|
janeiro 11, 2011
Instituto Sergio Motta na Campus Party 2011 no Centro de Exposições Imigrantes
Curadoria de Renata Motta e Giselle Beiguelman.
Palestrantes e oficineiros: Bia Granja (SP), Carla M. de Bona (SP), Daniel Varga aka VJ Varga (SP), Daniela Bousso (SP), Edu Agni (SP), Fabiano Meneghetti, Felipe Fonseca (SP), Fred Paulino (BH) , Guilherme Kujawski (SP), Guilherme Maranhão (SP), João Ciaco (SP) , Lucas Mafra (BH), Paloma Oliveira (SP), Raphael Vasconcellos (SP), Ricardo Brazileiro (PE), Ricardo Cutz (RJ), Rodrigo Savazoni (SP), Rodrigo Teco (SP), Sandro Roberto Fetter (RS)
18 de janeiro a 22 de janeiro de 2011
Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo-SP
O Instituto Sergio Motta (ISM) acaba de fechar a programação da Área de Design, Foto e Vídeo da Campus Party 2011. É a primeira vez que o Instituto assume a curadoria da área, que está inserida na Zona de Criatividade do evento. A programação prevê a cobertura de todo o evento, a partir da Documentação Colaborativa organizada pela Cia. de Foto (
As responsáveis pela curadoria, Renata Motta, diretora do Instituto, e Giselle Beiguelman, diretora artística, vão investir no uso criativo e colaborativo dos meios e dispositivos tecnológicos, buscando, assim, ampliar a utilização das ferramentas de criação digital. “Cada vez mais temos visto pessoas produzindo vídeos, fotografias e design usando as novas tecnologias. O uso de câmeras em celulares, softwares de edição e ferramentas de desenho se popularizou e está ao alcance de todos, amadores e profissionais. Por isso, quisemos aprofundar essa discussão, trazendo principalmente um olhar para o futuro”, analisa Giselle Beiguelman. A ideia é, portanto, interagir com o público do evento, gerando conhecimento aplicado e não apenas teórico.
Antes mesmo do início da Campus Party, no dia 17 de janeiro, os campuseiros já podem interagir e participar de discussões sobre design, fotos e vídeo. Para isso, o Instituto disponibilizou um blog com conteúdo exclusivo dedicado ao evento, um grupo no Facebook, um álbum CP Brasil 2011 no Flickr que já está sendo atualizado com imagens e, em breve, vídeos na playlist CP Brasil 2011 no You Tube com material referente à Campus Party.
Para a Documentação Colaborativa, com a Cia de Foto, já estão abertas inscrições que recrutarão seis voluntários. Os candidatos precisam ser estudantes com mais de 18 anos e ter tempo integral disponível nos dias do evento. As inscrições para a Campus Party já estão encerradas, os campuseiros escolhem nos dias do evento as oficinas e áreas que mais lhes interessam.
Segue a programação abaixo das oficinas:
Oficina: Documentação Colaborativa em Foto e Vídeo
18 de janeiro, 09h30 - 11h30
20 de janeiro, 20:15 - 22h
Mesa Redonda: Labs e centros de fomento à cultura digital
com Daniela Bousso (SP), Felipe Fonseca (SP) e Guilherme Kujawski (SP)
18 de janeiro,14h15 -15h15 horas
Mesa Redonda: Redes Culturais
com Bia Granja (SP), Rodrigo Savazoni (SP) e mediação de Renata Motta (SP)
19 de janeiro, 10h45-11h45
Palestra: Social Interface Design
com Edu Agni (SP)
21 de janeiro, 11h45- 12h45
Saiba tudo aquilo que vai além da usabilidade dentro do design de interfaces, e que possibilita, de fato, a interação entre pessoas nos ambientes virtuais.
Palestra: Consumidores designers
com João Ciaco (SP) e Raphael Vasconcellos (SP)
19 de janeiro, 9h30 -10h30
Palestra: Uso do GPS para fazer música
com Ricardo Cutz (RJ)
18 de janeiro, 20h15 - 21h15
Converter informações de GPS em MIDI criando performances, vídeos e até um demo de ‘pervasive game’ jogando futebol em uma área pública e usando o GPS para criar uma trilha sonora ao vivo.
Oficina: Crie seu tipo
com Sandro Roberto Fetter (RS)
20 de janeiro, 9:30-11h30
Uma introdução ao processo da criação de fontes digitais personalizadas. Serão apresentadas: diferentes formas de desenhar os caracteres que constituem uma fonte tipográfica digital, o processo construtivo de uma fonte baseada na escrita pessoal e as tecnologias e softwares envolvidos no processo.
