|
agosto 17, 2010
Contextualizando a Arte Contemporânea com Leda Catunda na Escola São Paulo
O curso aborda questões pertinentes à produção de arte contemporânea, e o modo pelo qual a atitude contemporânea se relaciona com o período moderno. Paralelamente, serão debatidas as produções dos participantes – que trarão seus próprios trabalhos, ou registro fotográfico dos mesmos. Serão propostos, ainda, exercícios práticos visando aquecer a discussão sobre parâmetros, limites e o alcance poético, na produção contemporânea.
15 de setembro a 17 de novembro de 2010, quartas-feiras, 19h30-22h30
10 aulas | 30 horas
Preço: R$ 1.320,00 em até 4X
Escola São Paulo
Rua Augusta 2239, São Paulo - SP
11-3060-3636
www.escolasaopaulo.org
Nível: avançado
Público Alvo: É voltado para estudandes, artistas, e interessados em artes visuais.
Pré-Requisito: Estar familiarizado com arte.
PLANO DE AULA
Aula - 15/09
- aula inaugural - Características da contemporaneidade
- objetivos do curso
- apresentação da bibliografia
- propor leitura do texto "A Pintura modernista" de Clement Greenberg
- distribuição de datas para apresentação das produções dos participantes.
Aula 2 - 22/09
- discussão do texto "A Pintura modernista" de Clement Greenberg
- apresentação dos trabalhos de 2 alunos
- propor leitura do texto "Olimpia" T.J. Clark
Aula 3 - 29/09
- discussão do texto "Olimpia" T.J. Clark
- apresentação dos trabalhos de 2 alunos
- propor leitura do texto “Conceito de impressionismo” Meyer Schapiro
Aula 4 - 06/10
- discussão do texto de "Conceito de Impressionismo" Meyer Shaphiro
- apresentação dos trabalhos de 2 alunos
- propor leitura do texto “Outros Critérios" de Leo Steinberg
Aula 5 - 13/10
- discussão do texto “Outros Critérios" de Leo Steinberg
- apresentação dos trabalhos de 2 alunos
- propor leitura do texto "Arte como Arte” e “Escritos” Ad Reinhard
Aula 6 - 20/10
- discussão do texto "Arte como Arte” e “Escritos” Ad Reinhard
- apresentação dos trabalhos de 2 alunos
- propor leitura do texto "Grades”
Aula 7 - 27/10
- discussão do texto "Grades”
- apresentação dos trabalhos de 2 alunos
- propor leitura do texto ”A tarefa do Luto” Yve Allan Bois
Aula 8 - 03/11
- discussão do texto ”A tarefa do Luto” Yve Allan Bois
- proposição de 1 exercício prático
- apresentação dos trabalhos de 2 alunos
- propor leitura do texto “O moderno e o contemporâneo” Ronaldo Brito
Aula 09 - 20/11
- discussão do texto “O moderno e o contemporâneo” Ronaldo Brito
- discussão sobre os resultados do exercício prático
- propor leitura do texto
Aula 10 - 17/11 – última aula, conclusão
- apresentação dos trabalhos dos alunos que desejem mostrar resultados recentes