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agosto 27, 2010
Estudos curatoriais: perspectivas críticas e experimentais na Faculdade Santa Marcelina, São Paulo
Como forma de introdução as diferentes facetas que configuram o processo curatorial (artista, instituição, expografia, educativo, publicação etc), o curso ESTUDOS CURATORIAIS: PERSPECTIVAS CRÍTICAS E EXPERIMENTAIS tem como objetivo fornecer um panorama ao mesmo tempo conciso e diversificado de algumas experiências singulares na história da curadoria feita no Brasil.
O interessado poderá acompanhar o trabalho de investigação que precede a articulação de obras e artistas no processo de reflexão curatorial, servindo de esclarecimento e estímulo àqueles que pretendem seguir uma formação em Curadoria.
O curso pretende despertar o interesse de estudantes em campos das ciências humanas cada vez mais propícios para um alargamento da visão artística, tais como Antropologia urbana, Arquitetura, Geografia e História Política, Filosofia e Psicanálise, Ciências da Comunicação e Sociologia entre outras.
Professores responsáveis: Prof. Dr. Ricardo Basbaum, Profa. Dra. Lisette Lagnado, Profa. Dra. Christine Mello, Prof. Dr. Marcos Moraes
Coordenação: Profa. Dra. Mirtes Marins de Oliveira
13, 14, 27 e 28 de setembro; 04, 05, 18 e 19 de outubro de 2010, segundas e terças, 19-21h30
Publico alvo: Artistas; estudantes universitários, com titulação ou não. Podem participar interessados e profissionais diretamente ligados à área de história da arte e envolvidos em montagem, produção executiva ou ação educativa.
Faculdade Santa Marcelina
Rua Dr. Emílio Ribas 89, Perdizes, São Paulo - SP
11-3824-5800, ramal 808
www.fasm.edu.br
Informações: 11-3824-5808 (com Marina)
Leia programação completa:
Cronograma, conteúdos e professores responsáveis:
13 e 14 de setembro (segunda e terça-feira) – Curadoria e processo educacional
Professor responsável: Dr. Marcos Moraes
19h às 21h30
Qual seria a formação desejada na área da atividade curatorial? Em que medida ela pode ser pensada como um “campo expandido” no processo educacional contemporâneo? Os encontros vão debater exposições relevantes e apontar seu papel no processo de difusão das práticas artísticas. O ambiente estudado parte das transformações culturais e correntes artísticas, a partir da segunda metade do século XIX: Exposições Universais e Feiras Mundiais como ponto de partida.
Estudo de caso: Grupo de Estudos de Curadoria, do Museu Arte Moderna - SP.
27 e 28 de setembro (segunda e terça-feira) – Urgência de contemporaneidade: a curadoria e a “descoberta de novos talentos”
Professor responsável: Dra. Lisette Lagnado
19h às 21h30
Por que há tantos programas de incentivos a “jovens” artistas – não somente visuais, mas músicos, escritores, documentaristas etc.? Por que esse interesse numa produção que, freqüentemente ainda carece de autocrítica? Não se pode alegar uma falta de visibilidade, quando se valoriza cada vez mais a necessidade de ser contemporâneo. Portanto, qual o sentido de acelerar a emergência da “arte emergente”?
Esse módulo propõe a reflexão crítica e comparativa entre diferentes projetos implantados na cena artística brasileira dos anos 1980 até hoje, cujo compromisso esteve voltado para a “descoberta” de “novos” “talentos”, procurando esclarecer as demandas que correspondem a esse tipo de ação cultural.
Estudos de caso: Antártica Artes com a Folha, Rumos Itaú, Bolsa Pampulha, entre outros.
04 e 05 de outubro (segunda e terça-feira)– Curadoria em novas mídias – aspectos relevantes: conflitos e expansões
Professor responsável: Dra. Christine Mello
19h às 21h30
Quais as premissas da prática curatorial em novas mídias? Quais os processos de recontextualização que a obra online sofre no espaço físico dos museus? Como explorar a conexão entre o espaço físico e o virtual? O módulo vai apresentar a prática curatorial em novas mídias, que se caracteriza por incorporar obras em constante fluxo informacional que invocam a participação do público.
Neste módulo, osparticipantes desenvolverão um breve exercício de curadoria online.
Estudos de caso: Experiências vivenciadas tanto em redes de comunicação digital quanto em Bienais de arte, museus e galerias.
18 e 19 de outubro (segunda e terça-feira) – O artista como curador, o curador como artista: aproximações entre poética, crítica e história
Professor responsável: Dr. Ricardo Basbaum
19h às 21h30
Em que medida uma exposição pode ser pensada como ‘obra de arte’ e o curador como ‘autor’ ou, ao mesmo tempo, um trabalho de arte se configura como ‘evento curatorial’? Qual o papel dos espaços independentes e coletivos de artistas enquanto agentes curatoriais? O módulo propõe a pensar as relações e limites entre curadoria e ação artística, investigando não apenas o ‘artista como curador’ mas também o ‘curador como artista’. As relações entre práticas curatoriais, procedimentos museográficos e linguagens contemporâneas, como instalação, intervenção ou performance, indicam aproximações entre a construção da exposição e a construção da ação artística.
Estudos de caso: eventos com perfis variados, desde Bienal de São Paulo, Panorama da Arte Brasileira e Documenta. Experiências coletivas de artistas, tendo como eixo de discussão as convergências entre construção poética, intervenção crítica e ação histórica.
O curso poderá ser freqüentado por módulos (um ou mais) ou integralmente.