|
julho 21, 2010
Corpo, imagem e representação com Viviane Matesco no POP, Rio de Janeiro
Quais são as relações entre corpo e arte? Qual é o significado do corpo na arte contemporânea? O curso parte dessas questões para compreender como a cultura ocidental é fruto da polissemia dos termos corpo, imagem e representação. Para tal, serão analisados diversos momentos da cultura artística ocidental como o estatuto do nu na Grécia e no Renascimento, as transgressões surrealistas e as mais recentes manifestações da body art e da performance. A análise da ocorrência dessas vertentes na arte brasileira e a especificidade de alguns artistas como Hélio Oiticica, Lygia Clark, Tunga e Barrio concluem a reflexão.
10, 17, 24 e 31 de agosto, terças-feiras, 19h30-21h30
Valor: R$ 340,00
50% na inscrição, 50% em cheque pré-datado para até 30 dias
4 aulas
Polo de Pensamento Contemporâneo (POP)
Rua Conde Afonso Celso 103, Jardim Botânico
21-2286-3299 / 3682
www.polodepensamento.com.br
PROGRAMA
10 de agosto
De Afrodite de Cnide a Maja Desnuda de Goya, a questão e os problemas do nu na arte ocidental. O nu e a formação da imagem do corpo na Grécia. Corpo-imagem e a tradição judaico-cristã e corpo-forma renascentista.
17 de agosto
Autonomia da arte e fragmentação da imagem do corpo. Como a questão do corpo foi abordada pelas vanguardas modernas. Análise do surrealismo: as Bonecas de Hans Bellmer e a relação com o pensamento de Georges Bataille.
24 de agosto
Profanação da imagem do corpo. Grupo Gutai, Happenings, Ações Fluxus; Carolee Schneeeman e o accionismo vienense. A relação body art e performance.
31 de agosto
O neoconcretismo e a questão do corpo na arte brasileira. A vídeo-performance dos anos 70. O corpo nos trabalhos de Helio Oiticica, Lygia Clark, Tunga e Barrio.
Viviane Matesco é doutora em Artes pela Escola de Belas Artes/UFRJ, curadora, crítica e professora. Realizou diversas curadorias, como Amilcar de Castro (Funarte, 1998) e Sobre o corpo na arte contemporânea brasileira (Itáu Cultural/SP, 2005), com o crítico Fernando Cocchiarale Entre suas publicações estão ‘O corpo na arte contemporânea brasileira’ em O pensamento crítico brasileiro (Glória Ferreira (org) - 2006), Suzana Queiroga (2005) e Corpo, imagem e representação (2009).