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janeiro 26, 2011
Paralelos na Arte Contemporânea Brasileira com Felipe Scovino na Casa do Saber - RJ
Paralelos na Arte Contemporânea Brasileira
O curso realizará um recorte da Arte contemporânea brasileira entre os anos 1970 e a primeira década do século XXI, através de temas que estabelecem diálogos pertinentes entre distintas gerações de artistas, apontando contribuições significativas para o estudo e a experimentação de suportes no campo das artes visuais brasileiras. O curso não fará um percurso temporal histórico, mas permitirá que conexões e diálogos entre artistas sejam concretizadas através das narrativas e suportes de suas pesquisas. Por meio de farta documentação iconográfica (imagens de obras e vídeos), o curso percorrerá a diversidade dos meios utilizados na contemporaneidade como veículo e material de expressão. Fazendo um estudo dos últimos 40 anos, serão analisados trabalhos históricos e recentes de artistas como Cildo Meireles, Artur Barrio e Nelson Félix ao lado de artistas emergentes como Tatiana Blass, Renata Lucas e Felipe Cohen.
Ministrante: Felipe Scovino
2, 9 , 16 de fevereiro e 2 de março, quartas-feiras, 20h
Duração: 4 encontros semanais
Valor: R$ 160,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 200,00
Casa do Saber
Av. Epitácio Pessoa 1.164, Lagoa, Rio de Janeiro - RJ
21-2227-2237 ou inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br
Segunda a sexta, 11-20h
Programação
2 Fev | 1. Experimentações Pictóricas
Nos últimos 40 anos, fomos assombrados pelo tema da morte da pintura, entretanto a arte brasileira foi pródiga em manifestar a pintura como meio de experimentação. Entre as monotipias de Carlos Vergara, a experimentação de Adriana Varejão, e a investigação dos artistas da Casa 7 ou de Luiz Zerbini, tomaremos contato com diálogos pertinentes
9 Fev | 2. Formas de enfrentamento: Arte, política e identidade
Se nos anos 1970, a ditadura era o “tema” de ordem, em maior ou menor grau, para os artistas, nos anos 1990/2000, o processo de globalização provocou o rompimento da associação imediata entre lugar, identidade e cultura.
16 Fev | 3. Em Trânsito
O estado de invenção da arte brasileira passa por confluências, choques e apropriações entre os suportes. Em obras que permitem a ampliação de seus termos “de origem” (pintura, escultura e objeto), tomaremos contato com novas práticas e alargamentos do objeto de arte.
2 Mar | 4. O drama moderno: Solidão, silêncio e invisibilidade
Entendendo que as três categorias são presenças constantes nas recentes produções das artes visuais contemporâneas brasileiras, discutiremos como eles se apresentam e de que forma podem se conectar em uma rede de significados e transbordamento de sentidos.
Felipe Scovino
Felipe Scovino é doutor em artes visuais pela UFRJ com pós-doutorado pela mesma instituição. É professor da Escola de Belas Artes da UFRJ e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Também atua como curador e critico de arte. Foi curador das exposições: "Lygia Clark: Pensamento mudo" (Dan Galeria), "Arquivo contemporâneo" (MAC), "Décio Vieira: investigações geométricas" (Centro Universitário Maria Antonia), "O lugar da linha" (Paço das Artes; Museu de Arte Contemporânea, Niterói), "Entre desejos e utopias" (A Gentil Carioca) e "Luiza Baldan: Sobre umbrais e afins" (Plataforma Revólver, Lisboa). Em 2008 foi curador-adjunto de "Diálogo concreto: design e construtivismo no Brasil" (Caixa Cultural, Rio de Janeiro, e Caixa Cultural, São Paulo) e foi um dos curadores do "Abre-alas 6" (A Gentil Carioca, Rio de Janeiro). É autor dos livros "Arquivo Contemporâneo", "Cildo Meireles", "Coletivos", em parceria com Renato Rezende e "Carlos Zilio" (Museu de Arte Contemporânea de Niterói). Escreveu ensaios sobre arte contemporânea para as revistas nacionais e internacionais. Foi ganhador da bolsa de estímulo à produção crítica (Minc/Funarte) em 2008.