|
agosto 12, 2011
3º Encontro Baiano de Museus em espaços culturais, Ilhéus
3º Encontro Baiano de Museus
Palestrantes: Adalberto Santos, Francisco José de Lima, Gabriela Aidar, José Cláudio Alves de Oliveira, Mario de Souza Chagas, Miriam Arroyo
Este ano o 3º Encontro Baiano de Museus leva para a cidade de Ilhéus o debate sobre “Museus, Territórios e Inclusão Sociocultural”. Nos dias 21, 22 e 23 de setembro grandes nomes da área museológica vão se reunir para trocar experiências e discutir políticas públicas que levem ao desenvolvimento e melhoria do setor. Em pauta também a implantação do Instituto Baiano de Museus (IBAM), uma das prioridades da Secretaria de Cultura do Estado.
Inscrições: até 14 de setembro de 2011
Mais informações: 71-3117-6381
Ficha de inscrição: dimusbahia.wordpress.com
Academia de Letras
Antonio Lavigne de Lemos 39, Ilhéus - BA
Casa Jorge Amado / Teatro Municipal
R. Jorge Amado 21, Ilhéus - BA
73-3634-8986
Programação:
21/09
- Conferência Setorial de Museus
- Abertura:
“A Inclusão Sociocultural nos Territórios de Identidade da Bahia” com Adalberto Santos
22/09
- Palestras:
Miriam Arroyo
Mario Chagas - Programa de Inclusão Sociocultural
Francisco Lima - “A Acessibilidade Comunicacional para Pessoas com Deficiência no Ambiente Museológico”
- Minicurso sobre Inclusão Social em Museus com Gabriela Aidar
- Apresentação da proposta de Política Museológica para os Museus do Estado pela Diretoria de Museus do IPAC
23/09
- Palestra:
José Cláudio Oliveira - “Museus e Inclusão Digital”
- Encerramento
Sobre os palestrantes:
Adalberto Santos (BA)
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. Professor com experiência na área de artes, em especial, teatro e teoria das artes e na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Artes e da Cultura, atua de forma interdisciplinar nos seguintes temas: política cultural, patrimônio imaterial, performances culturais, tradições populares e resistências culturais. É o atual Superintendente da Superintendência de Cultura da SECULT/BA.
Miriam Arroyo (México)
Com formação em educação e psicologia, coordenou o Proyecto Experimental de La Casa del Museo, do Museu Nacional de Antropologia, do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), do México (1974). Durante sete anos trabalhou em bairros populares da Cidade do México, sendo a responsável pela criação do Programa Nacional de Museus Comunitários. Foi diretora de Museologia da Coordenação Nacional de Museus do INAH; é membro fundador do Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM); pertence ao Conselho Internacional de Museus (ICOM) desde 1977, é membro do comitê de Educação e Ação Cultural e do Comitê de Museologia.
Mario de Souza Chagas (RJ)
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Professor do Curso de Museologia da UNIRIO, dirigiu os museus do Homem do Nordeste, Joaquim Nabuco e participou da renovação e criação de diversos espaços museais, tais como o Museu do Estado do Piauí (PI) e Museu da República (RJ). Na atualidade, é diretor do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Francisco José de Lima (PE)
Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). É Tradutor e Intérprete (Escola Americana Instituto Mackenzie-SP, 1983); Licenciado e Bacharel com formação em Psicologia (UNESP-Assis/SP, 1995); PhD em Psicofísica Sensorial (USP-RP/SP, 2001). Atualmente, é Professor Adjunto no Curso de Pedagogia e em Licenciaturas diversas na Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE); Orientador no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CE/UFPE); Membro Internacional do Tactile Research Group (TRG-USA); Coordenador do Centro de Estudos Inclusivos (CEI/UFPE); pesquisador nas áreas de Acessibilidade e das barreiras atitudinais contra as pessoas com deficiência.
Gabriela Aidar (SP)
Graduada em História pela USP, especialista em Estudos de Museus de Arte pelo MAC/USP e em Museologia pelo MAE/USP. Obteve o título de Master
of Arts in Museum Studies pela Universidade de Leicester, na Inglaterra, com revalidação pelo Programa de Mestrado em Museologia da UNIRIO. Desde 2002 é coordenadora do Programa de Inclusão Sociocultural do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
José Cláudio Alves de Oliveira (BA)
Graduado em Museologia e em Comunicação Social, pela Universidade Federal da Bahia, e Historia pela Universidade Católica de Salvador, mestre em Artes Visuais, e doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea. É Professor do Departamento de Museologia e do PPG-Cultura e Sociedade, da UFBA. É coordenador e pesquisador do Projeto Ex-Votos do Brasil; Coordena o Núcleo de Pesquisa dos Ex-Votos, da UFBA, e o Projeto Inclusão social e capacitação digital da comunidade de entorno do santuário de São Lázaro, em Salvador; é bolsista do CNPq e membro do Comitê Local do PIBIC-UFBA, Subcomitê FFCH-UFBA.