|
novembro 26, 2009
Projeto “Entreouvidos no Parque: sobre rádio e plásticas sonoras” na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro
Curadoria de Lilian Zarembba
Participantes: Franz Manata, Janete el Haouli, Julio de Paula, Marssares, Marco Scarassatti, Rodolfo Caesar, Romano
O projeto “Entreouvidos no Parque” apresenta um recorte da produção de radioarte e artes sonoras no eixo Rio – São Paulo – Paraná, ampliando o acesso às reflexões e realizações dos importantes profissionais que estarão na EAV, por meio de aulas-palestras, oficinas e uma apresentação coletiva.
Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Salão Nobre
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico
21-2538-1879 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.org.br
10 e 11 de dezembro, quinta e sexta, 18-22h
Sendo difícil estabelecer uma data precisa e única para o nascimento do rádio, alguns modelos acabaram por descrever sua gênese repleta de ausências e até alguns equívocos. Condicionados ao modelo do entretenimento, quase nos esquecemos de perceber a diversidade e descontinuidade de sua história. Observado como fenômeno de comunicação cósmica via ondas eletromagnéticas, será possível apontar a presença precoce do rádio em situações aparentemente inusitadas.
R.Murray Shafer, compositor e radioasta canadense, sugere que o rádio existiu muito antes de ser inventado, estando presente nas transmissões religiosas da Antiguidade, quando vozes expressavam ordem diretamente dos Céus. Esta versão sacralizada do rádio bem anterior e diversa ao formato midiático, juntamente com expressões da música e artes plásticas, tem sido alimento para reflexões inovadoras.
Na virada do século 20 para o 21, a radiofonia oferece singular topografia eletromagnética digital, alimentando também a mídia rádio nesta esteira das novas tecnologias para transmissão, gravação e armazenamento de áudio, numa variedade de opções da radiotelefonia: celulares, tocadores de MP3, MP4, computadores, neste panorama “novo”, que agora brilha reacendendo idéias seminais de radiotransmissão. Grande parte delas está sintonizada em trabalhos de arte: plásticas sonoras, arte sonora, radioarte, e equaciona novas possibilidades para esta forma de comunicação centenária.
Programação
10 de dezembro (quinta - feira)
18h - Rodolfo Caesar
“Sussurro (arte eletroacústica)”
19h - Marco Scarassatti
“Plásticas sonoras de Walter Smetak a Sonax”
20h - Debate com o público
21h - Lançamento do livro “Walter Smetak, o alquimista dos sons”, de Marco Scarassatti
11 de dezembro (sexta-feira)
18h - Janete el Haouli
“Paisagem sonora / John Cage e Rádio”
19h - Julio de Paula
“Rádio documentário”
20h - Debate com o público
21h - Apresentação Coletiva
- Performances e trabalhos sonoros realizados pelos alunos da EAV nas oficinas “A máquina ao ar livre”, com Marssares, e “Rádio-lugar”, com Romano.
- “Dj Radiofônico” Intervenção sonora de Franz Manata e Saulo Laudares
Sobre a curadora
Lilian Zaremba
Artista e pesquisadora. Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), onde desenvolve também pesquisa de Pós-Doutorado. Participou de diversas exposições entre as quais se destacam, a “7ª Bienal do Mercosul”, e "Arte e música” (Caixa Cultural). Atualmente é Produtora da Rádio MEC FM.
Sobre os participantes
Franz Manata
Artista, curador, professor e produtor. Mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ (2002). Professor na Escola Guignard UEMG (1997-98) e Professor de Economia no INPE/MG (1991-93). Desde 2004 é professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atuou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro no Departamento de Curadoria (2001-08). Desde então, vem desenvolvendo projetos para diversas instituições. Como artista participou, desde 1994, de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.
Janete el Haouli
Professora do Departamento de Música e Teatro e diretora da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Na Rádio Universidade FM da UEL, da qual foi diretora, produziu durante 14 anos o programa “Música nova - rádio para ouvidos pensantes”. Doutora pela ECA-USP, defendendo tese sobre arte acústica radiofônica, criou e dirigiu o Núcleo de Música Contemporânea (1993 / 2008). Realizou projetos de criação radiofônica para a WDR (Colonia), DeustchandRadio (Berlin), Radio Educación (Mexico), Rádio Cultura FM SP entre outras. É autora do livro Demetrio Stratos – em busca da voz-música (Itália, 1999; Brasil, 2003 e México, 2006).
