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novembro 26, 2009

Seminário Nacional “Formação e Estatuto do Artista” na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro

Formação e Estatuto do Artista é o título do seminário nacional, organizado pela a curadora e crítica de arte, Glória Ferreira, que irá acontecer de 1º a 03 de dezembro, às 19h, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O encontro reflexivo reúne artistas de várias gerações, críticos e historiadores da arte, e se inscreve no atual contexto de mudança nas diretrizes da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.


Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Salão Nobre
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico
21-2538-1879 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.org.br


1 de dezembro, terça- feira, 19-22h
2 e 3 dezembro, quarta e quinta-feira, 16-22h


Dependente das transformações de linguagens e da natureza da própria arte em sua relação com o mundo, não há, sabemos, modelos a priori para a formação de artistas. Possibilitar o cruzamento entre diferentes planos de conhecimentos, envolvendo a crítica da produção artística, o domínio e avaliação da história da arte e de suas narrativas, da teoria e condições socioculturais de inscrição da arte e do artista, revela-se, hoje, condição essencial da função social de uma escola de arte como centro de transmissão.

Apesar da relativa ampliação do sistema de arte brasileiro, dos cursos e de algumas bolsas de produção, a inacessibilidade a obras que compõem a história da arte e a acervos públicos capazes de apresentar, com coerência, trajetórias artísticas e períodos históricos da arte produzida no Brasil, alija os artistas não só do contato direto com essas experiências, como da possibilidade de um enfrentamento de outra ordem com a tradição da arte. Nesse contexto, acirra-se a necessidade da permanente atenção crítica aos sentidos e fins da arte, a sua articulação ao mundo e à realidade das coisas, enfim, à incorporação crítica da arte em um processo cultural abrangente.

Universo de questões que o atual seminário visa fomentar e partilhar, pela construção de um olhar estratégico não apenas sobre o papel das escolas de arte, como também acerca da inserção do artista na sociedade.


Programação


1º de dezembro (terça),19-22h


19h - Palestras

Paulo Sergio Duarte - RJ

Carmela Gross - SP

Mediação: Glória Ferreira

21h - Debate com o público

02 de dezembro (quarta), 16-22h
Temáticas

16h - Mesa redonda

Elaine Tedesco - RS

Malu Fatorelli - RJ

Milton Machado - RJ

Mediação: Claudia Saldanha - RJ

18h - Debate com o público

19h - Intervalo

19h30 - Palestra

Carlos Fajardo - SP

Mediação: Glória Ferreira

21h - Debate com o público


03 de dezembro – Temáticas – 16h às 22h


16h - Mesa redonda

Cristiana Tejo - PE

Fernando Cocchiarale - RJ

Matheus Rocha Pitta - RJ

Mediação: Izabela Pucu – RJ

17h30 - Debate com o público

18h30 - Intervalo

19h - Entrevista aberta com Carlos Zilio

Entrevistadores

Catherine Bompuis - RJ

Livia Flores - RJ

Ernesto Neto - RJ

21h - Debate com o público


Sobre a organizadora

Glória Ferreira

Crítica de arte e curadora. Doutora em História da Arte pela Sorbonne. Professora da EBA/UFRJ (1996-2007). Entre suas curadorias destacam-se “Arte como questão” (Tomie Ohtake, 2007), “Hélio Oiticica e a cena americana” (CAHO, 1998). Publicou inúmeros artigos em revistas e catálogos, organizou, entre outros, a coletânea Crítica de Arte no Brasil-Temáticas Contemporâneas (Funarte, 2006), foi co-organizadora de Clement Greenberg e o debate crítico (Jorge Zahar, 1997) e Escritos de artistas anos 60/70 (Jorge Zahar,2006). Co-editora da revista Arte & Ensai os (1997-2006).


Sobre os participantes

Carlos Fajardo

Artista. Em 1966, participou da criação do Grupo Rex. Foi co-editor, com Wesley Duke Lee, do jornal Rex Time. Em 1970, com Baravelli, Frederico Nasser e José Resende, fundou a Escola Brasil. Desde 1996, leciona no departamento de artes plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Em 2003, realizou a exposição retrospectiva Poética da Distância, que passou por várias cidades brasileiras, curada por Sonia Salzstein. Participou de diversas edições da Bienal Internacional de São Paulo, duas edições da Bienal de Veneza, em 1978 e 1993, entre outras.


Carlos Zilio

Artista e pesquisador. Doutor em Artes pela Universidade de Paris VIII.
Editor das revistas Malasartes (1975) e Gávea (1984-1996). Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ, onde criou a linha de pesquisa em Linguagens Visuais, o curso de especialização em Hi stória da Arte e História da Arquitetura no Brasil, e também no mestrado em História Social da Cultura, do Departamento de História da PUC/RJ. Publicou diversos artigos em revistas especializadas e o livro A Querela do Brasil: a questão de identidade na arte brasileira (1982).


Carmela Gross

Artista e professora. Leciona na Faculdade de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP. A partir da década de 1980, sua obra desenvolve-se entre a pintura e o desenho, e entre a pintura e o objeto. Obtém a Bolsa Vitae de Artes Plásticas, São Paulo, em 1991. Em 1994 recebe bolsa para pesquisar no European Ceramics Work Centre, na Holanda. A partir do fim da década de 1990, realiza os trabalhos Comedor de Luz (1999) e O Fotógrafo (2001), utilizando lâmpadas fluorescentes, fios e estruturas metálicas.


