|
junho 3, 2011
Programa Independente da Escola São Paulo - PIESP, São Paulo
Programa Independente da Escola São Paulo - PIESP
Interlocutores, Artistas e Curadores: Adriano Pedrosa (diretor), Ana Paula Cohen, Carla Zaccagnini, Luisa Duarte, Marcos Moraes, Rodrigo Moura, Ivo Mesquita, Rivane Neuenschwander, Rosângela Rennó e Mauricio Dias.
Líderes de Seminário: Adriano Pedrosa (segundo semestre) e Carla Zaccagnini (primeiro semestre).
O PIESP é um Programa para a formação de artistas e curadores que buscam o desenvolvimento de suas pesquisas, linguagens e projetos em artes visuais.
Um grupo de até 16 artistas e curadores será selecionado para participar do PIESP, com duração de agosto de 2011 a junho de 2012. O objetivo do programa é ampliar as ferramentas críticas e investigativas dos participantes, algo premente num momento de expansão do circuito brasileiro de arte contemporânea, que merece uma revisão de conceitos e críticas ao seu modo de atuação atual. O PIESP oferece uma diversificada abordagem das produções individuais, mediante o diálogo com vários interlocutores e o contato com distintos pontos de vista bem como a possibilidade de conhecer e interagir com trabalhos mais maduros. O programa foi concebido e é dirigido pelo curador Adriano Pedrosa, que concebeu a Bolsa Pampulha, em Belo Horizonte.
A atividade central do PIESP é o seminário crítico semanal, no qual os processos e a produção de cada um dos participantes são apresentados por ele e discutidos com o grupo com a mediação do interlocutor.
O PIESP inclui também palestras e encontros individuais com os interlocutores, um corpo de profissionais formado por artistas, críticos e curadores ativos no circuito de arte contemporânea brasileiro e internacional.
A Edição 2011/2012 do PIESP, Programa Independente da Escola São Paulo, com início em agosto deste ano, conta com o apoio do projeto Prêmio de Artes Escola São Paulo Paulo.
O Prêmio que é patrocinado pela Indra e conta com o apoio do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, irá selecionar 7 artistas para receberem uma bolsa de valor integral para participar do Programa Independente da Escola São Paulo – PIESP.
A banca de jurados que escolherá os sete artistas contemplados com as bolsas será formada pela Direção do Programa e pelos Interlocutores Residentes: Adriano Pedrosa, Marcos Moraes, Ivo Mesquita, Rodrigo Moura, Carla Zaccanini e Luisa Duarte.
Inscrições até 30 de junho 2011
Valor: R$ 400 + 11 parcelas de R$ 400
Material solicitado para inscrição de artistas:
statement ou carta de intenções, portfólio de até 20 imagens ou 20 minutos e currículo com nome, contato, formação e data de nascimento;
Material necessário para inscrição de curadores:
statement ou carta de intenções, seleção de textos (até 10 páginas) e/ou proposta de exposição
Início do programa 16 de agosto de 2011 a junho de 2012, terças e quintas, 19h30 - 22h30
Carga horária total de atividades 138 horas
Envie seu material para avaliação para:
piesp@escolasaopaulo.org
Tomás Toledo, Coordenador de Programação
11-3060-3636
Estrutura do Programa
Seminário crítico
Encontros semanais com todo o grupo de participantes liderado no 1° semestre pela interlocutora Carla Zaccagnini, e no 2° semestre pelo diretor do programa Adriano Pedrosa. O seminário tem a estrutura semelhante a uma critic class comum nos programas de formação de artistas e curadores nos Estados Unidos e na Europa, porém inexistente no Brasil. Critic class, ou “aula crítica”, consiste numa sessão de debate em torno da produção de um dos participantes, onde cada semana um deles apresenta seu trabalho ao resto do grupo que por sua vez o discute em profundidade, questionando suas decisões estéticas, formais e conceituais.
Encontros individuais com interlocutores
Os participantes terão encontros individuais com todos os interlocutores do PIESP para discussão de seu trabalho e de seus projetos. Cada encontro individual dura 45 minutos, nele o artista deverá mostrar seu trabalho e seus projetos, e terá a oportunidade de estabelecer uma interlocução direta com os mais destacados artistas e curadores brasileiros.
Palestras
Como complementação dos seminários e dos encontros individuais, cada um dos interlocutores realiza uma palestra por ano sobre um aspecto de seu trabalho – seja artístico, seja curatorial, seja crítico. As palestras têm duração de 2 horas.