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agosto 27, 2010
Curso de fotografia com Denise Gadelha na SP-Arte/Foto, São Paulo
A maior feira de fotografia do país, a SP-Arte/Foto, a ser realizada entre 9 e 12 de setembro, no Shopping Iguatemi, inova este ano: promoverá, gratuitamente, um Ciclo de Palestras sob a coordenação da pesquisadora e fotógrafa, Denise Gadelha.
Serão três encontros, de quinta (09) a sábado (11), às 14h. O curso é destinado aos interessados e amantes dessa arte e traça um panorama da fotografia contemporânea nacional e internacional, sua história, vertentes e ícones. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo email cultural@sp-arte.com ou no site www.sp-arte.com/foto/.
Coordenação de Denise Gadelha
9 a 11 de setembro de 2010, 14h
SP-Arte/Foto
Espaço Iguatemi
Av. Brigadeiro Faria Lima 2232 / 9º andar, São Paulo - SP
cultural@sp-arte
www.sp-arte.com/foto
Realização: SP Arte Eventos Culturais Ltda
Patrocínio: Oi e Shopping Iguatemi
Programação:
9 de setembro, quinta-feira, 14h
Encontro I:
A fotografia e o espírito contestador pós-moderno
A discussão terá como ponto de partida o momento de “descategorização” do objeto artístico, ocorrido na passagem das décadas de 1960 a 1970, no qual a tensão entre permanência e efemeridade produziu outros formatos de apresentação da obra. Abordaremos a exposição do documento como acontecimento artístico dando corpo às práticas conceituais, performance e Land Art, bem como conferindo status de ready-made à fotografia.
10 de setembro, sexta-feira, 14h
Encontro II:
A fotografia entre o documento e a ficção
De um lado temos a frontalidade e objetividade da “fotografia quieta” que encontramos nas imagens associadas à New Topographics, à Escola de Dusseldorf e à exposição organizada pela Tate Modern, Cruel and Tender. Do outro lado temos a “imagem construída”, happenings osquestrados para a câmera, tableau ou staged photography, ou ainda, como diria Coleman: o método dirigido. No entanto, Soulages acrescenta: do realismo ao irrealismo, da fotografia como reprodução à fotografia como criação, a ficção se mostra como ferramenta da razão.
11 de setembro, sábado, 12h
Encontro III
A representação que se constitui enquanto objeto
A fotografia contemporânea tem se dirigido à pintura, no que diz respeito à escala e seu modo de apresentação no espaço expositivo. No entanto, o legado da dissolução da própria noção de meio nos traz obras que não se reduzem à definição em uma categoria técnica específica. Jeff Wall se refere a existência de um continuum imagético em suas obras, no qual se fundem em uma mesma imagem conhecimentos da fotografia, é claro, mas também do cinema e da pintura, ainda que materializados sob a forma de objeto fotográfico. Chevrier propõe o termo “imagem-quadro” ao referir-se a imagens que conduzem à ambivalência da percepção de uma representação que é um objeto.