|
maio 20, 2011
Projeto Experiência com Paula Braga, Regina Johas e Ricardo Basbaum, no Itaú Cultural, São Paulo
mistrantes/críticos: Paula Braga, Regina Johas e Ricardo Basbaum
Instituto abre inscrições para receber portfólios de estudantes universitários de Artes Visuais interessados em participar de processo de formação ministrado por críticos, curadores e artistas; até 15 portfólios serão escolhidos. O resultado dessa ação será exibido em uma publicação virtual
Inscrições até 30 de junho de 2011
Itaú Cultural - Núcleo de Educação Cultural
Avenida Paulista, 149 – 4º andar São Paulo – SP – CEP 01311 000
11-2161-18-76 ou www.itaucultural.org.br
Segunda a sexta, 10-18h
A entrega do material pode ser feita pessoalmente ou via correio.
Não serão aceitos portfólios que chegarem ao Itaú Cultural após o encerramento das inscrições. O candidato deve certificar-se junto ao correio sobre as datas de postagem e entrega.
As inscrições para participar do projeto Experiência, promovido pelo Núcleo de Educação Cultural do Itaú Cultural, abrem neste dia 11 de maio e serão encerradas no dia 30 de junho. O evento é dirigido a jovens artistas universitários, estudantes do curso de Artes Visuais de qualquer instituição do país, cursando do 5º ao 8º semestre durante o segundo semestre letivo de 2011. O objetivo é estimular a produção e pesquisa de linguagem nas artes visuais e propiciar um maior entendimento sobre os processos criativos, de produção e do mercado da arte contemporânea, além de criar a oportunidade de interação com artistas, críticos e curadores.
A seleção de no máximo 15 portfólios inscritos será feita por Paula Braga, historiadora, curadora e coordenadora desse projeto, que está em sua segunda edição – a primeira aconteceu em 2010, durante a Ocupação Hélio Oiticica – e pela artista multimídia Regina Johas. Desta vez, no entanto, não está atrelado a nenhuma mostra. O também artista multimídia, Ricardo Basbaum fará, ao lado de Regina, sessões de acompanhamento individual e análise de portfólio dos artistas selecionados durante o período de formação, com duração de quatro meses.
Nesse período, os selecionados participam da ação de formação – de 30 de julho a 12 de novembro (sempre aos sábados) – e são colocados em contato com curadores, críticos, galeristas e artistas convidados. Ao final do processo, é publicada uma revista virtual do projeto Experiência, com edição da jornalista e curadora Thais Rivitti, do Espaço 397, com o resultado dos trabalhos realizados.
Para se inscrever, os interessados devem enviar ao Itaú Cultural um portfólio (veja indicações abaixo), com no mínimo três e no máximo 10 imagens de obras e/ou vídeo no formato DVD, currículo, comprovante de matrícula da Universidade em que está cursando Artes Visuais/ semestre, e carta de interesse. Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 4 de julho pelo site www.itaucultural.org.br
Sobre os críticos:
Paula Braga: Pesquisadora e critica de arte independente. Mestre em história da arte pela University of Illinois at Urbana (Champaign, Estados Unidos,) e doutora em filosofia da arte pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é pós-doutoranda no Instituto de Artes da Universidade de Campinas (Unicamp). Trabalhou em instituições de arte brasileiras e no museu norte-americano Krannert Art Museum. Seus projetos e publicações concentram-se em arte contemporânea brasileira. Organizou o livro Fios Soltos - A Arte de Hélio Oiticica (Perspectiva)
Regina Johas: Pesquisadora e artista multimídia. Mestre e doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA), com especialização em História da Arte pelo Instituto de História da Arte da Universidade de Colônia, Alemanha. Professora Titular na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), no Curso de Artes Plásticas e no Curso de Arquitetura e Urbanismo. Participou da Triennale de Chamalières (França/2006) e da Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira (Portugal/ 2005).
Ricardo Basbaum: Artista multimídia e professor – com atuação em arte contemporânea, critica e teoria da arte. Obteve o título de Master of Arts in Fine Arts no Goldsmith´s College (Universidade de Londres, Inglaterra), e o de mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor do Instituto de Artes da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Participou da 25ª Bienal Internacional de São Paulo (2002), e da exposição Documenta 12 (Kassel, Alemanha, 2007).