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setembro 19, 2011
Seminário Internacional Circuito e crítica da arte contemporânea pós mídias digitais no MIS, São Paulo
Seminário Internacional Circuito e crítica da arte contemporânea pós mídias digitais
Curadoria de Giselle Beiguelman
Participantes: Brian Mackern, Cauê Alves, Cristiana Tejo, Ivana Bentes, Jorge La Ferla, Josephine Bosma, Manuela Naveau, Priscila Arantes, Tadeu Chiarelli, Tania Aedo, Tiago Mesquita
O 9o Prêmio Sergio Motta de Arte de Arte e Tecnologia realiza nos dias 1o e 2 de outubro, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo – MIS-SP, o Seminário Internacional “Circuito e crítica da arte contemporânea pós mídias digitais”. Com curadoria de Giselle Beiguelman, esta edição conta com a participação dos críticos brasileiros Cauê Alves, Cristiana Tejo, Ivana Bentes, Priscila Arantes, Tadeu Chiarelli e Tiago Mesquita; e estrangeiros Brian Mackern (Uruguai), Jorge La Ferla (Argentina), Josephine Bosma (Holanda), Manuela Naveau (Áustria) e Tania Aedo (México).
1° de outubro, 11h30-15h30 e 2 de outubro,10-19h
Museu da Imagem e do Som - MIS
Avenida Europa 158, Jardim Europa, São Paulo - SP
11-21174777 ou mis@mis-sp.org.br
www.mis-sp.org.br
Programação
No dia 1 de outubro, a partir das 11h30, o Instituto Sergio Motta oferece um brunch de boas-vindas aos participantes e ao público presente. Com abertura de Camila Duprat, superintendente do ISM, e Giselle Beiguelman, o Seminário prossegue com apresentações breves dos críticos e curadores convidados em uma mesa informal de debates sobre as questões que hoje envolvem a crítica e o circuito artístico contemporâneo pós mídias digitais, aberta à participação do público.
A edição 2011 do Prêmio Sergio Motta foi dividida em duas categorias. Em Início de Carreira, os indicados são: Alice Miceli, Claudio Bueno, Jeraman, mmnehcft & MANIFESTO21.TV, Pablo Lobato, Panetone, Ricardo Carioba e Vivian Caccuri. E em Meio de Carreira, Dias & Riedweg, Lucas Bambozzi, Raquel Kogan e Zaven Paré.
No dia 2 de outubro, a partir das 10 horas, os críticos participantes do Seminário trabalham em duplas, tomando como ponto de partida a leitura crítica dos portfólios dos 12 artistas selecionados para discutir a inserção da produção de arte e tecnologia no circuito de difusão e crítica de arte contemporânea.
Durante a realização do Seminário, os participantes farão uma introdução ao público sobre o artista analisado, situando criticamente sua produção frente ao cenário nacional e internacional.
Segundo Giselle Beiguelman, os portfólios selecionados pelo júri em suas duas etapas – Seleção e Premiação - indicam o esgotamento do termo arte e tecnologia para dar conta da produção artística contemporânea relacionada às ciências e às mídias. “Se cerca de dez anos atrás, como diz o professor André Lemos, discutíamos a desmaterialização da cultura, dando ênfase ao upload das práticas sociais, hoje estamos fazendo o download do ciberespaço”, atesta a coordenadora.
Biografias dos críticos e curadores
Brian Mackern (Montevidéu, Uruguai) é artista e compositor. Vem realizando exposições e diversos workshops e seminários internacionais pelos quais recebeu importante reconhecimento institucional. Professor de Digital and Electronic Arts da Universidade de la República Uruguay. É fundador e organizador do dorkbot.myd e coordenador/curador de New Media Art no Cme. Subte, Montevidéu. atualmente desenvolve o programa "montevideo.ETC" no Espacio de Tecnología y Cultura. Cauê Alves (São Paulo) é mestre e doutor em filosofia pela FFLCH-USP e professor da graduação e pós-graduação da PUC-SP. É curador-adjunto da 8ª Bienal do Mercosul, curador do 32º Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP e curador do Solo Projects: Focus Latinoamerica, ARCOmadrid 2012. Desde 2006 é curador do Clube de Gravura do MAM-SP. Realizou, a mostra Mira Schendel: Avesso do avesso (Instituto de Arte Contemporânea, 2010) e Quase líquido (Itaú Cultural, 2008).
Cristiana Tejo (Recife) é curadora independente. Atualmente, é co-curadora do 32º Panorama da Arte Brasileira do MAM- SP e curadora do Projeto Made in Mirrors. Foi diretora do MAMAM (Recife, 2007-2008), curadora da Fundação Joaquim Nabuco (Recife, 2002-2006) e do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (São Paulo, 2005-2006). Na X Bienal de Havana, fez a curadoria da Sala Especial de Paulo Bruscky, e, no Itaú Cultural, fez a co-curadoria de Futuro do Presente, com Agnaldo Farias. Publicou Paulo Bruscky - Arte em todos os sentidos (2009).
Gabriel Soucheyre (Clermont-Ferrand, França) é diretor do Videoformes - Festival internacional de videoarte e cultura digital. Editor de Turbulences Video, revista trimestral de reflexão sobre audiovisual e novas mídias; criador do Archives Numériques Vidéoformes, um arquivo digital de vídeo arte independente; e curador da Galerie de l’Art du Temps. Participa regularmente de eventos nacionais e internacionais como curador ou membro de júri. É professor na Université Blaise Pascal, (Clermont-Ferrand, França).
