Página inicial

Cursos e Seminários

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

dezembro 15, 2009

Programa de pós-graduação em artes visuais / Mestrado acadêmico, Turma 2010 - UDESC

O Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina - CEART/UDESC faz saber aos interessados que, no período de 08 de fevereiro a 05 de março de 2010, estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos para o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, PPGAV-Mestrado, 6ª turma, com início em 2010 - 2º semestre.

Inscrições: 8 de fevereiro a 05 de março, segunda a sexta, 14-18h.
no local ou via SEDEX, postadas até o último dia do período de inscrição

Secretaria do Mestrado em Artes Visuais/PPGAV - CEART - Bloco das Artes Visuais
Av. Madre Benvenuta 1907, Bairro Itacorubi, Florianópolis - SC
48-3321-8314 / 3321-8315
cep 88.035-001
ppgav.ceart.udesc.br/ppgav.htm
16 vagas
(Serão oferecidas 02 vagas para o curso de mestrado para candidatos estrangeiros aprovados no âmbito do Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação - PEC/PG da CAPES, ou provenientes de Universidades conveniadas com a UDESC, com bolsa oriunda de seu País de origem.)

I - PERFIL DO PROGRAMA

O PPGAV-Mestrado, Área de Concentração Artes Visuais, estrutura-se em torno de 03 (três) Linhas de Pesquisa, a saber:

a) Processos Artísticos Contemporâneos;

b) Teoria e História das Artes Visuais;

c) Ensino das Artes Visuais.

II - VAGAS E CLIENTELA:

1. Serão oferecidas 16 (dezesseis) vagas no PPGAV-Mestrado, destinadas a portadores de Diploma de Graduação plena outorgado por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecida.

2. Todos os candidatos serão submetidos a Processo de Seleção único, regulamentado por este Edital.

3. A Coordenação do PPGAV-Mestrado reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecidas.

Obs.: Serão oferecidas 02 vagas para o curso de mestrado para candidatos estrangeiros aprovados no âmbito do Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação - PEC/PG da CAPES, ou provenientes de Universidades conveniadas com a UDESC, com bolsa oriunda de seu País de origem.

III - INSCRIÇÃO:

1. Período e Local das inscrições:

1.1. As inscrições serão realizadas no período de 08 de fevereiro a 05 de março, de segunda a sexta-feira, das 14:00h às 18:00h.

1.2. Local para inscrições: Secretaria do Mestrado em Artes Visuais/PPGAV - CEART, Bloco das Artes Visuais, Av. Madre Benvenuta, 1907, Bairro Itacorubi, Florianópolis, SC, CEP 88.035-001 (telefones (48) 3321 8314 e (48) 3321 8315).

1.3. As inscrições poderão ser feitas pessoalmente, por procuração ou via SEDEX (Encomenda Expressa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), neste caso, devem ser postadas até o último dia do período de inscrição, a saber, 05 de março de 2009, e endereçada à Secretaria do PPGAV-Mestrado, constante do item III –

1.1.

2. Documentos Exigidos:

a) Formulário de Inscrição

(disponível no site http://ppgav.ceart.udesc.br/ppgav.htm);

b) Uma foto 3x4 colorida, de data recente;

c) Fotocópia autenticada frente e verso do Diploma de Graduação plena devidamente registrado; ou fotocópia do certificado de conclusão do curso (ou declaração da Secretaria Acadêmica do respectivo curso atestando que o aluno estará formado até 18 de julho de 2010, com a data de colação de grau especificada.

d) Fotocópia do Histórico Escolar completo da Graduação;

e) Fotocópia da Carteira de Identidade;

f) Fotocópia do CPF;

g) Fotocópia da certidão de nascimento;

h) Fotocópia da certidão de casamento;

i) Curriculum Vitae;

j) Projeto de Pesquisa

(modelo disponível no site http://ppgav.ceart.udesc.br/ppgav.htm);

k) Portfólio e/ou Ensaios Monográficos (publicados ou não);

l) Certificado de proficiência em leitura, pelo menos em uma língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) ou em outra língua que esteja estreitamente relacionada com o projeto de pesquisa proposto.

Caso o candidato seja aprovado no Processo Seletivo, deverá apresentar o certificado de conclusão do Curso de Graduação no ato da matrícula.

Os diplomas obtidos no exterior somente serão aceitos se tiverem sido convalidados por Instituições de Ensino Superior brasileiras devidamente reconhecidas pelo MEC.

A declaração de proficiência deverá ser emitida por Instituição reconhecida pelo Programa (Cultura Inglesa, Aliança Francesa e Centro Cultural Brasil - Espanha, respectivamente) ou prova no Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Aqueles que não entregarem declaração de proficiência no ato da inscrição terão, como prazo máximo para entrega, o final do segundo semestre letivo (2011/1).

