|
agosto 4, 2010
Como construir uma maquete física com Luiz André Lanzuolo Espaço do Olhar - Instituto Tomie Ohtake, São Paulo
Professor: Luiz André Lanzuolo
Módulo 1
Mediante um projeto residencial proposto será exercitado na prática o processo construtivo de uma maquete arquitetônica volumétrica monocromática a ser executada em poliestireno, PVC e acrílico no formato da base tamanho A3.
Maquetes diversas serão analisadas nas questões relativas a compreensão do projeto e soluções propostas, tipos de terreno, definição de escala, escolha de materiais, texturas, colas, ferramentas, elaboração de orçamento, custos, mercado, endereços, fornecedores etc.
Utilizo a maquete como ferramenta no desenvolvimento de projetos e estudo, uma vez que, a simulação através deste recurso tende a minimizar surpresas indesejadas tanto para os executores do projeto quanto para os arquitetos e seus clientes, devido a sua fácil compreensão. É comum ocorrer revisão do projeto após a conclusão de uma maquete. Essas alterações podem acontecer em alguns aspectos como topografia, estrutura, arquitetura, paisagismo, implantação, cores, materiais entre outros.
Módulo 2
Mediante um projeto verticalizado proposto será exercitado na prática o processo construtivo de uma maquete arquitetônica comercial colorida (escala 1:75) a ser executada em MDF, poliestireno, PVC, balsa e acrílico no formato A2.
módulo 1: 10 de agosto a 14 de dezembro, terças-feiras, 19-22h
módulo 2: 07 de agosto a 18 de dezembro, sábados,10-13h
4 meses (16 aulas)
Vagas: 20
Valor: R$ 200,00 / mês
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201, Pinheiros, São Paulo - SP
11-2245-1900 ou instituto@institutotomieohtake.org.br
www.institutotomieohtake.org.br
Sobre o Espaço do Olhar:
Espaço do Olhar é o nome do núcleo de cursos da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, no qual a instituição afirma o seu compromisso com a formação cultural da comunidade, oferecendo, por meio de cuidadosa programação, subsídios estéticos para a expansão da sensibilidade e da capacidade de expressão das pessoas.
O objetivo principal do Espaço do Olhar é formar o público leigo e atender aquele já especializado em arte, além de oferecer cursos de aprofundamento para profissionais da área e artistas. A proposta de formação do público fundamenta-se no desenvolvimento da percepção, propondo um novo olhar, um olhar apurado sobre a arte dos últimos 50 anos, principalmente a contemporânea, conforme o período de trabalho da artista plástica que dá nome ao espaço, Tomie Ohtake.
Com salas e auditórios especialmente projetados para a realização de cursos teóricos e práticos, workshops, simpósios e seminários, o Espaço do Olhar atua em sintonia com a curadoria de artes visuais do Instituto para a definição de suas atividades, sempre coordenadas por artistas, pensadores da arte e da cultura em geral.