|
novembro 26, 2009
VI Colóquio Rumos Jornalismo Cultural / Convergência das Mídias no Itaú Cultural, São Paulo
Com o subtítulo Convergências, o VI Colóquio Rumos Jornalismo Cultural aborda a emergência de novos sites e coletivos de referência, as implicações da difusão da cultura twitter e a vida dupla dos que trabalham em redações tradicionais e precisam se adaptar nesse ambiente em mutação
Curadoria da jornalista Rachel Bertol
O evento conta com a participação dos seguintes nomes: Adauto Novaes (Artepensamento), Alberto Pucheu (UFRJ), Alcino Leite (Folha de S.Paulo e Trópico), Almir de Freitas (Bravo! e Bravo Online), Alex Primo (UFRGS) Alexandre Inagaki (Pensar Enlouquece, Pense Nisso), Antonio Prada (Portal Terra), Eugenio Bucci (USP), Fábio Malini (UFES), Franklin Leopoldo e Silva (USP), Guillermo González (Revista Número - Colômbia), José Castello (jornalista e escritor), José Eduardo Gonçalves (Rede Minas) José Marcelo Zacchi (Overmundo), Lucia Guimaraes (O Estado de S.Paulo e Rádio Eldorado), Luiz Antonio Giron (Revista Época), Marcia Menezes (G1), Matinas Suzuki (Revista Serrote), Patrícia Canetti (Canal Contemporâneo), Paulo Fehlauer (Coletivo Garapa), Pedro Markun (Jornal de Debates).
3 a 5 dezembro de 2009
Itaú Cultural - Sala Itaú Cultural
Avenida Paulista 149, São Paulo - SP
11-2168-1776/1777
www.itaucultural.org.br
Entrada gratuita, ingressos distribuídos com 30 min de antecedência.
Reservas individuais ou em grupo pelo email itaucultural@comunicacaodirigida.com.br. Mencione o seu nome completo e o nome da sua faculdade. Se não for estudante nem professor apenas mencione a atividade que exerce. Haverá retorno confirmando a reserva.
Lotação: 247 lugares.
Programação
3 de dezembro, quinta-feira
16h - Novas referências, a experiência dos coletivos
Novos sites vem se organizando de forma coletiva, com forte impacto no debate cultural. Criam-se redes informativas, que contribuem para modificar os canais de acesso à cultura.
Com:
- José Marcelo Zacchi, coordenador e fundador do site Overmundo
- Patrícia Canetti, artista visual, criadora e coordenadora do site Canal Contemporâneo
- Paulo Fehlauer, jornalista e fotógrafo, um dos três criadores do coletivo Garapa
Mediação:
- Pedro Markun, diretor do Jornal de Debates, blogueiro e consultor de social media.
18h - Convergência e cultura twitter
Imagens rápidas, textos curtos, ambiente multimídia. Como pensar a mediação cultural nesse contexto, diante das novas tecnologias? Que técnica se impõe? Qual o valor da nova cultura?
Com:
- Antonio Prada, diretor de Mídia do Portal Terra
- Eugenio Bucci, professor da Universidade de São Paulo (USP) e autor de livros sobre jornalismo e mídia
- José Eduardo Gonçalves, jornalista, editor, escritor e presidente da Rede Minas de Televisão
Mediação:
- Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Diálogos do Itaú Cultural
20h - O tempo da informação
Na web, as informações se difundem em “tempo real”, de forma instantânea e até “viral”. Na chamada sociedade da informação, cria-se uma nova relação com o tempo. Filósofos discutem qual é esse novo tempo da informação.
Com:
- Alberto Pucheu, poeta e professor de teoria literária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Franklin Leopoldo e Silva, professor do Departamento de Filosofia da USP
Mediação:
- Adauto Novaes, jornalista e professor é diretor da Artepensamento, realizadora de ciclos de conferência que resultam em livros de ensaios
4 de dezembro, sexta-feira
16h - Vida dupla: crítica, post e comentário
Hoje não existe mais jornal ou TV ou rádio ou revista sem sua versão para internet. Para os profissionais, é uma vida dupla, na hora de redigir, fotografar ou apurar e editar a matéria. Na área de cultura, quais são as mudanças?
Com:
- Alcino Leite, editor da revista cultural eletrônica Trópico e da seção de moda da Folha de S. Paulo,
- Almir de Freitas, editor sênior da revista cultural Bravo!, e autor do blog bravonline.abril.com.br/blogs/blog_almir.shtml
- Lucia Guimarães, colunista e colaboradora de O Estado de S. Paulo e da Rádio Eldorado
Mediação:
- Rachel Bertol, jornalista formada pela UFRJ; mestre em comunicação e cultura, também pela UFRJ e curadora do VI Colóquio Rumos Jornalismo Cultural
18h -Cultura na prática
Os assuntos que despertam mais interesse e a força dos ambientes interativos. Uma análise das relações entre a cultura na internet – com sites para download de músicas, livros e filmes, por exemplo – e o jornalismo cultural em rede.
Com:
- Alex Primo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Alexandre Inagaki, jornalista, autor do blog Pensar Enlouquece, Pense Nisso
- Marcia Menezes, jornalista, editora do site de jornalismo G1, da globo.com
Mediação:
- Fábio Malini, professor de comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
20h - Proposta de revista – princípios
Qual a sua revista ideal seja em papel, na TV ou na internet, com a convergência das mídias? Os debatedores apresentam cinco princípios que consideram fundamentais para uma boa revista cultural.
