|
março 6, 2012
Ciclo História(s) da Arte no Brasil na Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo
Ciclo História(s) da Arte no Brasil
A Biblioteca Mário de Andrade realiza no mês de março o segundo módulo do ciclo "História(s) da Arte no Brasil". Os encontros terão duas apresentações de palestrantes convidados por dia, abordando dois temas distintos, como abstrato, moderno e Vanguardismo brasileiro.
13, 15, 20 e 22 de março de 2012
Biblioteca Mário de Andrade – Auditório
Rua da Consolação 94, Consolação, São Paulo - SP
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/
Durante a atividade, a Sala de Artes Sérgio Milliet, aberta ao público até as 19h, exibirá exposições de seu acervo relacionadas aos temas enfocados.
Programação
Tema: Figurativo, abstrato, moderno
Modernismo, Barroco Mineiro, Abstração Gestual: A Crítica de Arte de Lourival Gomes Machado
Com Ana Cândida de Avelar.
Galeria, Fundação e Museu: Três Tempos da História do MAM-SP
Com Regina Teixeira de Barros.
Dia 13, das 19h às 21h
Tema: Vanguardismo brasileiro
Mário Pedrosa e o Exercício Experimental da Liberdade
Com Francisco Alambert.
Arte Moderna e Mediação Institucional: A criação da Bienal Internacional de São Paulo
Com Marilúcia Bottallo.
Dia 15, das 19h às 21h
Tema: Arte e universidade
História da Arte nos cursos de Arquitetura
Com Ana Beluzzo
Arte e História da Arte na Universidade
Com Teixeira Coelho
Dia 20, das 19h às 21h
Tema: Panorama atual
A Internacionalização da Arte Brasileira no século XX: Alguns problemas sobre a escrita da História da Arte hoje
Com Sônia Salzstein.
A reavaliação crítica da Arte Brasileira do século XIX nas últimas décadas
Com Sonia Gomes Pereira.
Dia 22, das 19h às 21h
Em novembro passado, a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) promoveu o primeiro módulo do ciclo História(s) da Arte no Brasil. Neste mês, dando continuidade às discussões, acontece, a partir do dia 13 de março, o segundo módulo. Os encontros seguem o mesmo esquema da edição anterior, com duas apresentações de palestrantes convidados por dia, abordando dois temas distintos. Entre os assuntos abordados, estão Figurativo, abstrato, moderno e Vanguardismo brasileiro.
O ciclo é um projeto concebido em conjunto com a diretoria e a equipe de ação cultural da BMA. A segmentação dos módulos enfoca as diferentes visões que se projetaram sobre a arte no Brasil, bem como as muitas histórias originadas a partir da produção artística. “O principal critério utilizado para a definição dos módulos foi a criação dos museus de arte na década de 1940. A nosso ver, com os museus, começam a se constituir outras maneiras de se ver e pensar a história da arte”, explica o pesquisador em artes visuais Thiago Gil, curador e mediador do evento. “Fato importante nesse processo é que alguns dos principais historiadores da arte no Brasil, nas últimas décadas, foram também diretores de museus e curadores de bienais. Com isso, tiveram a oportunidade, muito difícil até então, de materializar seus pensamentos sobre arte também na organização de exposições, nas premiações e aquisições para acervos”, acrescenta.
A maior motivação para a criação do ciclo de palestras foi o próprio acervo bibliográfico da Sala de Artes da BMA, que possui vasto material sobre história da arte e arquitetura nacional e internacional. Ao escolher os palestrantes, os nomes foram selecionados no âmbito universitário. Segundo Gil, foram priorizados pesquisadores que desenvolvem trabalhos especificamente sobre o tema de cada mesa, ou que tenham ao menos uma experiência reconhecida no campo da história da arte. Neste segundo módulo, foram confirmados os nomes de Ana Cândida de Avelar, doutoranda em Artes Visuais pela USP; Francisco Alambert, doutor em história social pela USP, entre outros.