|
janeiro 17, 2011
Oficina de Introdução à História da Arte com Luciane Garcez no Museu Victor Meirelles
Da pré-história ao fim da Idade Média, do Renascimento em busca do conhecimento da história e seus desdobramentos até o século XIX. Da arte impressionista até a Primeira Guerra Mundial. As manifestações artísticas após a Guerra até os dias de hoje, pincelando conceitos que regem o cenário artístico vigente. Estes períodos serão abordados, tendo em vista a arte como processo de criação e expressão de sentidos, como lugar das experiências humanas, ou ainda, o espaço singular ou partilhado por meio do qual o artista se relaciona com o mundo social, político, histórico e cultural que o circunda.
1º, 3, 8 e 10 de fevereiro, terças e quintas-feiras, 19 - 22h - Pré-inscrição até 26 de janeiro de 2011
Museu Victor Meirelles - Sala Multiuso
Rua Victor Meirelles 59 - Centro Florianópolis-SC
48-3222 0692 ou museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
www.museuvictormeirelles.org.br
INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÕES E CURSO
A oficina é gratuita e tem como público-alvo pessoas que desejem realizar uma introdução à história da arte além de estudantes secundaristas e professores. Serão 50 vagas disponibilizadas. O critério de seleção será a análise das respostas enviadas pelo candidato ao questionário que segue abaixo. O processo seletivo e os critérios adotados são de responsabilidade da equipe da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 26 de janeiro de 2011 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 27 de janeiro.
No pedido de inscrição deve constar:
Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?
Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição aceito e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados. Informamos que aqueles que não comparecerem à oficina após terem seus nomes inscritos não poderão frequentar outra oficina do Museu Victor Meirelles ao longo do ano de 2011, salvo justificativa comprovada da ausência.
Programa
1º Encontro - 1º de fevereiro
A Pré-História e suas concepções mágico-religiosas; Manifestações artísticas do Paleolítico e do Neolítico;
Na Antiguidade, Grécia e Egito: Arte, religião e sociedade; O conceito de Idade Média e suas manifestações artísticas; A arte integrada na sociedade como pedagógica e a dimensão mística da imagem; As cruzadas. O nascimento da burguesia.
2º Encontro - 3 de fevereiro
Renascimento. Especificidades de um conceito. Os pré-renascentistas na Itália; Homem e natureza como objeto de investigação. Cientificismo na arte. A perspectiva; O século XV e XVI na Itália. O status social do artista. O pensamento de Leonardo da Vinci; O corpo humano. O Renascimento fora da Itália: França, Flandres, Alemanha, Espanha e Portugal; Maneirismo. A reforma e a contra reforma. O belo, o horroroso, o estranho, a loucura, o enigmático e o gracioso; Barroco. A arte em “êxtase”. O barroco de Flandres. Cultura da classe média holandesa; Rubens e Rembrandt; Rococó. A alegoria como futilidade. Contexto social das primeiras décadas do século XVIII, período pré-revolução Francesa. A vida palaciana: o prazer e o deleite, fuga da realidade.
3º Encontro - 8 de fevereiro
O nascimento das vanguardas e a arte em tempos de guerra: da abertura dos ismos na 2ª metade do século XIX (com o impressionismo) até as gramáticas pictóricas, movimentos e escolas em tempos de Guerra-fria. Impressionismo, Expressionismo, Arte Dada e Duchamp: experimentações.
4º Encontro - 10 de fevereiro
Arte entre guerras. A arte além das vanguardas: gramáticas pictóricas, movimentos e escolas após a segunda metade do século XX. Arte contemporânea: visões sobre o contexto da arte hoje.
Professor: Luciane Garcez
Professora do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestre em Teoria e História da arte, bolsista Capes, atuando principalmente nos seguintes temas: artes plásticas, história da arte, Possui uma produção plástica em cerâmica. É doutoranda no Laboratoire d'Études en Sciences de l'Art (Université de Provence, França, com a co-tutela da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação do professor Roberto Conduru.