|
novembro 8, 2010
Workshop Edição de Séries e Processo Criativo com Gui Mohallem no Espaço f/508, Brasilia
O Workshop Edição de Séries e Processo Criativo traz para o centro da discussão o processo de criação, o discurso imagético e noções estéticas e de estilo. O WS oferece aos participantes a oportunidade de exercitar, individual e coletivamente, diferentes caminhos de edição aplicáveis aos seus próprios trabalhos e dos outros, visando à organização de portfólios ou outros formatos de apresentação de trabalhos conceitualmente estruturados.
Com Gui Mohallem
3 e 4 de dezembro, Sexta-feira, 18h30-22h30, Sábado, 14-19h
Carga horária: 9h/aula
R$ 380,00
Público-alvo: Fotógrafos, profissionais ou amadores, que invistam em um trabalho autoral e no desenvolvimento de séries fotográficas.
Espaço f/508 de Fotografia
SCLN 413 Bl D sala 113, Asa Norte, Brasília - DF
61-3347 3985 / 8414 8926 ou fotoclubef508@gmail.com
www.fotoclubef508.com
Segunda a sexta, 14-20h
Vagas limitadas
Cronograma
03/12 (sexta-feira), 18h30-22h30
A partir da apresentação de trabalhos de renomados fotógrafos, como Alec Soth, Nan Goldin e Alessandra Sanguinetti, será realizado um bate-papo acerca dos tipos de associações feitas pelos autores em suas séries e de como se dá o processo de amadurecimento das mesmas.
Prática: Edição individual e coletiva de material fornecido pelo professor, visando à organização deste material em séries. Com intuito de capacitar os alunos para a análise de imagens e o estabelecimento de ligações entre elas, o exercício induz os participantes a buscarem os significados que surgem a partir das conexões entre imagens individuais ou constituintes de séries fotográficas.
.04/12 (sábado) – Manhã
Período livre para que os alunos providenciem a impressão de suas imagens. Os participantes devem fazer uma pré-seleção de seu material e levá-lo para a aula, impresso*, em tamanho 10x15 ou 13x18.
*Em função do manuseio, é aconselhável que as cópias fotográficas sejam feitas em mini lab.
.04/12 (sábado), 14-19h
“Estética - encontrando a própria técnica”
gUi Mohallem mostrará parte do seu trabalho e falará sobre as séries já abandonadas, as primeiras tentativas de seriação, os fracassos e os últimos projetos. O artista utilizará sua própria experiência para dar exemplos concretos de como o processo de seriação do trabalho é um contínuo aprendizado, que está intimamente relacionado ao domínio da leitura de imagens, à interpretação do universo simbólico imagético, e a um profundo conhecimento de si mesmo e das questões que perpassam e estimulam o processo criativo de cada artista.
Prática: Com olhar imparcial e objetivo, cada participante deverá realizar o processo de seriação do trabalho de outro. Ao final do exercício, será feita uma avaliação de cada edição proposta, confrontando a opinião do autor das imagens, do professor e dos demais participantes.
Sobre Gui Mohallem
Mineiro de Itajubá, formou-se em Cinema e Vídeo pela ECA-USP em 2003, especializando-se em cinematografia. Participou de projetos de fotografia e educação na França e na Austrália, onde realizou estudos de aperfeiçoamento e ministrou workshops. Durante mais de 3 anos foi educador e colaborador pedagógico de projetos sociais de cinema e educação, tais como Instituto Criar de TV e Cinema e as Oficinas Cine Tela Brasil. Em meados de 2007, passou a se dedicar exclusivamente ao seu trabalho como fotógrafo. Desde então, expôs em Minas Gerais, São Paulo, Paraty (RJ) e Nova York (EUA). Em abril de 2010, juntamente com os fotógrafos Breno Rotatori e Felipe Russo, inaugurou o Projeto Incubadora, em que séries em andamento dos três fotógrafos são discutidas entre eles e um grupo de metacriadores, sob orientação de Ronaldo Entler. Atualmente, além de ministrar workshops, fotografa para periódicos e empresas como Folha de São Paulo e editora Abril (Revista Bravo!) e é representado no Brasil pela Galeria de Babel.