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janeiro 8, 2010
O Fotografo... a procura do método na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro
Olhando e admirando imagens de fotógrafos interessantes na história do meio, vamos entender a formação de uma “dramaturgia da imagem”; uma expansão do teatro dentro da realidade. O fotógrafo criador encontra seu assunto e método dentro desse conjunto de valores modernos expresso na fotografia.
Ministrante: Flávio Colker
13 de janeiro a 10 de fevereiro de 2010, quarta e sexta- feira, 10-12h
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2538-1879 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.rj.gov.br
Inscrições : R$ 240,00
Ementa
Aula 1
Imagem e transformação da sociedade. O torso em Times Square, anunciando Calvin Klein e mudando a figura masculina na sociedade.
A tecnica simples. O sol. O valor dos elementos, das potencias. Manuel Alvarez Bravo. O surrealismo. A descoberta da imagem e o surrealismo. Kertesz. Brassai. Man Ray.
Muncacsi e a beleza no movimento.
Cartier Bresson, a fotografia e a invenção do instante na era moderna. Como o fotografo descobre um drama para alem da imagem e a fotografia se torna a pedra de toque da modernidade: a dramaturgia do instante e da imagem.
Aula 2
O surgimento da modernidade. A imagem do transitório, conceito de Baudelaire e Walker Evans, gótico Americano.
A fotografia Americana, a imagem engajada da era da depressão; Farm Security Administration Project.
William Eglestone, o gotico esquizofrenico do sul dos Estados Unidos. Lee Friedlander, Belloq.
Robert Frank, os beats e a transitoridade levada a novo patamar.
Surgimento da New Topography , o novo velho personagem.. a paisagem. Robert Adams, Louis Baltz, Frank Gohlke. Stephen Shore. O casal Becher.
Aula 3
Fotografia de moda, arte e fetiche erótico. De Herbert List a Bruce Weber. Do helenismo decadente da republica de Weimar a um dos maiores fotografos de moda do seculo XX. O preto e branco, a sensualidade nostalgica, da inocencia rural as imagens mais sedutoras capazes de criar imperios de moda. Os filmes e clipes. Chet Baker, golden retrievers e pet shop boys.
Alair Gomes , arte e voyeuriesmo. Fotografia e objetificação. Pierre et Gilles.
Aula 4
Fotografia de moda e fetiche erótico, segunda parte.
Helmut Newton e o teatro inocente de perversão. A mulher e o poder.
Robert Mapplethorpe e o teatro sado masoquista. Arte e aparencia.
Moda comercial quase arte; Steven Meisel. Steven Klein e o discipulo de Newton,: Terry Richardson, o brincalhão.
Aula 5
Identidade e fotografia
Richard Avedon. Anti glamour, retrato e dissolução da identidade na fotografia.
Thomas Ruff- dissolução do realismo na paisagem e no retrato.
August Sander- A construção da identidade na fotografia.
Annie Leibowitz. A farsa da identidade.
Aula 6
Irving Penn e o dominio da luz e composiçao.
Da Natureza morta ao retrato, moda e fotografia antropologica. Worlds in a small room. Um dos melhores livros da fotografia.
Fotografia comercial, belas artes, ilustração. O requinte da composição.
O jornalismo contemporaneo e a beleza: Claudine Doury.
Dois brasileiros e a fotografia de arte: Miguel Rio branco e Mauro Restiffe.
Aula 7
Fotografia alemã contemporanea. A relação transversal com o legado de August Sander. A dramaturgia da multidao, do social, a dissolução do individuo em Gurski, Thomas Ruff, Candida Hoffer.
Sugimoto e Fox Talbot. O contemporaneo se debruça sobre o século 19.
Fotografia Americana contemporanea. O legado de Les Krims. Diane Arbus. Belloq… O bizarro, o deformado, o monstruoso.
Duane Michals e os limites narrativos da fotografia. Lewia Baltz, a imagem, e a vigilancia.
Aula 8
A resposta da mulher a objetificação; a dramaturgia de Nan Goldin e Cindy Sherman.
Wolfgang Tillmans, humanismo, abstração e liberdade na Alemanha social democrata.
O simulacionismo.. a nova dramaturgia. Jeff Wall. Mouhamed Borouissa.
Loretta Lux e o maneirismo.
Rineke Djkstra.
Evento super interessante! Haverá uma edição em SP?
Posted by: Celso Eduardo Mendes Gonçalves at fevereiro 2, 2010 4:05 PM