Oficina: Desbravando Fireworks, CSS3 e HTML5
com Fabiano Meneghetti
21 de janeiro,14h15 - 16h15
Iremos criar um site de única página utilizando os principais recursos do Adobe Fireworks e então desenvolver o html deste site explorando os novos conceitos de CSS3 e Html5.
Oficina: Desconstrução de templates
com Carla M. de Bona
22 de janeiro,14h15 - 16:00
Se considerarmos a internet uma cidade, os lay-outs dos sites seriam as fachadas de prédios. Templates padrão são usados por milhares, mas será que o conteúdo do seu blog não merece algo mais destacado, singular e original? Esta oficina mostra na prática como desconstruir templates e skins para ter finalmente um site que é a sua cara.
Oficina: CSS3: Seu desenho vai virar código, e agora?
com Edu Agni (SP)
21 de janeiro, 9h30 - 11h30
Que dificuldades surgem na hora de transformar o seu layout em uma página da web? O que um designer precisa saber de CSS antes de iniciar o projeto de um layout? Quais os novos recursos que o CSS3 oferece e os ganhos visuais na hora de projetar layouts para essa linguagem?
Oficina: Gambiologia – geek toy art
com Fred Paulino (BH) e Lucas Mafra (BH)
18 de janeiro,15h30 -18h30
Tecnologia não é bits e bites. Convidamos os campuseiros a des/cons/truir hardware e outros objetos, dando um upgrade visual com LED’s, adesivos e outras interferências. A criação de artefatos gambiológicos reflete a espontaneidade do cotidiano das metrópoles e propõe uma reflexão sobre a perecibilidade, deteorabilidade e reinvenção da tecnologia.
Oficina: Faça sua emissora de TV a partir de um vídeo cassete
com Daniel Varga aka VJ Varga (SP)
20 de janeiro, 14h15- 17h
A oficina tem como objetivo demonstrar o que é necessário para criar uma emissora de tv e como você pode cria-la a partir de um video cassete.
Oficina: Videomapping
com Paloma Oliveira (SP)
19 de janeiro,14h15 - 16h30
Oficina de desenvolvimento de vídeo-mapeamento onde serão abordadas e experimentadas linguagens, materiais e softwares para a prática desta técnica que pinta superfícies com luz.
Oficina: Ruídos da fotografia
com Guilherme Maranhão (SP)
19 de janeiro, 20h15 - 22h
A fotografia é um processo de geração de imagem que muitas vezes deseja se colocar no lugar do próprio objeto fotografado, anulando-se. A oficina pretende trabalhar com os ruídos, interferências e acasos que fazem parte do processo fotográfico, demonstrando possibilidades técnicas como quimeograma, escaneamento e clichê verve.
Oficina: Introdução à programação em Pure Data
com Ricardo Brazileiro (PE)
22.de janeiro, 9h30 -11h30 horas
O Pure Data é um ambiente de desenvolvimento multimídia que possibilita programadores, artistas, músicos, pesquisadores e usuários finais a construírem interfaces interativas em tempo real. Por se tratar de um software livre, o PD possui uma biblioteca bastante rica e uma vasta comunidade de programadores e artistas que utilizam o software para desenvolverem projetos em arte digital, música, cinema, jogos, Internet, instalações e ambientes interativos. A oficina “Introdução à Programação em Pure Data” será uma oportunidade de realizar experiências de construção de pequenas composições interativas em tempo-real que garantem uma base mínima para o participante continuar as pesquisas e produções.
VJ na campus/ Mixando personas
com Daniel Varga aka VJ Varga (SP)
20 de janeiro, 17h15 -18h45
A performance audio visual “Mixando personas” é uma performance efémera de videoarte onde os streams dos campuseiros serão descontruídos para reconstrução de novas imagens.
Sobre o Instituto
O Instituto Sergio Motta (ISM) é uma organização social sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo debater desafios do desenvolvimento brasileiro. Dedica-se a estimular políticas e mecanismos de inclusão social e promoção da cidadania, a partir do viés da inovação tecnológica, além de apoiar manifestações de cultura e arte nos vários formatos e suportes. Neste ano, o ISM comemora 10 anos de atividades.
Entre as ações promovidas pelo Instituto estão festivais online HTTPs, como o HTTPpix e o HTTPvideo, debates e exposições sobre a arte digital, o Festival Conexões Tecnológicas voltado a jovens universitários, além do projeto E-lixo Maps, que mapeia os postos de coleta de lixo eletrônico em São Paulo, e o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia. Este último, criado em 2000, é um prêmio bienal que reconhece criações artísticas em mídias eletrônicas e digitais e já recebeu 2.500 inscrições, distribuiu 23 bolsas-fomento para projetos inéditos e premiou 57 criadores.