|
janeiro 18, 2010
Curso O Processo Criativo na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
De natureza interdisciplinar, o curso tem o objetivo de demonstrar vários aspectos do processo criativo e como se manifestam nas mais diversas disciplinas. Para isso contamos com a contribuição de profissionais de diferentes áreas como, inteligência artificial, cosmologia, física, dança e arte. Amplamente ilustrado com textos e vídeos, o curso mostra que a semelhança entre as dinâmicas criativas em áreas diversas supera frequentemente a diferença entre as linguagens. Entendendo mecanismos que podem limitar nossas possibilidades criativas, podemos pensar e discutir estratégias que, ludicamente, podem contornar essas tendências.
Palestrantes convidados: Agnaldo Farias, Cadu, Fernando Cocchiarale, Lia Rodriguez, Luiz Alberto Oliveira, Michel Groisman, Pedro França
1 de março a 23 de junho de 2010, segunda e quarta, 19h30-21h30
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2538-1879 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.rj.gov.br
O Workshop é dirigido a todos que se interessam pelo processo criativo e para quem a geração de novas idéias se tornou fundamental, seja em nível profissional ou simplesmente pessoal. O curso vai partir da análise dos seguintes tópicos:
1º Parte
CONSIDERACÕES GERAIS
Definições da Criatividade na historia
Relação de Criatividade com Limites
Processos Perceptuais
- Modelo do Universo / Fisiologia da percepção (Gregory / Dawkins)
- Classificação & Estereotipagem: (Vendo o que espera ver ou ‘Quando só lhe resta um martelo, tudo parece com prego.)
- Dificuldade em Isolamento do Problema
- Limitando a área do problema
olhar do outro / o passo para trás / o segundo olhar
Saturação: 1 & 2
Saturação 1 (como problema)
Saturação 2 (como solução) (Tehching Hsieh, Jan Fabre, Opalka, Long, sisyphus o herói existencial)
Estimulos sensoriais alternativos
Einstein e imagens musculares e visuais
Nicolas Tesla & visualização
Processos Emocionais
- Gene inútil (a analogia evolutiva) (Csikszentmihaly / Dawkins) / Sistemas não lineares (Luiz Alberto Oliveira)
- Motivação (Intrínsica / extrínseca, a cenoura ou o chicote)
Motivação Extrínseca:
Motivação Intrínseca:
- Flow (Fluxo) / Autotelismo (Csikszentmihaly)
- A engenharia do erro
- Julgamento / avaliação prévia
- A importância de não ter nada a perder
- Ansiedade (dificuldade em gestação)
- Convicção vs. Compulsão
- Persistência
- A habilidade em mudar de objetivo
CULTURAIS / AMBIENTAIS
- Inteligência
- Tabu
- Humor / o encontro de duas matrizes mutuamente exclusívas (Arthur Koestler)
- Múltiplas inteligências (Howard Gardner)
inteligência linguistica
inteligência musical
inteligência / logico-matemática
inteligência espacial
inteligência corporal / cinestética
inteligências pessoais (inteligência intrapessoal / inteligência Interpessoal)
- Meio propício
- Fantasia vs. realidade
- Razão vs. intuição / polo subjetivo, polo objetivo
- Tradição vs. mudança
Transfiguração do Lugar Comum
- Michel Groissman
- Lia Rodrigues
- Oldenburg
- Man Ray
- Arthur Danto
- Castanêda
2º Parte
Estratégias
- Geração de Alternativas
- Fragmentation / deconstrução
- Re-estruturamento
- Criando obstáculos para digestão
- Infraestrutura tácita (David Bohm)
- Pontuando o mundo / Observação precisa / Pedágio de Pensamentos
- Inversão
- Estimulo aleatório
- Analogía
- Visualização
Imaginação
Desenho: (como meio de pensar)
Manipulação
- Linguagem Adequada
- Necessidade de um problema/ o problema como limite / o problema como forma
- Brainstorming
Sobre os palestrantes
Agnaldo Farias
Professor da USP, curador do Instituto Tomie Ohtake SP
Cadu
Artista
Fernando Cocchiarale
Curador do MAM-RJ, professor da PUC-RJ
Lia Rodriguez
Coreógrafa
Luiz Alberto Oliveira
Físico, Cosmólogo, Pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisa Física - CBPF
Michel Groisman
Artista
Pedro França
Artista e Professor da Escola de Artes Visuiais - Parque Lage