|
julho 20, 2010
CURADORISMOS: Um olhar crítico sobre a história da arte e a arte contemporânea a partir das políticas de seus espaços com Daniela Castro no CFAV, Recife
A oficina tem como objetivo oferecer um panorama histórico e reflexões críticas sobre as práticas curatoriais com o intuito de discriminar as origens dessa profissão para melhor analisar os diferentes tipos de curadorias exercidas hoje, além de esclarecer os papéis multi e interdisciplinares da atuação do curador nos âmbitos institucional e mercadológico da arte. A partir da análise de curadorias importantes e seus contextos históricos, sócio-políticos e econômicos, a oficina procurará abordar a metodologia de trabalho do curador bem como apontar questões problemáticas que concernem o exercício dessa nova profissão.
Oficineira: Daniela Castro
9 a 13 de agosto de 2010, 14-18h.
O Centro de Formação em Artes Visuais - CFAV agradece a participação de todos nas inscrições da Oficina de Curadoria com a professora Daniela Castro. Os selecionados devem comparecer no dia 9 de agosto às 14h no CFAV que fica no Pátio de São Pedro, casa 11 para o inicio das aulas.
Segue abaixo a lista dos selecionados:
1. ALEX ANTONIO DE LIMA
2. ANNE BESERRA DUREY
3. AUGUSTO CLÁUDIO DE MIRANDA BARROS FILHO
4. CASSIO RANIERE RIBEIRO DA SILVA
5. EVA DUARTE
6. FÁBIO FREIRE MACIEL DE CARVALHO
7. ITAMAR MORGADO
8. JOANA PEREIRA SOBRAL
9. JOÃO RAFAEL S. SANTOS
10. JOSÉ CARLOS PORTO ARCOVERDE JÚNIOR
11. JULIANA LINS DE SIQUEIRA TELES
12. LUCIA HELENA RAMOS DA SILVA
13. LUCIENE TORRES DE CARVALHO NUNES
14. MANOELA LIMA
15. MÁRCIA CRISTINA DE MIRANDA LYRA
16. MARIA EDUARDA LÚCIO DE ARAÚJO
17. MARIA TEREZA DE MIRANDA LYRA
18. NAYMME TATYANE ALMEIDA MORAES
19. PAULO ANDRÉ MORAES PIRES
20. SIMONE BARRETO DE ANDRADE
Centro de Formação em Artes Visuais – CFAV
Pátio de São Pedro Casa 11, Recife - PE
81-3355-3152 / 3153
Número de Vagas: 20
O público alvo são estudantes de arte, artistas, curadores, críticos de arte, estudantes de jornalismo, jornalistas, historiadores e interessados em geral. Um conhecimento da língua inglesa seria desejado, mas não exigido. Em função da pouca literatura especializada publicada em português, a bibliografia do curso que se encontra na língua inglesa será extensamente e detalhadamente discutida em classe.
Sobre Daniela Castro
Vive e trabalha em São Paulo, é graduada em História da Arte pela Universidade de Toronto (Canadá), com bolsas de estudos em cultura visual e arquitetura na Universidade de Hong Kong (China) e residências de curadoria pela Hordaland Kunstsenter (Noruega), IASPIS (Suécia), a Art Gallery of York University (Canadá) e o Peggy Guggenheim Collection Museum em Veneza (Itália). É responsável pela concepção e curadoria do evento “Territórios Recombinantes, junto ao Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia. Fez a curadoria do projeto “Lights Out”- exposição de re-inauguração do Museu da Imagem e do Som em São Paulo, da exposição Translations/Traduções, que levou artistas brasileiros para o 21º Images Festival em Toronto e do Projeto Estúdio, na Galeria Baró Cruz, em São Paulo.