|
fevereiro 23, 2010
Intervenções Urbanas com Bijari na Escola São Paulo, São Paulo
O curso baseia-se na apresentação e discussão de projetos de intervenção pública de diferentes artistas e grupos (Vesman, Francis Alÿs, Antoni Abadi, Antoni Muntadas, Barbara Krueger, Cildo Meireles, entre outros), na visualização do trinômio “contexto+urgência+forma” como definição estratégica e no espaço público em suas dimensões urbana, digital e midiática. Os alunos poderão apresentar seus projetos pessoais relacionados à temática do curso. Também serão abertas discussões para realização de propostas e projetos coletivos.
Ministrante: Bijari
20 de março a 24 de abril, sábados, das 10-13h
R$ 250 + 1 parcela de R$ 250
É voltado para estudantes, profissionais e interessados nas seguintes áreas: artes visuais e arquitetura.
Escola São Paulo
Rua Augusta 2239 - São Paulo - SP
11-3060-3636 ou info@escolasaopaulo.org
Grupo Bijari
Formado em 1997 por arquitetos e artistas da Universidade de São Paulo, é um centro de criação em artes visuais, arquitetura e multimídia, cujo emprego de vários suportes e tecnologias é ao mesmo tempo uma constante e um desafio.
O grupo tem se notabilizado como criador artístico ligado à crítica sobre a produção do espaço urbano através de ações e intervenções públicas realizadas no intuito de avançar no entendimento dos modos de construção do fenômeno urbano em suas diversas dimensões. Participou das exposições: “Residência Artística do Conseil Régional d’Île de France” e da Secretaria Municipal da Cultura SP, 2008 e 2009; “There Goes The Neighbourhood”- Austrália, “FreshLatino” – Instituto Cervantes de Hamburgo e “Rotor” (Public Intervention Festival) – Áustria, em 2009; “Normalidad” - Buenos Aires e “Estrecho Dudoso” – Costa Rica, em 2006; “Kolletive Kreativitat” - Alemanha e “Cubo” - Centro Cultural Banco do Brasil, em 2005; “Octava Bienal de Havana” – Cuba, 2003 e III Bienal do Mercosul – Porto Alegre, 2001. Em 2007, ganhou o Prêmio Incentivo do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – Videobrasil pelo vídeo “Várzea”. Atualmente integra o conselho consultivo do Centro Cultural Ruth Cardoso (Centro Cultural da Juventude).