Observações:

Candidatos estrangeiros deverão apresentar:

a) Cópia do Diploma de Graduação plena e do Histórico Escolar completo, com vistos consulares brasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil;

b) Passaporte com visto de permanência no País;

c) Certificado de proficiência de língua portuguesa, emitido por Instituição Oficial do Brasil.

d) Os alunos estrangeiros portadores de Diploma do exterior que não disponibilizam deste certificado deverão realizar, durante o primeiro ano do Mestrado, estudos de língua portuguesa em Instituição Pública de Ensino Superior, apresentando comprovante posteriormente.

IV - ETAPAS:
ETAPA I

a) Análise dos documentos exigidos no item III-2;

b) Divulgação dos deferimentos das inscrições.

ETAPA II

a) Prova Escrita, de conhecimento, com duração de 4 (quatro horas), referente ao conteúdo dos títulos específicos da Linha de Pesquisa escolhida, constantes da Bibliografia em anexo (caráter eliminatório);

b) Divulgação das notas da prova escrita.

C) divulgação dos selecionados para a etapa III.

ETAPA III

a) Análise do Curriculum Vitae, Avaliação do Projeto de Pesquisa e Portfólio e/ou Ensaios Monográficos apresentados (caráter eliminatório);

b) Divulgação das notas da Análise do Curriculum Vitae, Avaliação do Projeto de Pesquisa e Portfólio e/ou Ensaios Monográficos apresentados;

c) Divulgação dos selecionados para a Etapa IV.

ETAPA IV

a) Prova oral na qual será analisado o perfil acadêmico do candidato, levando em conta seu Curriculum Vitae, o Projeto de Pesquisa apresentado e seu Portfólio e/ou Ensaios Monográficos (caráter eliminatório);

b) Divulgação da nota da prova oral.

c) Publicação da classificação dos candidatos aprovados.

V – PROCESSOS DE SELEÇÃO:

a) Prova Escrita, de conhecimento, com duração de 4 (quatro horas), referente ao conteúdo dos títulos específicos da Linha de Pesquisa escolhida, constantes da Bibliografia em anexo (caráter eliminatório);

b) Análise do Curriculum Vitae, do Projeto de Pesquisa e do Portfólio e/ou Ensaios Monográficos (publicados ou não) atribuídos uma nota de 0 ( zero ) a 10 (dez) -caráter eliminatório;

c) Prova oral atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez) - caráter eliminatório;

d) Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 7 (sete) em todas as etapas do processo de Seleção;

e) O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado;

f) A classificação final dos candidatos será divulgada em ordem decrescente da média final obtida pelo candidato;

g) Em caso de empate entre os candidatos, a classificação será decidida com base nos seguintes critérios:

• maior nota na Prova Escrita;

• maior nota na Prova Oral.

VI - DA HOMOLOGAÇÃO E PUBLICAÇÃO DO RESULTADO DO PROCESSO DE SELEÇÃO:

1. Do resultado do Processo de Seleção cabe pedido de revisão à Banca Examinadora, desde que encaminhado até 48 horas, após a divulgação do resultado final.

2. O resultado do Processo de Seleção será homologado pela Coordenação do PPGAV-Mestrado, obedecendo à ordem de classificação dos candidatos aprovados.

VII - MATRÍCULA:

- Terão direito à matrícula os candidatos aprovados, respeitado o limite das vagas estabelecidas pelo PPGAV-Mestrado.

- No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar os originais do Diploma de Graduação, Histórico Escolar completo, CPF e Identidade, para fins de conferência junto à Coordenação do PPGAV-Mestrado.

- A matrícula dos candidatos selecionados para o PPGAV-Mestrado se realizará do dia 14 a 18 de junho de 2010, das 14:00h às 18:00h, na Secretaria do Programa, Centro de Artes, situada na Av. Madre Benvenuta, 1907, Bairro Itacorubi, Florianópolis, SC, Telefone: (48) 3321 8314 ou 3321-8315.

- Em caso de desistências de matrícula, outros candidatos aprovados poderão ser chamados, em ordem decrescente de classificação.

VIII - CALENDÁRIO:

a) INSCRIÇÕES:

Data: 08 de fevereiro a 05 de março de 2010

Horário: 14: 00 às 18:00

Local: Secretaria do PPGAV-Mestrado.

b) DIVULGAÇÃO DO DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES:

Data: 05 de abril de 2010

Horário: 14:00 às 18:00

Local: Secretaria do PPGAV-Mestrado ou no site: http://ppgav.ceart.udesc.br/ppgav.htm

c) PROVA ESCRITA:

Data: 17 de abril de 2010

Horário: 14:00 às 18:00

Local: Os candidatos deverão se informar sobre o local da prova na Secretaria do PPGAV-Mestrado ou no site: http://ppgav.ceart.udesc.br/ppgav.htm

d) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA PROVA ESCRITA E DOS SELECIONADOS PARA A ETAPA III:

