|
agosto 12, 2011
Curso de Especialização em Gestão Cultural – Novas questões em Gestão Cultural com Alfons Martinell e Teixeira Coelho no Itaú Cultural, São Paulo
Curso de Especialização em Gestão Cultural – Novas questões em Gestão Cultural
Coordenação: Alfons Martinell e Teixeira Coelho
O Observatório Itaú Cultural e a Cátedra Unesco em Gestão Cultural da Universidade de Girona, na Espanha, oferecem pelo terceiro ano consecutivo o Curso de Especialização em Gestão Cultural. Com foco na inovação e na sustentabilidade por meio da cultura e das políticas culturais o curso é gratuito e será realizado entre setembro de 2011 e agosto de 2012, com módulos presenciais e virtuais.
Inscrições: 15 a 31 de agosto de 2011 com preenchimento de formulário pelo site www.itaucultural.org.br/observatorio
Itaú Cultural
Avenida Paulista 149, São Paulo - SP
11-2168-1776/1777 ou instituto@itaucultural.org.br
www.itaucultural.org.br
Sobre o curso:
Coordenado por Teixeira Coelho, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e curador do Museu de Arte de São Paulo (Masp); e por Alfons Martinell, diretor geral de Relações Culturais e Científicas da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI), o curso é voltado para graduados em ciências humanas e para profissionais com nível superior de qualquer área com experiência em instituições culturais. Além destes dois professores, o corpo docente é formado ainda por professores do Brasil, Espanha e América Latina.
Trata-se de um curso que entende gestão cultural como um conjunto de iniciativas inovadoras e criadoras a serem tomadas para que os destinatários da ação cultural inventem os seus próprios fins culturais. Para isso, combina a formação presencial, com sessões na sede do Itaú Cultural em São Paulo, com a formação à distância, pela internet.
A parte presencial será realizada em cinco módulos, com início em setembro de 2011, durante três dias, seguindo depois com dois dias em dezembro; Em 2012, os módulos ocorrerão durante dois dias em fevereiro, dois em abril e três dias em junho. A virtual será desenvolvida pelos alunos nos intervalos dos encontros presenciais, com a participação de monitores atendendo aos alunos individualmente à distância. São objeto de estudo do curso os seguintes temas: Direitos Culturais, Avaliação de Políticas Culturais, Cultura e Desenvolvimento, A Ideia de Cultura e Gestão Cultural em Contexto de Crise e Questionamento, além dos quais os alunos receberão propostas de debate pela internet.