação Getúlio Vargas. Coordenadora da Programação Cultural da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Também escreveu, ao lado do pesquisador Sergio Cabral, o musical Sassaricando e É com esse que eu vou.
Rosane Maria Rocha de Carvalho - Museóloga, Relações Públicas, Doutora em Ciência da Informação (IBICT – UFRJ), realizou Pós Doutorado no Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); professora concursada da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. É especialista em Comunicação, Marketing e Pesquisas de Público em Museus. Atualmente coordena o Plano Museológico para o Novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, em construção na Av. Atlântica em Copacabana, para a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Suellen Moreira é administradora, com MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC e estudos desenvolvidos sobre Projetos no Terceiro Setor e Economia Criativa, tem experiência em instituições do terceiro setor voltadas para educação e cultura. Atualmente coordena o projeto de captação de recursos junto à pessoa física, Amigos do Inhotim, no Instituto Inhotim, no qual teve participação efetiva desde o planejamento inicial. É também voluntária como gestora de um projeto de socorro a crianças em risco social em países subdesenvolvidos.