Ivana Bentes (Rio de Janeiro) é professora e pesquisadora de cinema, novas mídias, cultura e comunicação da Escola de Comunicação da UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, pesquisadora do CNPQ, coordenadora do projeto Midiarte e Estéticas da Comunicação e coordenadora do Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ e Laboratório Cultura Viva. Participa regularmente como ensaísta e conferencista em publicações e eventos relacionados às áreas de Comunicação, Artes Visuais, Cinema, TV e novas tecnologias da imagem e como curadora em cinema e arte.
Jorge La Ferla (Buenos Aires) é professor catedrático da Universidade de Buenos Aires, da Universidade de Cinema de Buenos Aires e da Universidade de Los Andes, Bogotá. Editou 30 livros sobre arte e mídia. Autor dos livros Video en la Puna: Los viajes de Valdez (Nueva Librería, 1994) e Cine (y) digital. Aproximaciones a posibles convergencias entre el cinematógrafo y la computadora (Manantial, 2009), entre outros. É curador de cinema, vídeo e novas tecnologias com ampla atuação internacional.
Josephine Bosma (Amsterdã, Holanda) é escritora e crítica de arte. Publicou Nettitudes – Let’s Talk Net Art uma compilação de ensaios (NAi Publishers / Institute for Network Cultures), além de entrevistas, críticas e textos para catálogos, livros e revistas. Tendo como foco o trabalho com net art, arte sonora e cultura de rede, Bosma co-organizou eventos, como a seção rádio do festival Next5Minutes (1996-1999), a newsletter CREAM (2001/2002) e o simpósio do festival GOGBOT (2010-2011).
Manuela Naveau (Linz, Áustria) é artista independente e curadora. Juntamente com Gerfried Stocker, é responsável, desde 2004, pelo festival internacional Ars Electronica. Seu trabalho pessoal tem como foco projetos cujo objetivo seja o de desafiar as formas de se perceber a arte visual. É doutoranda pela University for Art and Design, em Linz, e sua pesquisa trata de formas contemporâneas de práticas artísticas influenciadas pela internet.
Priscila Arantes (São Paulo) é pesquisadora, crítica e curadora. Mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pós-doutora pela Unicamp. É diretora técnica do Paço das Artes e foi diretora adjunta do MIS-SP (2007-2011). É autora de Arte @ Mídia: perspectivas da Estética estética Digital (Senac/FAPESP), Conexões Tecnológicas (Imesp), Estéticas tecnológicas: novas formas de sentir (EDUC). Foi curadora das exposições I/legítimo: dentro e fora do circuito (2008), Crossing [Travessias](2010) e Assim é, se lhe parece (2011).
Tadeu Chiarelli (São Paulo) é professor junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP e diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP.
Tania Aedo (Cidade do México, México) é diretora do Laboratorio Arte Alameda. Em 1993, passou a trabalhar no Multimedia Center, do qual foi diretora entre 2005 e 2007. Nos anos 1990, como parte de sua prática artística, dedicou-se ao desenvolvimento de simulações interativas tridimensionais (Realidade Virtual), de ambientes multiusuários e de pequenas comunidades na internet. Atualmente tem como foco de pesquisa o desenvolvimento de estratégias artísticas em contextos específicos, tecnologia e educação interdisciplinar na América Latina.
Tiago Mesquita (São Paulo) é formado em Ciências Sociais e mestre em Filosofia na FFLCH – USP. É crítico de arte desde a década de noventa e colaborou com os jornais Folha de S. Paulo e O Público, além das revistas Novos Estudos CEBRAP, +soma e Reportagem,, entre outros. Além de crítico de arte, mantém o blog do Guaciara e é letrista de música popular. Tendo composto com Rômulo Fróes, Maurício Takara e Rob Mazurek. Leciona História da Arte no curso de Arquitetura da Faam, atua como crítico e, ocasionalmente, como curador.
Giselle Beiguelman (São Paulo) é midiartista e professora universitária. Atua nas áreas relacionadas à criação e crítica de artemídia. Foi professora da pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP (2001 a 2011) e é professora da FAU-USP. Foi curadora do Nokia Trends (2007 e 2008) e Diretora Artística do Instituto Sergio Motta (2008-2011).
Camila Duprat Martins (São Paulo) é superintendente do Instituto Sergio Motta. Museóloga, bacharel em História e pós-graduada em História da Arte pela ECA-USP. Foi diretora do Museu de Arte Moderna SP (1990-1992), diretora da Divisão de Artes Plásticas do Centro Cultural São Paulo (1993/2000), coordenadora de produção do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (2001/2004), coordenadora do projeto Museu Vivo da Secretaria de Estado da Cultura (2004/-2005) e coordenadora do curso de pós-graduação do SENAC SP “Gestão em Artes”(2007/-2008).
Instituto Sergio Motta
O Instituto Sergio Motta é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, criado em 2000, que atua como um centro de projetos e debates, fomentando o uso criativo das tecnologias e a difusão de inovações nesse campo. Dentro da área artístico-cultural tem como sua principal realização o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, que neste ano distribui R$ 160.000,00 em premiações a artistas e criadores de todo o país.