Data: 30 de abril de 2010

Horário: 14:00 às 18:00

Local: Secretaria do PPGAV-Mestrado ou no site: http://ppgav.ceart.udesc.br/ppgav.htm

e) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA ETAPA III (ANÁLISE DO CURRÍCULUM VITAE, AVALIAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA E PORTFOLIO E/OU ENSAIOS MONOGRÁFICOS APRESENTADOS):

Data: 10 de maio de 2010

Horário: 14:00 às 18:00

Local: Secretaria do PPGAV-Mestrado ou no site http://ppgav.ceart.udesc.br/ppgav.htm

f) PROVA ORAL (ENTREVISTA):

Data: 17 a 19 de maio de 2010

Horário: horários a serem definidos (manhã, tarde ou noite)

Local: Os candidatos deverão se informar sobre o local da entrevista na Secretaria do PPGAV-Mestrado ou no site http://ppgav.ceart.udesc.br/ppgav.htm

g) RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO:

Data: 07 de junho de 2010

Horário: 14:00 às 18:00

Local: Secretaria do PPGAV-Mestrado ou no site http://ppgav.ceart.udesc.br/ppgav.htm

h) MATRÍCULA NO PROGRAMA:

Data: 14 a 18 de junho de 2010

Horário: 14:00 às 18:00

Local: Secretaria do PPGAV-Mestrado.

IX - DISPOSIÇÕES GERAIS:
a) A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na aceitação das normas e das condições estabelecidas neste Edital, não podendo haver alegação de desconhecimento.

b) O exame de seleção só terá validade para o curso que será iniciado em 2010, segundo semestre.

c) A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada na Secretaria do PPGAV-Mestrado, por prazo não superior a 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão inutilizados.

d) Não será permitido o ingresso no local da prova após o seu início.

e) Sugerimos que os candidatos entreguem seus currículos usando a plataforma Lattes do CNPq, disponível no endereço eletrônico www.cnpq.br.

f) Endereço para correspondência e informações:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA –UDESC

CENTRO DE ARTES - CEART
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS

Av. Madre Benvenuta, 1907, Bairro Itacorubi
88.035-001 - Florianópolis, SC
Telefone: (48) 3321 8314 / Fax: (48) 3321 8315
e-mail: ppgav@udesc.br
Atendimento externo: de segunda à sexta-feira, das 14:00 às 18:00
Florianópolis, 30 de novembro de 2009.

Prof. Dr. Milton de Andrade Leal Jr.
Diretor Geral do CEART

ANEXO

BIBLIOGRAFIA E CRITÉRIOS PARA A PROVA ESCRITA
1 - A bibliografia para a Prova Escrita, indicada como obrigatória, contempla aspectos teóricos das Artes Visuais e articula-se em torno de três eixos disciplinares: Ensino das Artes Visuais; Processos Artísticos Contemporâneos; Teoria e História das Artes Visuais.

2 - A Prova Escrita será feita sem consulta.

3 - A Prova Escrita constará de duas questões, referentes à Bibliografia específica da Linha de Pesquisa escolhida, as quais terão peso igual, valendo 5 pontos cada.

4 - As respostas às questões da Prova Escrita serão analisadas levando em conta os seguintes critérios:
· clareza e fluência redacional;
· argumentação e estabelecimento de correlações;
· uso da bibliografia recomendada.

5 - O candidato poderá encontrar exemplares da bibliografia na Biblioteca Central da UDESC.

Bibliografia:
a) LINHA DE PESQUISA: Processos Artísticos Contemporâneos
BEIGUELMAN, Gisele, BAMBOZZI, Lucas, BASTUS, Marcus, MINELLI, Rodrigo (orgs.). Apropriações do (In)Comum. Espaço público e privado em tempos de mobilidade. São Paulo: Instituto Sérgio Motta, 2009. E.book disponível online no endereço http://www.ism.org.br/ebooks/artemov_port.pdf
WOOD, Paul, FRASCINA, Francis, HARRIS, Jonathan e HARRISON, Charles. Modernismo em Disputa – a arte desde os anos quarenta. São Paulo: Cossac Naify Edições, 1998.

b) LINHA DE PESQUISA: Teoria e História das Artes Visuais
DELEUZE, Gilles. "Introdução - Repetição e diferença". In: DELEUZE, Gilles. Repetição e diferença. Rio de Janeiro: Graal, 2006 (2ª edição), pp. 19-54.
TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2001.

c) LINHA DE PESQUISA: Educação em Artes Visuais
BARBOSA, Ana Mae (org.). Ensino de Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008.
GATTI, Bernardete; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores no Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009. Disponível online no endereço http://www.brasilia.unesco.org/publicacoes/livros/professores-do-brasil
BANKS, Marcus. Dados Visuais: para pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Posted by Ana Elisa Carramaschi at 1:10 PM