|
junho 21, 2011
Simpósio – Rumos Arte Cibernética no Itaú Cultural, São Paulo
Simpósio – Rumos Arte Cibernética
Participantes: Daniel Calife, Daniel Ferreira, Daniel Hora, Gabriel Menotti, Jarbas Jacome, Jerônimo Barbosa, João Paulo Schlittler, João Paulo Rolim, Martha Gabriel, Tatiana Travisani, Vitor Miskalo
A carteira Apoio à Pesquisa Acadêmica do programa Rumos Arte Cibernética contempla dissertações ou teses acadêmicas em produção e vinculadas a uma universidade.
A qualidade dos trabalhos motivou a criação de um simpósio especialmente formatado para a divulgação dos mesmos, tanto para o público acadêmico, como para interessados na chamada cultura digital.
O evento tem a participação de todos os pesquisadores das duas últimas edições de Rumos Arte Cibernética (2006 e 2009)
30 de junho a 2 de julho de 2011
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 São Paulo – SP – CEP 01311 000
11-2161-18-76 ou www.itaucultural.org.br
PROGRAMAÇÃO
Propostas para interfaces digitais
30 de junho, 19h
Em termos genéricos, uma interface é um meio físico ou lógico que serve para a adaptação entre dois sistemas. Mas o conceito é amplo. Três pesquisas contempladas em Rumos Arte Cibernética propõem uma abordagem digital para o conceito, que cobre desde ferramentas para VJs e interfaces de voz até o design de interação para TV Digital.
Pesquisas selecionadas:
• Uma Interface Multitoque para Processamento de Som em Tempo Real (Jerônimo Barbosa, 2009)
• Interfaces de Voz em Ambientes Hipermidiáticos (Martha Gabriel, 2006)
• Interfaces Gráficas aplicadas à TV Digital no Brasil (João Paulo Amaral Schlittler, 2009)
Arte colaborativa e criação em rede
1º de julho, 16h
Hoje está em voga o crowdsourcing, modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos para resolver problemas, criar conteúdo e desenvolver novos produtos e serviços. No campo da arte, o conceito se adaptou perfeitamente. Duas pesquisas contempladas em Rumos Arte Cibernética tratam da criação poética em rede e composições colaborativas.
Pesquisas selecionadas:
• Spot Radio: Uma Ferramenta de Composição Musical Colaborativa (João Paulo Cavalcanti Rolim, 2006)
• As Imagens de Cidades Através da Poética Interativa da Criação em Rede (Tatiana Giovannone Travisani, 2009)
A arte hacker e do algoritmo
1º de julho, 19h
Software arte se refere a trabalhos artísticos elaborados com algoritmos, programas de computador elaborados para imprimir um caráter “processual” à obra. Além disso, os chamados hackers hoje se arvoram em verdadeiros artistas, manipulando códigos de navegadores de Internet e videogames. Duas pesquisas de Rumos Arte Cibernética exploram as poéticas dos softwares e as táticas alternativas da arte digital.
Pesquisas selecionadas:
• O Processo criativo e as Poéticas Digitais no Contexto dos Estudos do Software (Daniel Ferreira, 2009)
• Arte e Hackeamento (Daniel de Souza Neves Hora, 2009)
Games e cinema digital: transmutações do audiovisual
2 de julho, 16h
Com o advento das novas tecnologias, o cinema nunca será mais o mesmo. Mas a revolução não se restringe ao aspecto técnico: novas narrativas e gramáticas se proliferam na velocidade das redes. Duas pesquisas de Rumos Arte Cibernética focam as novas linguagens expandidas do cinema e a incorporação da tecnologia da Realidade Aumentada no campo dos videogames.
Pesquisas selecionadas:
• Dinâmicas Espaciais de Consumo Audiovisual (Gabriel Menotti, 2006)
• Robot ARena: uma infra-estrutura para o desenvolvimento de jogos com realidade aumentada espacial (Daniel Calife, 2009)
Sistemas musicais interativos
2 de julho, 19h
Performance e música são dois universos que se combinam perfeitamente. Decididamente, as ontologias performáticas, por serem adaptativas, fundamentam e atestam de forma exemplar a combinação.
Pesquisas: Duas pesquisas de Rumos Arte Cibernética se enveredam por esse caminho, tanto para a saída da composição, com da participação.
• A Performance enquanto Elemento Composicional na Música (Vitor Kisil Miskalo, 2006)
• ViMus: um software livre para aplicações de performances (Jarbas Jacome, 2006)