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abril 23, 2010
Curso Nova Iorque como centro: arte desde 1940 com Paula Braga na Ema Klabin, São Paulo
O curso parte da mudança do centro das artes da Europa para os Estados Unidos na década de 1940 para apresentar a arte de vanguarda feita na segunda metade do século XX no mundo todo. A partir da consolidação de um sistema institucional de arte nos Estados Unidos, torna-se impossível analisar a produção artística de um só país. Grandes exposições, novos museus de arte moderna, bienais, coleções, galerias, revistas de arte constroem uma rede que abole fronteiras geográficas para as artes. Este curso percorre as obras dos artistas mais inovadores das seis últimas décadas do século XX nos Estados Unidos, Europa, Brasil e Japão, contando a história do expressionismo abstrato, do Pop, do conceitualismo, mas também das produções que não se enquadram em “ismos” e que são fundamentais para a compreensão da arte contemporânea.
Ministrante: Paula Braga
03 de maio a 21 de junho de 2010 - segundas-feiras, 20h30-22h30
Valor: 150,00 na inscrição (mais duas parcelas de 165,00)
Inscrições e informações
ProjetoCultura
11-2307-0767/8128-5521 ou contato@projetocultura.com.br
www.projetocultura.com.br
Fundação Cultural Ema Gordon Klabin
Rua Portugal 43, Jardim Europa, São Paulo - SP
11-3062-5245
www.emaklabin.org.br
Paula Braga é doutora em Filosofia da Arte pela FFLCH-USP e mestre em história da arte pela University of Illinois, EUA. Organizou o livro "Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica" (Editora Perspectiva) e escreve artigos para revistas especializadas em arte contemporânea como Arte al Dia (Miami) e Ramona (Buenos Aires).
Programa
03/05 Aula 1. Nova Iorque nos anos 1940
- Um novo centro para as artes
- A depressão e o Works Program Administration (W.P.A)
- Os europeus em Nova Iorque: Peggy Guggenheim e a galeria “Art of this century”; Surrealistas em Nova Iorque
- O diálogo com a arte européia nas obras de: Alexander Calder, Hans Hoffmann, Arshile Gorky, Robert Motherwell, Willem de Kooning
- Existencialismo e a “Action Painting”: Jackson Pollock, Barnett Newman, Mark Rothko, David Smithson
10/05 Aula 2. Para além dos Estados Unidos
- A nova geração de mestres europeus entra em cena nos anos 1950: Jean Dubuffet, Alberto Giacommetti, Francis Bacon, Lucian Freud, O Grupo CoBrA
- O grupo Gutai no Japão
- E como anda a arte brasileira?
- As bienais de 1951 e 1953
- Maria Martins e os artistas europeus em Nova Iorque
17/05 Aula 3. De volta aos Estados Unidos
- A Beat Generation
- John Cage e Merce Cunningham
- O “evento” - Yoko Ono e Fluxus
- Robert Rauschenberg
- Jasper Johns
- Claes Oldenburg
- O happening – Alan Kaprow
24/05 Aula 4. Os anos 1960: América Latina e Europa
- Yves-Klein, Arman, Jean Tinguely
- Joseph Beuys
- Grupos Ruptura e Frente no Brasil
- Concretos e neoconcretos no Brasil
- Cinetismo na arte Latino-americana: Gego, Carlos Cruz-Diez, Jesus Soto, Abraham Palatnik, Julio LeParc
- Os Parangolés de Hélio Oiticica
31/05 Aula 5. O Pop
- Richard Hamilton
- Andy Warhol
- Roy Lichtenstein
- Apropriações da forma pop na arte dos anos 1960 no Brasil
7/06 Aula 6. As várias investigações sobre matéria e pensamento: o final dos anos 1960
- Minimalismo: Donald Judd, Carl Andre, Robert Morris
- Arte conceitual: Joseph Kosuth, Sol Lewitt
- Materiais e Processos: Eva Hesse, Richard Serra
- Earth Art: Robert Smithson, Michael Heizer
- E no mundo: Arte Povera, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Amélia Toledo, e outros...
14/06 Aula 7. Os anos 1970
- A exposição Information (MOMA 1970) e os artistas do mundo todo anunciando o poder transgressor da arte
- Gordon Matta-Clark
- Gehard Richter
- Body Art na Europa
- Christo e Jeanne-Claude
- Hélio Oiticica e sua relação com a primeira vanguarda europeia, Jackson Pollock, Yoko Ono, materiais, conceitualismo.
21/06 Aula 8. Desde 1980: da volta à pintura aos dias de hoje
- Na Alemanha: Immendorff, Baselits, Penck, Anselm Kiefer
- A Bienal da “Grande tela”
- A exposição “Como vai você, geração 80?” no Brasil
- Algumas produções contemporâneas da cena artística internacional: Cindy Sherman, Matthew Barney, Anish Kapoor, Damien Hirst, Olafur Eliasson
- E algumas produções contemporâneas da cena artística brasileira: Cildo Meireles, Waltercio Caldas, Ernesto Neto, Nuno Ramos, Beatriz Milhazes, entre outros...
Textos indicados
Paul Wood et al. Modernismo em disputa: a arte desde os anos quarenta. São Paulo: Cosac&Naif, 1998.
Harold Rosenberg. Objeto Ansioso. São Paulo: Cosac&Naif, 2004.
Gregory Battcock. A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1986.
Clement Greenberg e o debate crítico. Gloria Ferreira e Cecília Cotrim (orgs.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001
Jonathan Fineberg. Art since 1940: strategies of Being. New jersey: Prentice Hall, 2000.
Inverted Utopias: Avant-garde art in Latin America. Mari Carmem-Ramirez e Hector Olea (orgs.), New Haven:Yale University Press, 2004.