|
março 21, 2010
O design aplicado a interfaces utilizando softwares livres com Mateus Knelsen no MIS, São Paulo
O workshop é voltado à aplicação da metodologia do design em projetos que visem experiências por meio de instalações/interfaces hipermídia. A oficina propõe-se a conciliar a metodologia processual proveniente do design com as possibilidades de aplicativos open source.
Ministrante: Mateus Knelsen
6 a 29 abril, terças e quintas, 19 - 21:30h
Inscrições pelo site: www.mis-sp.org.br
Valor: R$ 60,00 (50% de desconto para estudantes)
Museu da Imagem e do Som - Sala de Workshop
Av. Europa 158, Jardim Europa, São Paulo - SP
11-2117-4777 ou mis@mis-sp.org.br
Público alvo: estudantes, profissionais e entusiastas ligados ao design e à comunicação Digital.
Requisito: conhecimento básico do sistema operacional Mac OS ou Linux, e experiência prévia com edição e criação de aplicativos digitais, como websites, animações, vídeos e games.
Seleção: Disponibilidade de vagas
Sobre o evento
Conceitos como user experiente, design centrado no usuário, interfaces desenhadas conforme as necessidades da ferramenta ou da experiência intencionadas e documentação, são agregadas às recentes técnicas e conhecimentos em interfaces por meio de uma abordagem crítica do design. Ou seja, o que as mais recentes tecnologias de interação tem a oferecer ao design, e o que projetos desenvolvidos com estas tecnologias tem a enriquecer com o conhecimento proveniente do design.
Os participantes serão convidados a desenvolver um pequeno aplicativo hipermídia durante o período do workshop. Para tanto, terão contato com técnicas de edição de imagem, vídeo e som (por meio dos softwares livres Gimp, Kdenlive e Audacity) para que utilizem no desenvolvimento de sua aplicação. Posteriormente, agregarão o material audiovisual em um aplicativo por eles desenvolvido por meio de programação em Processing.
Sobre Mateus Knelsen
Formado em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi, designer de interfaces atuante no Intlab - Laboratório de Linguagens Eletrônicas e Digitais. Participou de quatro edições do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), na categoria Media Art. Integrou a equipe vencedora do prêmio em Mídias Locativas do arte.mov09 com o trabalho CultureRobot4.0. Seu portfólio é marcado pela pesquisa em video mapping e interfaces hipermídia. Atua paralelamente como VJ em casas noturnas de São Paulo.