Catherine Bompuis

Historiadora da arte e curadora independente. Desempenhou diferentes funções no Ministério da Cultura da França, entre as quais a direção do Frac Champagne-Ardenne. Entre suas curadorias, em Paris, Barcelona, Porto e outras cidades, destacam-se as exposições de Klaus Rinke (1986), de Raymond Hains (1990) e, em São Paulo, a de Claudio Paiva (2002). Com colaborações para as edições do Centre Georges Pompidou e diversas outras publicações, vem traduzindo textos de críticos brasileiros como os de Mário Pedrosa e de Ferreira Gullar para a revista Luna Park.


Cristiana Tejo

Crítica de arte e curadora. Coordenadora e curadora de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco, desde 2002. Possui especialização em Filosofia da Ciência (2000) e mestrado em Comunicação (2005), ambos pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora de História da Arte e Jornalismo Cultural da Faculdade Ensino Superior de Olinda. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, e o livro Paulo Bruscky: Arte em todos os Sentidos.


Elaine Tedesco

Artista e professora. Doutora em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Destaca-se de suas exposições recentes a individual “Montagem S-3” (Galeria Leme, São Paulo, 2008), a coletiva “Lugares desdobrados”, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, 2008; sua participação na 52ª Bienal de Veneza, 2007 e na Bienal de Artes Visuais do Mercosul (Porto Alegre,1999 e 2005). Publicou o livro Sobreposições Imprecisas, Documento Areal 4 (Ed. Escrituras, 2003).

Ernesto Neto

Artista. Estudou na EAV-Parque Lage e no MAM-RJ. Realizou diversas exposições entre as quais se destacam as individuais na Tanya Bonakdar Gallery (Nova York, 2008) e no Macro Museo d’arte Contemporanea (Roma, 2008), e as coletivas “Life? Biomorphic Forms in Sculpture” (Kunsthauss Graz, Austria, 2008) e “When Lives Become From” (Mot, Museum of Modern Art, Tokyo, 2008). É consultor da Associação de Amigos da EAV-Parque Lage (AMEAV).


Fernando Cocchiarale

Crítico de arte e curador. Graduado em Filosofia pela PUC-Rio, onde atuou também como professor da graduação e pós-graduação em História da Arte e da Arquitetura no Brasil. Publicou diversos artigos e livros, entre os quais Abstracionismo geométrico e informal (Funarte, 1987), com Anna Bella Geiger. Foi curador do MAM-RJ (2000-2008) e do “Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais” (1999-2003), entre outros.


Livia Flores

Artista e pesquisadora. Doutora em Artes Visuais pela EBA/UFRJ (2007). Professora adjunta da Escola de Comunicação ECO/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ. Realizou diversas exposições, entre as quais se destacam individuais na Galeria Progetti (2008) e no Centre d´Art Santa Mònica (2004), a participação na 26ª Bienal de São Paulo e no Prêmio Sergio Motta (2003).


Malu Fatorelli

Artista. Doutora em Linguagens Visuais pela EBA/UFRJ. Professora adjunta do Instituto de Artes e do programa de pós-graduação em Artes da UERJ. Esteve como artista visitante na Universidade de Oxford (Inglaterra) e no Headland Center for the Arts (Califórnia, EUA), entre outras instituições. Realizou exposições no Brasil e em países como França, Inglaterra, Itália, Cuba e China.


Matheus Rocha Pitta

Artista. Graduado em História pela UFF e em Filosofia pela UERJ. Em 2003, foi bolsista do Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte. Em 2007 ganhou a Bolsa Iberê Camargo, uma residência na Universidade do Texas, Austin, EUA. No mesmo ano ganhou o prêmio aquisição do 14º Salão da Bahia. Entre as principais exposições individuais destacam-se “DRIVE IN” (Novembro Arte Contemporânea, 2006) e “Jazida” (Galeria Millan, 2007).


Milton Machado

Artista e professor. Professor do Centro de Arquitetura e Artes da Universidade Santa Úrsula, entre 1979 e 1994, e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage de 1983 a 1994. Obtém título de mestre em planejamento urbano e regional pela UFRJ em 1985. Doutor em artes visuais no Goldsmiths College University of London, 2000. Desde 2002, é professor de História e Teoria da Arte na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Paulo Sergio Duarte

Historiador e crítico da arte. Professor do Centro de Estudos Sociais Aplicados / Cesap da Universidade Candido Mendes. Foi Assessor-Chefe do RIOARTE (1983-85) e primeiro diretor geral do Paço Imperial/Iphan, de 1986 a 1990, sendo responsável pela sua implantação como centro cultural. Publicou diversos livros, entre os quais se destacam Arte Brasileira Contemporânea: um prelúdio (Instituto Plajap / Silvia Roesler, 2009), Anos 60 – Transformações da Arte no Brasil (Campos Gerais, 19980), Waltercio Caldas (Cosac & Naify, 2001) e Carlos Vergara (Instituto Santander Cultural, 2003).





Posted by Marília Sales at 6:46 PM