|
setembro 22, 2010
Curso de Especialização em Gestão Cultural no Itaú Cultural, São Paulo
O Observatório Itaú Cultural e a Cátedra Unesco em Gestão Cultural da Universidade de Girona, na Espanha, oferecem pelo segundo ano consecutivo o Curso de Especialização em Gestão Cultural. Abordando temas como a cultura contemporânea, seus conceitos e tendências, assim como as opções internacionais da política cultural, o curso é gratuito e será realizado entre novembro de 2010 e junho de 2011, com módulos presenciais e virtuais. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, com o preenchimento de formulário online disponível no site do Itaú Cultural, no link www.itaucultural.org.br/programacao.
Coordenação de Teixeira Coelho
Inscrições até 30 de setembro de 2010
Gratuito
Itaú Cultural
Avenida Paulista 149, Jardim Paulista, São Paulo - SP
11-2168-1776/1777 ou instituto@itaucultural.org.br
www.itaucultural.org.br
Coordenado por Teixeira Coelho, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e curador do Museu de Arte de São Paulo (Masp), e por Alfons Martinell, diretor da Cátedra Unesco em Gestão Cultural e professor titular da Universidade de Girona, o curso é voltado para graduados em ciências humanas e para profissionais com nível superior de qualquer área com experiência em instituições culturais. Além destes dois professores, o corpo docente é formado ainda por professores do Brasil, Espanha e América Latina.
Trata-se de um curso de alto nível, que entende gestão cultural como um conjunto de iniciativas inovadoras e criadoras a serem tomadas para que os destinatários da ação cultural inventem os seus próprios fins culturais. Para isso, combinará a formação presencial, com sessões na sede do Itaú Cultural em São Paulo, com a formação à distância, pela internet.
O objetivo é orientar a gestão da cultura no contexto da sociedade contemporânea, com ênfase nos temas do conhecimento, da inovação e da sustentabilidade da cultura e por meio dela e das políticas culturais. Esses eixos serão tratados pedagogicamente conforme três princípios: a identificação dos problemas centrais dos temas abordados, a discussão das práticas correspondentes e a reflexão sobre os princípios de conhecimento gerados para os estudos de política e gestão cultural, bem como para o conhecimento da sociedade em geral quando entendida na perspectiva da cultura.
A Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), apoia o curso que terá certificado de conclusão expedido pela Universidade de Girona. Para realizar a inscrição, é preciso preencher a ficha online, disponível no site do Itaú Cultural e enviar por correio uma versão impressa do currículo, além de carta de intenção de duas laudas, explicando a motivação para fazer o curso. O destinatário deve ser: Observatório Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, 9º andar, CEP: 01311-000). O período de seleção vai de 01 a 20/10.
Primeira turma
Em 2009, o Curso de Especialização em Gestão Cultural atraiu um grande número de interessados, recebendo 2.752 inscrições de todo o Brasil, para 35 vagas - em uma proporção de cerca de 80 pessoas concorrendo por uma vaga. A relação candidato-vaga alcançada no ano passado, é muito superior à de outros cursos gratuitos, como medicina na Universidade de São Paulo (34,97 para uma), ou publicidade e propaganda também na USP (40,61 para uma).
Os inscritos passaram por uma seleção, a qual formou, por fim, uma turma com alunos provenientes das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O curso aconteceu de setembro de 2009 a junho de 2010.
Observatório Itaú Cultural
Espaço de pesquisa dos fenômenos relacionados à gestão cultural, o Observatório Itaú Cultural foi criado em 2006 para discutir publicamente as interações entre cultura, artes, economia e sociedade. A proposta central é incentivar o diálogo constante com pesquisadores, universidades, instituições governamentais na área de produção de dados estatísticos, organizações supranacionais e centros de pesquisa no campo das políticas públicas de cultura.