|
fevereiro 10, 2012
Intermeios - programação trimestral na Intermeios, São Paulo
Intermeios - programação trimestral
Professores: Carlos Marinho da Silva, Cecilia Almeida Salles, Edith Derdik, Flávio Ricardo Vassoler, Luiz Ruffato
Março e Abril de 2012
Intermeios - Casa de artes e livros
Rua Luis Murat 40, Vila Madalena, São Paulo - SP
11-2338-8851 ou joaquim@intermeioscultural.com.br
www.intermeioscultural.com.br
PROGRAMAÇÃO
1 - Redes da criação
Professora: Cecilia Almeida Salles
Período: 15 de março a 4 de abril de 2012
Datas: 15, 22 e 29 de março; 12 de abril; 19-21h30
Valor: R$ 200
Conversas sobre processos de criação de obras de arte em suas diferentes manifestações (literatura, artes visuais, teatro, dança, cinema etc.) e de produtos da mídia (design, moda, jornalismo, publicidade etc.) a partir de suas interações em rede
Estudos de seus rastros - como making of, esboços, maquetes, briefings etc.
Discussões sobre diferentes relações entre processos de criação e obra
Proposta de caminhos para compreensão dos próprios processos de criação
Cecilia Almeida Salles: professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Autora dos livros Gesto Inacabado: processo de criação artística; Redes da Criação: construção da obra de arte; e Arquivos de criação: arte e curadoria.
2 - O niilismo da modernidade: Fiódor Dostoiévski e Ingmar Berman
Professor: Flávio Ricardo Vassoler
Período: 10 de março a 28 de abril de 2012
Dias: 10, 17, 24 e 31 de março e 7, 14, 21 e 28 de abril; 15-18h (sábados)
Valor: R$ 250
Sinopse do curso
Ao sepultar Deus, a instância suprema a partir da qual emanariam e sobre a qual recairiam os princípios e fins éticos, a modernidade arremessa o ser humano em um turbilhão relativista em meio ao qual tudo o que é sólido desmancha no ar. Pelos prismas do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881) e do cineasta sueco Ingmar Bergman (1918-2007), analisaremos a ascensão paradoxal do nada como princípio (anti-)ético normativo - eis o Reino de Nihil, o niilismo. Os filmes O sétimo selo (1956) e a trilogia do silêncio - Através de um espelho (1961), Luz de inverno (1962) e O silêncio (1963) - dialogarão com o parricida Ivan Karamázov (Os Irmãos Karamázov), o homicida Raskólnikov (Crime e Castigo), a reencarnação de Cristo, o Príncipe Míchkin (O Idiota), e a encarnação do niilismo, o homem do subsolo (Memórias do Subsolo), de modo a estabelecermos a genealogia do relativismo ético desde o século XIX até os seus desdobramentos pelas diversas esferas existenciais ao longo do trágico século XX.
Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH/USP
3 - Laboratório de vivência literária
Professor: Luiz Ruffato
Período: 9 e 10 de março de 2012
Encontros: 9 de março, sexta-feira, 19h30-21h30; 10 de março, sábado, 10h30-14h30
Valores: R$ 250
O escritor Luiz Ruffato propõe, em seu Laboratório de Vivência Literária, uma reflexão sobre o ato de escrever, particularmente no que diz respeito à prosa de ficção. Nos encontros, os participantes são estimulados a produzir textos e discuti-los e analisá-los em conjunto. A partir das demandas teóricas, surgidas de necessidades específicas, são introduzidos elementos de teoria literária e de processo de criação. Ou seja, a leitura crítica dos textos alheios torna-se ferramenta fundamental para a elaboração de uma escrita criativa.
Luiz Ruffato, publicou, entre outros, Eles eram muitos cavalos (2001, também lançado na Itália, França, Portugal e Argentina), Estive em Lisboa e lembrei de você (2009, também lançado em Portugal, Itália e Argentina) e a série Inferno Provisório, composta por cinco volumes: Mamma, son tanto felice (2005, também lançado na França e México), O mundo inimigo (2005, também lançado na França), Vista parcial da noite (2006), O livro das impossibilidades (2008) e Domingos sem Deus (2011). Recebeu os prêmios APCA, Machado de Assis, Jabuti e foi finalista dos prêmios Portugal Telecom, São Paulo de Literatura e Zaffari-Bourbon.
4 - Linha de contorno - Workshop integrante da exposição arte e skate
Professor: Carlos Marinho da Silva (cms)
Período: 28 de fevereiro a 8 de março de 2012
Dias: 28 de fevereiro, 1, 6 e 8 de março, 14hs - 16h (2 horas cada aula)
Valor: R$ 60
Material: Lápis HB, lápis 6B, estilete ou apontador, papel sulfite (de preferência A4) ou bloco de desenho.
Idade: a partir de 8 anos.
Quando começamos a desenhar nos deparamos com uma série de barreiras para alcançarmos um resultado que nos agrade. Barreiras como desenhar uma mão em determinada posição, problemas com a proporção dos braços em relação às pernas e com a cabeça de um determinado personagem retratado, a dificuldade de criar uma composição, ou até mesmo o traço preso que dificulta a realização do desenho.
Este workshop é voltado para pessoas que gostam de desenhar, mas ainda sentem certas dificuldades nisso. Serão quatro dias de aulas com duas horas de duração cada. O foco do curso será a linha de contorno através de aulas de desenho de observação, desenho de modelo vivo e criação de personagens para que os alunos desenvolvam um traço mais livre e solto desprendido do uso da borracha.
Carlos Marinho da Silva é artista plástico, formado em Educação artística (artes plásticas) pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, com pós-graduação em História da Arte pela FAAP e em Design Gráfico pelo SENAC.
5 - Escrituras do Olhar: O espaço entre a palavra e a imagem
Professora: Edith Derdik
Período: 5 de março a 23 de abril de 2012
Dias: 5,12,19 e 26 de março e 2,9,16 e 23 de abril; segundas-feiras, 19-21h
Valor R$ 400 (2 parcelas).
Estes encontros terão como foco a observação de um olhar que opera entre a palavra e a imagem, estimulando a criação de uma poética pessoal na interação teórica e prática.
O ponto de partida para cada encontro será sempre a leitura de alguns fragmentos de livros, tais como: Palomar de Ítalo Calvino, A paixão segundo G.H. de Clarice Lispector e O partido das coisas de Francis Ponge, Livro de Areia de J. L. Borges e poemas de João Cabral de Melo Neto. São textos que estimulam algumas motivações e formulações poéticas, anunciando possibilidades de construção do olhar como gerador de múltiplos significados.
Os encontros pretendem proporcionar um trânsito entre distintas técnicas, linguagens, recursos e procedimentos gráficos: desenho, fotografia, poesia visual, xerox, colagem, vídeo, livro-objeto.
Edith Derdyk: artista plástica, ilustradora, educadora.