|
fevereiro 17, 2011
A pintura brasileira depois do conceitualismo com Daniela Name no POP, Rio de Janeiro
A pintura brasileira depois do conceitualismo com Daniela Name
Professora: Daniela Name
Após duas décadas marcadas pela arte conceitual, houve no Brasil uma recuperação da pintura pela “Geração 80”, formada por artistas como Beatriz Milhazes, Daniel Senise, Luiz Zerbini, Leonilson, Leda Catunda, Nuno Ramos, Suzana Queiroga, Luiz Pizarro, Cristina Canale e Karim Lambrecht. O curso irá traçar um panorama dessa produção, conhecida por ter amadurecido a ideia de pintura expandida que, afastando-se da execução tradicional, incorporou novos suportes, aprofundando o diálogo com a história, a arquitetura, a publicidade e as linguagens artísticas de rua.
28 de abril; 5, 12 e 19 de maio, quintas-feiras, 19h30-21h30
POP-Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso 103, Jardim Botânico Rio de Janeiro-RJ
21-2286-3299 / 2286-3682
www.polodepensamento.com.br
Valor: R$ 340,00
Programação do curso
28 de abril
Apresentação do curso. Pintura brasileira antes e depois da arte conceitual. As “retomadas” da pintura no mundo: Neoexpressionismo (Alemanha), Transvanguardia (Itália), Clemente/Basquiat (EUA), Geração 80 (Brasil).
5 de maio
Pintura e imagens à deriva: histórias e História. Uma pintura construída sobre escombros. Apropriação e imagens de segunda geração.
12 de maio
Pintura expandida, pintura-objeto. Cor, infláveis, bordados. Relações com os anos 1960 e os movimentos construtivos brasileiros (Concretismo e Neoconcretismo) e a Nova Figuração.
19 de maio
Uma nova geração: pintores nos anos 1990 e 2000. Tatiana Blass, Lucia Laguna, Ana Elisa Egreja, Eduardo Berliner e os artistas formados pela EBA e o Parque Lage.
Sobre a professora
Daniela Name é curadora, crítica de arte, pesquisadora e jornalista, mestranda em História e Crítica da Arte do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Escola de Belas Artes da UFRJ.