|
abril 20, 2011
Curso de Formação de Mediadores da 8ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre - Inscrições
Curso de Formação de Mediadores da 8ª Bienal do Mercosul
"O Curso de Mediadores da 8ª Bienal do Mercosul busca funcionar não somente como um seminário de treinamento para o evento, mas como um curso para compreender a natureza da mediação, além de transmitir ao mediador ferramentas que sejam adequadas para poder responder de forma imaginativa, criativa e flexível ante uma obra, de acordo com o mesmo dinamismo que oferece a arte de hoje”, declara Pablo Helguera, curador pedagógico desta edição.
Durante o curso também está prevista a nova edição do projeto Vivências nas Escolas, que possibilita um contato dos futuros mediadores com escolas da rede municipal de Porto Alegre, parceira desde a 6ª Bienal do Mercosul, e redes de ensino das demais cidades representadas.
Inscrições até 2 de maio de 2011
As inscrições devem ser feitas através do formulário online: www.bienalmercosul.art.br/mediadores.
Público alvo: profissionais com curso superior completo e estudantes universitários que estejam cursando a partir do 4º semestre, em qualquer área de conhecimento
Número de vagas disponíveis: 300 vagas – 250 para aulas presenciais e 50 vagas através de EAD. Essa modalidade permite maior participação de pessoas que vivem no interior do Rio Grande do Sul e em outros estados do Brasil.
Fundação Bienal Mercosul
51-3254-7533 ou contato@bienalmercosul.art.br
www.bienalmercosul.art.br
Divulgação dos selecionados: 17 de maio, através do site www.bienalmercosul.art.br
O curso, com início em 25 de maio e término no início do mês de setembro, terá carga horária total de 108h/aula e acontecerá no auditório do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano (Rua Riachuelo, 1257 – centro – Porto Alegre). Serão disponibilizadas turmas nos turnos da manhã e da noite.
Todas as aulas terão transmissão simultânea e aberta através do site da Bienal, permitindo que, mesmo as pessoas que não tenham interesse em trabalhar como mediadoras durante a 8ª Bienal, possam acompanhar as aulas. Com isso, a Bienal pretende compartilhar conhecimentos com professores, pesquisadores, educadores de museus e instituições culturais e demais interessados.
Seria importante que fossem discutidas nesse curso diferenças entre formação e trabalho não remunerado, estudantes e profissionais, conhecimento em arte (ou em mediação) e qualquer área de conhecimento, importância de fato e importância retórica conferida à mediação na economia das exposições de arte.
Posted by: cayo honorato at abril 26, 2011 10:43 AM