|
agosto 9, 2010
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – Mestrado Ecco/UFMT, Mato Grosso
Ministério da Educação - Fundação Universidade Federal de Mato Grosso
Instituto de Linguagens
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – Mestrado Ecco/UFMT
Edital de Abertura de Inscrições / Seleção 2011
Inscrições: 13 a 22 de outubro de 2010
Universidade Federal de Mato Grosso
http://www.ufmt.br
www.ufmt.br/ecco
EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES
SELEÇÃO 2011
A Universidade Federal de Mato Grosso, através do Instituto de Linguagens, comunica a abertura de inscrições para o preenchimento de vagas para o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea para o ano letivo de 2011. O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea foi aprovado pelo CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFMT em 29 de março de 2007, através da Resolução nº 018/2007 e recomendado pelo CTC (Conselho Técnico Científico) da CAPES/MEC em 24 de Julho de 2007.
2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS DE PESQUISA E VAGAS
2.1. Área de concentração
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DE CULTURA
2.2. Linhas de pesquisa
1. POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS
2. EPISTEMES CONTEMPORÂNEAS
3. COMUNICAÇÃO E MEDIAÇÕES CULTURAIS
As inscrições deverão ser feitas na Secretaria do ECCO – Programa de Pós- Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea –, sala 44, segundo piso, Instituto de Linguagens, UFMT – Cuiabá, no período de 13 a 22 de outubro de 2010, das 14h às 18 horas, exceto no sábado e no domingo. As inscrições poderão ser efetuadas também pelo correio, desde que observado o prazo limite na postagem da documentação.
3.1. Documentação exigida
- Requerimento de inscrição
- Pré-projeto de pesquisa a ser desenvolvido numa das três Linhas de Pesquisa do Curso com um mínimo de 5 (cinco) e máximo de 10 (dez) páginas;
- Comprovante de proficiência em língua estrangeira para brasileiros;
- Comprovante de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros;
- Curriculum vitae com documentação autenticada;
- Fotocópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação;
- Fotocópia autenticada do diploma do curso de graduação reconhecido ou documento equivalente;
- Fotocópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento, do RG, CPF,
- Título de Eleitor (com comprovante de votação na última eleição) e quitação com o serviço militar;
- Comprovação de pagamento da taxa de inscrição mediante apresentação de boleto pago, impresso através do site da Uniselva (http://www.fundacaouniselva.org.br), da Taxa de Inscrição de R$ 100,00 (CEM REAIS) em favor da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação UNISELVA), na Caixa Econômica Federal, Agência 0686, Conta Corrente nº 408 – 7, Operação 003;
- Duas fotos 3 x 4 iguais e recentes;
- O candidato brasileiro que tenha graduação no exterior deverá apresentar documentação acadêmica com tradução juramentada e diploma convalidado.
- O candidato estrangeiro deverá apresentar cópia do passaporte com visto de estudante e documentação acadêmica com tradução juramentada além de diploma convalidado.
- O candidato em fase de conclusão de curso de graduação deverá apresentar documento comprobatório da IES, ficando sua matrícula, caso seja aprovado no processo seletivo, condicionada à apresentação do diploma de conclusão do curso de graduação ou documento equivalente.
3.2. Comprovação de Proficiência em Língua Estrangeira para Brasileiros (Inglês, Francês ou Espanhol) ou Portuguesa para Estrangeiros
Serão aceitos somente certificados, expedidos no máximo há dois anos, oriundos das seguintes instituições:
a) Certificado fornecido pelo Instituto de Linguagens / Departamento de Letras da UFMT
b) Certificado fornecido por outra universidade pública brasileira
c) Certificado fornecido por: Cambridge, IELTS, TOEFL, DELE, CELF, DALF, TCF, TEF, todos em nível avançado.
3.3. Divulgação das inscrições deferidas
Data: 29 de outubro de 2010
Horário: 17 horas
Locais: Página da UFMT (http://www.ufmt.br), página do ECCO
(www.ufmt.br/ecco), mural do ECCO no segundo piso do Instituto de Linguagens da UFMT, campus de Cuiabá-MT.
4.1. Primeira Etapa − Prova escrita
Data: 08 de novembro de 2010
Horário: 13h às 17 horas
Local: sala 43 (segundo piso) do Instituto de Linguagens – UFMT, campus de Cuiabá-MT
A prova escrita versará sobre conhecimentos no campo temático proposto − cultura contemporânea − (bibliografia sugerida abaixo), devendo também ser avaliado nesta prova o desempenho lingüístico do candidato.
1. CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. 3 ed. São Paulo: Edusp, 2000 (Ensaios Latino-americanos, 1).
2. DORFLES, Gillo. O devir das artes. Trad. Píer Luigi Cabra. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
3. FEYERABEND, Paul. “Introdução” e “Comentários ao Relativismo”. Em: Adeus à Razão. Trad. Maria Georgina Segurado. Lisboa: Edições 70, 1991, 29-110. (edição esgotada/disponível em Xerox na Secretaria do ECCO). FEYERABEND, Paul. Introdução e Primeiro Capítulo. Adiós a la razón. Madrid: Tecnos, 2008.
4. LEVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
5. MAFFESOLI, Michel. O conhecimento comum. Trad. Aluízio R. Trinta. Porto Alegre: Sulina, 2007.
6. MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Trad. Ronald Polito e Sérgio Alcides. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.