Julio de Paula
Radiomaker e documentarista. Produtor da Cultura FM de São Paulo, produz “Veredas”, radio-documentários dedicados à cultura popular. Também na Cultura, é produtor do “Supertônica”, programa com Arrigo Barnabé, e do projeto “São Paulo Microkosmos”, em celebração aos 450 anos da metrópole. Atualmente, realiza, também ambientações sonoras para mostras de artes visuais.
Marssares
Artista. Participou de diversas exposições coletivas, entre as quais, a 15ª Bienal de São Paulo e a II Bienal de Liverpool em 2002. Realizou a individual “Tambor” na Galeria A Gentil Carioca. Ganhou prêmios, entre os quais se destaca a Bolsa de Residência na Gasworks, Londres (2004). Criou o programa “Caixa 2” na Rádio Comunitária Madame Satã, Rio de Janeiro (2005), dedicado a saturação de eco e delay na discotecagem de música dub. Como Dj se apresentou em diversos eventos, entre eles, os produzidos pela Rádio WPS1 em Miami, Basel (2006) e na Bienal de Veneza (2007).
Marco Scarassatti
Compositor. Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, pesquisou o processo criativo do compositor Walter Smetak. Doutorando pela Faculdade de Educação da Unicamp. Publicou, entre outros, o livro Walter Smetak, o alquimista dos sons, (Editora Perspectiva, 2008). Curador da exposição “Paisagens Plásticas e Sonoras”, que reuniu trabalhos de compositores em torno de novas formas para os instrumentos musicais convencionais (Sesc Pinheiros, 2005) e do I Encontro de Música Improvisada (Unicamp, 2007).
Rodolfo Caesar
Compositor. Em seu doutorado pela University of East Anglia, foi orientado por Denis Smalley. Recebeu prêmios e bolsas de diversas instituições, entre as quais, Fundação Vitae, Arts Council of England/Sonic Arts Network, Arts Council of Great Britain, Groupe de Recherches Musicales, entre outras. Leciona na Escola de Música da UFRJ, onde fundou o Laboratório de Música e Tecnologia, LaMuT (www.sussurro.musica.ufrj.br/).
Romano
Mestre em Linguagens Visuais pela EBA/UFRJ (2004). Selecionado para a 7ª Bienal do Mercosul (2009). Participou de diversas exposições, entre as quais se destacam, em 2008, "Nova Arte Nova" (CCBB), "Arte e música” (Caixa Cultural) e "Trajetórias em Processo" (Galeria Anita Schwartz). Produziu o programa de rádio "O inusitado", na Rádio Madame Satã (2002-2004). Seus projetos de arte sonora já foram transmitidos em rádios como Rádio WKCR, Columbia, NY(2004), Rádio Student, Ljubljana, Eslovênia (2006), Rádio Ressonance FM, Londres (2008), Rádio Mec FM, RJ (2005-07).
Saulo Laudares
Artista, DJ e produtor. Em parceria com Franz Manata e individualmente, realiza trabalhos em diferentes mídias. Participou de diversas exposições, entre as quais se destacam, em 2008, “Prêmio Interferências Urbanas” (Parque do Flamengo, RJ), “Arte & Música” (Caixa Cultural); em 2007, “Vento Sul - Mostra Latino-Americana de Arte Contemporânea” (Curitiba) e “Heartbeat_DJsite - Universidarte XV” (Rio de Janeiro); em 2006, “SoundSystem” (Cavalariças- EAV Parque Lage, Rio de Janeiro); e em 2005, “ll Bienal Internacional de Praga” (República Tcheca) e “Ano do Brasil da França” (Centro de Arte Passerele, Brest, França).
Postei a notícia em www.abracocentrooeste.ning.com ABRAÇO FORTE
Posted by: Joaquim Carlos at novembro 28, 2009 11:00 AM