|
setembro 1, 2010
Oficina-laboratório Cartografia do Sensível: Poéticas de Corpos em Ação com Marcus Vinícius no CFAV, Recife
A Oficina-Laboratório tem como objetivo ampliar as discurssões sobre arte contemporânea através da apresentação do arquivo fotográfico e audiovisual da pesquisa "Cartografia do Sensível: Poéticas de Corpos em Ação. Tal pesquisa tem como fio condutor o sensível e nos mostra conceitos da delicadeza, leveza e sutileza, que podem fazer sentido em contrapartida a tantos problemas cotidianos como a violência, a pobreza e a crueldade.
Professor: Marcus Vinícius
13 de setembro a 18 de setembro de 2010
Centro de Formação em Artes Visuais - CFAV Recife
Pátio de São Pedro, casa 11, São José - Recife-PE
81-3355.3152/3153
cfav.recife@gmail.com
Inscrições gratuitas até 07de setembro de 2010
A proposta é mostrar, reunir, inventar e discutir diversos tipos de produções artísticas - perceptivas e discursivas - que expressem as diferentes sensibilidades do artista, do lugar, do habitat, da paisagem, da comunidade, etc, e dialogar com a produção artística local de forma mais ampla, questionando de que maneira ela se relaciona com os feitos e com o espírito do tempo em que vive e atua no espaço urbano/público/coletivo.
Pretende-se estimular aos participantes a produção de novos projetos e serão mostrados produções atuais de artistas de diversos continentes.
A finalidade geral do programa da oficina-laboratório é colaborar na ação que, se institui prioritária para as artes do nosso tempo: A prática da sensibilidade num mundo afetado pela sua falta.
Sobre Marcus Vinícius
Nasceu, vive e trabalha em Vitória do Espírito Santo, Brasil. É artista, pesquisador e curador independente. Licenciado em Artes Visuais (Performance) na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é doutorando em Arte Contemporânea Latino-americana na Universidad Nacional de La Plata (UNLP). Realiza projetos de intercâmbio, produção e pesquisa em arte contemporânea e desde 2007 se dedica ao estudo da performance e da action art. Coordena o LAP! _ Laboratório de Ação e Performance. Publica regularmente ensaios em publicações nacionais e internacionais especializadas em arte contemporânea como a revista Escáner Cultural (Chile) e a Tatuí (Brasil), além de ministrar palestras e workshops no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Espanha. Em suas performances e intervenções urbanas, estendendo também ao vídeo e a fotografia, o foco é o seu próprio corpo como território para a experimentação, explorando o tempo, a contingência e a instabilidade, testando os limites que ele e o público podem suportar. Sua obra tem sido apresentada em museus, galerias, projetos, encontros e festivais no Brasil, Reino Unido, Argentina, Colômbia, México, Bolívia, Estados Unidos, Polônia, Portugal, Espanha, Itália, Rússia e Finlândia. Em 2009 foi selecionado para a bolsa para jovens artistas do ECuNHi - Espacio Cultural Nuestros Hijos, da Fundación Madres de Plaza de Mayo, e FNA - Fondo Nacional de las Artes, na Argentina. Neste ano, é curador convidado do Festival Internacional de Arte Acción ZONADEARTEACCIÓN '10, em Buenos Aires, Argentina; e em 2011 será o curador convidado do ANYMOUS PERFORMANCE FESTIVAL XII., em Plze?, República Tcheca. + info: www.marcusvinicius.tk