7. SALLES, Cecília, Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.
Filme
eXistenZ. Direção: David Cronenberg. Intérpretes: Jeniffer Jason Leigh, Jude Lawe e outros. Filme (97 min), son, color, 1999.
Serão considerados aprovados e aptos a serem avaliados na etapa seguinte (Currículo, Histórico Escolar, Pré-Projeto de Pesquisa) apenas os candidatos que obtiverem nesta etapa, no mínimo, a nota 7,0 (sete).
4.2. Resultado da Primeira Etapa (Prova Escrita)
O resultado da prova escrita será divulgado no dia 19 de novembro de 2010, às 17 horas, na página da UFMT (http://www.ufmt.br), página do ECCO (www.ufmt.br/ecco) e mural do ECCO no segundo piso do Instituto de Linguagens da UFMT, campus de Cuiabá-MT.
4.3. Segunda Etapa − Currículo, Histórico Escolar, Pré-projeto de Pesquisa
Nesta etapa serão analisados e avaliados os documentos apresentados no ato da inscrição (Currículo e Histórico Escolar) e o Pré-projeto de Pesquisa dos candidatos aprovados na primeira etapa.
Serão considerados aprovados e aptos para realizarem a etapa seguinte (Entrevista)
apenas os candidatos que obtiverem nesta etapa, no mínimo, a nota 7,0 (sete).
4.4. Resultado da Segunda Etapa (Currículo, Histórico Escolar, Pré-projeto de Pesquisa)
O resultado da segunda etapa (Análise de Currículo, Histórico Escolar, Pré-projeto de Pesquisa) será divulgado no dia 30 de novembro de 2010, às 17horas, na página da UFMT (http://www.ufmt.br), página do ECCO (www.ufmt.br/ecco) e mural do ECCO no segundo piso do Instituto de Linguagens da UFMT, campus de Cuiabá-MT.
4.5. Terceira Etapa − Entrevista
A entrevista versará sobre a trajetória acadêmica do candidato e sobre questões referentes ao Pré-projeto de Pesquisa apresentado.
Dias: 06, 07 e 09 de dezembro de 2010
Horário: de 8h30 às 12h e a partir das 14h
Local: sala 45 (segundo piso) do Instituto de Linguagens – UFMT, campus de Cuiabá-MT.
Serão considerados aprovados nesta etapa apenas os candidatos que obtiverem, no mínimo, a nota 7,0 (sete). A simples aprovação nesta etapa não significa, ainda, admissão no Mestrado, uma vez que esta dependerá da classificação final obtida pela média das três etapas e do preenchimento do número de vagas.
Não haverá divulgação exclusiva do resultado desta etapa, mas a divulgação do Resultado Final da Seleção conforme disposto a seguir.
A nota final e a classificação no exame seletivo serão obtidas pela média das notas de cada uma das três etapas. Serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem, no mínimo, a nota final 7,0 (sete). Dentre os aprovados, respeitando-se a ordem decrescente da nota final obtida, serão classificados candidatos em número correspondente ao número de vagas ofertadas.
4.7. Divulgação dos resultados
A divulgação da lista dos classificados ocorrerá:
Data: 10 de dezembro de 2010
Horário: 17 horas
Local: Página da UFMT (http://www.ufmt.br), página do ECCO
(www.ufmt.br/ecco), mural do ECCO no segundo piso do Instituto de Linguagens da UFMT, campus de Cuiabá-MT.
Os candidatos classificados deverão efetivar sua matrícula pessoalmente ou mediante procuração.
• Período: de 07 a 11 de fevereiro de 2011
• Horário: das 14h às 18 horas
• Local: Sala 44, segundo piso, Secretaria do ECCO no Instituto de Linguagens – UFMT, campus de Cuiabá-MT
• Início do semestre letivo: 21 de fevereiro de 2011
6. DISPOSIÇÕES GERAIS
a) Não serão aceitos quaisquer documentos enviados via FAX;
b) Caberá recurso em relação ao processo de seleção somente por escrito, apenas em caso de argüição de ilegalidade quanto ao cumprimento das normas estabelecidas neste edital ou em eventuais orientações oficiais complementares, dirigidos ao Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea Mestrado), até 48 horas após a divulgação dos resultados (item 4.7);
c) As fotocópias dos documentos dos candidatos selecionados entregues no ato da Inscrição serão utilizadas para a efetivação da matrícula. Os candidatos não selecionados poderão retirar seus documentos entregues no ato da inscrição, na Sala 44, segundo piso, Secretaria do ECCO no Instituto de Linguagens – UFMT, campus de Cuiabá-MT, no período de 08 a 19 de março de 2010, após o que os documentos serão incinerados;
d) O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (Mestrado) é também disciplinado pela Resolução CONSEPE nº 5, de 28 de janeiro de 2008, pelo regimento específico e por decisões emanadas do Colegiado do Curso;
e) O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (Mestrado) não garante a oferta de bolsas aos aprovados, uma vez que estas dependem das agências de fomento. A distribuição das bolsas que venham a ser ofertadas será realizada pela Comissão de Bolsas vigente conforme os critérios por ela definidos.
f) Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea.
Aprovado em reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea no dia 26 de Julho de 2010, às 9:00 horas, na sala de reuniões do ECCO/UFMT.
Cuiabá-MT, 26 de Julho de 2010
Ludmila Brandão
Coordenadora ECCO/UFMT
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea