|
janeiro 12, 2011
O Poder da Cultura com Leonardo Brant no The Hub São Paulo
O mapa do poder da gestão cultural. O curso facilita a interação entre as diversas experiências e o desenvolvimento de uma rede de agentes preparados e dispostos a pensar e atuar com base em novas possibilidades, mais complexas, lúcidas, livres e condizentes com a real situação do humano em seu ambiente cultural. Com o objetivo de apresentar novos paradigmas conceituais relacionados às políticas culturais, identificar e fomentar um ambiente democrático de discussão e construção dessas políticas, explorar os cenários nacional e internacional e propor aplicabilidade a esse arsenal de conhecimento ao mercado,
28 Janeiro e 29 Janeiro de 2011, sexta-feira e sábado, 9-12h; 14-7h (12 horas aula)
The Hub São Paulo
Rua Bela Cintra 409, São Paulo - SP
11-2389-5708 ou atendimento@redecemec.com
Realização: Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura – CEMEC
Valor: R$ 580,00
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Ementa
O Poder da Cultura habilita profissionais a:
- pensar novas agendas políticas e oportunidades de mercado para lidar com os desafios do mundo contemporâneo.
- desvendar a cultura como ponto de partida, como meio de construção de uma economia sustentável e como eixo central dos novos paradigmas de desenvolvimento.
- articular setores governamentais, sociedade e mercado para atuarem em torno dessas potencialidades.
Professor: Leonardo Brant
Pesquisador de políticas culturais, editor do site Cultura e Mercado, autor do livro O Poder da Cultura e diretor do documentário Ctrl-V::VideoControl. Coordenador dos cursos Captação de Recursos, Mercado Cultural e Políticas Culturais pelo Centro de Estudos em Mídia, Entretenimento e Cultura - CEMEC.
Programa
28 de janeiro, sexta-feira, 9-12h
Módulo 1 – Cultura é poder
1. Cultura: chave-mestra da sociedade
2. Política Cultural: teoria e prática
3. Cidadania Cultural
4. O Estado e a organização da cultura
28 de janeiro, sexta-feira, 14-17hp
Módulo 2 – O poder do mercado
1. A (de)formação do mercado cultural brasileiro
2. O Estado e o mercado
3. Indústrias culturais na era global
4. Negócios culturais sustentáveis
29 de janeiro, sábado, 9-12h
Módulo 3 – O poder do mecenato
1. História do Mecenato
2. Marketing Cultural
3. Cultura e Cidadania Corporativa
4. Investimento Cultural Privado
29 de janeiro, sábado, 14-17h
Módulo 4 – O poder das redes
1. Cultura política
2. Redes culturais
3. Diversidade cultural
4. Cultura da Convergência