|
março 8, 2012
Especialização Estéticas Tecnológicas na PUC - Cogeae, São Paulo
Estéticas Tecnológicas
Coordenação: Profa. Dra. Maria Lúcia Santaella Braga
Professores: Alexandre Braga, André Leite Coelho, Eliseu de Souza Lopes Filho, Lia Chaia, Dra. Lúcia Leão, Ms. Marcelo Moreira Santos, Dra. Maria Cândida de Almeida Castro, Dra. Maria Lúcia Santaella Braga, Priscila Arantes, Dr. Roclaw Basbaum, Dr. Rubens Fernandes Jr., Dr. Sérgio Bicudo Veras, Dra.Rosangella Leote (Sujeito a alterações)
Apesar de a palavra estética ser hoje utilizada indiscriminadamente, neste curso parte-se do significado cunhado por seu fundador, A. Baumgarten, no seu livro “Aesthetica”, publicado na primeira metade do século XVIII. Derivada do grego aisthesis, estética quer dizer, antes de tudo, sentir (não com o coração ou os sentimentos, mas com os sentidos, numa rede de percepções físicas). Este programa inédito irá estudar o potencial que os dispositivos tecnológicos apresentam para a criação de efeitos estéticos capazes de acionar a rede de percepções sensíveis do receptor.
Início em 20 de março, terças e quintas-feiras, 18h30-22h30
Público alvo: Graduados e profissionais de qualquer área do saber interessados em especializar seus conhecimentos em estéticas tecnológicas.
Carga horária: 420 horas, divididas em um total de oito disciplinas de 45 horas cada, além de 60 horas para orientação e elaboração de monografia. A cada semestre serão oferecidas duas disciplinas. O curso deverá ser concluído no prazo de dois anos e meio, nele computado o tempo para apresentação da monografia.
*Investimento (mensalidade ):
Valor total do curso: R$ 15.004
Valor parcelado em 20x: Matrícula R$ 750,20 + 19 parcelas de 750,20
Local de matrícula: PUC-SP - Unidade COGEAE Consolação
PUC-SP - Unidade COGEAE Consolação
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo - SP
11-3124-9600
http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/223
Segunda a sexta, 9-20h30; sábado, 8-12h30
Este curso analisa de forma inovadora as inter-relações entre diferentes linguagens tecnológicas, como a fotografia, o cinema, o vídeo, as instalações, as sonoridades, a hipermídia, a ciberarte e a cienciarte.
O programa oferece uma visão histórica e sincrônica das estéticas tecnológicas, na medida em que cada nova tecnologia absorve e se enriquece das tecnologias pré-existentes. Embora o foco de interesse do curso esteja mais voltado para as estéticas digitais, o curso começa com a fotografia e o cinema porque uma das características mais importantes das estéticas digitais está justamente na absorção e hibridização das estéticas tecnológicas anteriores.
O objetivo do curso é repensar em profundidade as questões estéticas que o acelerado desenvolvimento tecnológico do nosso tempo está colocando em pauta, levando em conta o desenvolvimento histórico das tecnologias e seus meios de produção de linguagem, assim como as teorias e as criações específicas a que elas deram origem.
As estéticas tecnológicas presentes na publicidade, em designs de hipermídia, em vinhetas de televisão, em documentários, na moda, nas sonoridades circundantes, no ciberespaço etc. constituem um tecido híbrido, intrincado e complexo, que será trabalhado sistematicamente no curso para desvendar a cultura estética contemporânea.
Ao final do programa, o participante será um especialista com habilidade para analisar, avaliar e gerir criticamente projetos e trabalhos no campo das estéticas tecnológicas.
Organização Curricular
Módulo I
- Foto
- Cinema
Módulo II
- Vídeo
- Instalações
Módulo III
- Sonoridades Tecnológicas
- Hipermídia
Módulo IV
- Ciberarte
- Ciênciarte
- Orientação de Monografia
Documentos para Matrícula:
Curriculum vitae atualizado, cópia autenticada do diploma de graduação, cópia do CPF, do RG e do comprovante de endereço (onde conste o CEP), além de carta justificando o interesse pelo curso contendo: 1) Porque da escolha do curso? 2) Quais as expectativas em relação ao curso? 4) Experiência profissional na área. 4) Outras informações que o candidato julgar importante e entregar pesquisa de perfil preenchida (clique aqui para download).
Aprovação
O certificado de Especialização será obtido mediante freqüência mínima de 75% das aulas ministradas em cada módulo e média igual ou superior a 7,0 (sete) em todos os módulos e na monografia de final de curso.
*Vencimentos:
1º semestre: março, abril, maio, junho e julho
2º semestre: agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro
Os vencimentos ocorrem nos meses descritos acima sendo que a matrícula do curso corresponde a primeira parcela do semestre de ingresso.