Com:
- Guillermo González, diretor da revista colombiana Número
- Matinas Suzuki, editor da revista Serrote, do Instituto Moreira Salles
- Luiz Antonio Giron, jornalista e escritor. Edita a seção de livros da revista Época
Mediação:
- José Castello, jornalista, escritor e crítico literário, é colunista do suplemento de livros do jornal O Globo
5 de dezembro, sábado
15h - Bate-Papo com o jornalista e escritor Humberto Werneck
Sobre os participantes
Adauto Novaes
É jornalista e professor. Estudou filosofia na frança e dirigiu, por 20 anos, o centro de estudos e pesquisas da fundação nacional de artes (funarte). É diretor da artepensamento, realizadora de ciclos de conferência que resultam em livros de ensaios. O mais recente é a condição humana – as aventuras do homem em tempo de mutações. Vive no rio de janeiro.
Alberto Pucheu
É poeta e professor de teoria literária da universidade federal do rio de janeiro (ufrj). É autor, entre outros, de a fronteira desguarnecida (poesia reunida) e pelo colorido, para além do cinzento. É mestre em filosofia e doutor em letras pela ufrj. Vive no rio de janeiro.
Alcino Leite
É editor da revista cultural eletrônica trópico e da seção de moda da folha de s. Paulo, jornal onde exerceu as funções de editor do mais!, da ilustrada, de domingo e de correspondente em paris. Mineiro de lambari , formou-se jornalismo pela pontifícia universidade católica de minas gerais (puc-mg) e tem mestrado em comunicação e semiótica pela puc-sp. Vive em são paulo.
Alex Primo
É professor da universidade federal do rio grande do sul (ufrgs). Possui mestrado em jornalismo (ball state university) e doutorado em informática na educação (ufrgs), com tese premiada pela sociedade brasileira de estudos interdisciplinares da comunicação (intercom). Autor de interação mediada por computador. Vive em porto alegre.
Alexandre Inagaki
É jornalista, autor do blog pensar enlouquece, pense nisso (www.interney.net/blogs/inagaki/). É colunista da revista pix e do site yahoo! Posts e um dos curadores da área de blogs da campus party brasil. Ministra palestras e consultorias sobre blogs e mídias sociais para empresas e agências de publicidade. Mantém ainda o blog pop cabeça, no portal mtv. Vive em são paulo.
Almir de Freitas
É editor sênior da revista cultural bravo!, em cujo site mantém um blog (http://bravonline.abril.com.br/blogs/blog_almir.shtml). É editor das seções de livros, teatro e dança da revista. Estudou história na universidade de são paulo (usp). Vive em são paulo.
Antonio Prada
É diretor de mídia do portal terra, onde trabalha desde 1998 e é responsável pelo conteúdo no brasil, na américa latina e nos eua. Também é coordenador geral do terra tv, a plataforma de televisão via internet da empresa. Foi diretor de novas mídias e editor-chefe do diário do grande abc e colaborador de revistas como bravo! E república. Vive em são paulo.
Claudiney Ferreira
É jornalista e gestor do núcleo diálogos, do itaú cultural, responsável pelo programa rumos jornalismo cultural desde seu início, em 2004. Vive em são paulo.
Eugenio Bucci
É professor da usp e autor de livros sobre jornalismo e mídia, como em brasília, 19 horas e a imprensa e o dever da liberdade. Foi secretário editorial da editora abril e presidiu a radiobrás de 2003 a 2007. É colunista de o estado de s. Paulo e foi crítico de tv e cultura na folha de s. Paulo e na veja, entre outros veículos. Vive em são paulo.
Fabio Malini
É professor de comunicação da universidade federal do espírito santo (ufes) e pesquisador-associado do laboratório de estudos sobre território e comunicação e do ciberidea, ambos da ufrj. Membro da equipe do revista acadêmica lugar comum e do comitê editorial da revista global. Mantém o blog http://fabiomalini.wordpress.com. Vive em vitória.
Franklin Leopoldo e Silva
É professor do departamento de filosofia da usp. Publicou os livros descartes, metafísica da modernidade e bergson: intuição e discurso filosófico. Sua linha de pesquisa é a história da filosofia contemporânea. Tem ensaios editados em diferentes coletâneas. Vive em são paulo.
Guillermo González
É diretor da revista colombiana número desde sua criação, em 1993. Nos anos 80, editou a revista dominical do jornal el espectador. Ganhou diversos prêmios, como o planeta de jornalismo, por sua trajetória e pelo livro los niños de la guerra, e o media 2001, do latin american studies (eua), além de medalha de crítica cultural no festival internacional de arte de cali. É agente literário de william ospina. Vive em bogotá.
Humberto Werneck
É jornalista e escritor. Mineiro de belo horizonte, trabalhou em veja, istoé, playboy e jornal do brasil. Publicou o desatino da rapaziada (1992) e o song book chico buarque letra e música (1989) — este último revisto, ampliado e relançado em 2006 com o título tantas palavras. É autor, também, de santo sujo – a vida de jayme ovalle, e o pai dos burros – dicionário de lugares comuns e frases feitas, entre outros. Vive em são paulo.
José Castello
É jornalista, escritor e crítico literário. É colunista do suplemento de livros do jornal o globo e autor, entre outros, de inventário das sombras, vinicius de moraes – o poeta da paixão e joão cabral de melo neto – o homem sem alma & diário de tudo. Nasceu no rio de janeiro e atualmente vive em curitiba.
José Eduardo Gonçalves
É jornalista, editor, escritor e presidente da rede minas de televisão. Graduado pela puc-mg foi presidente da rádio inconfidência e da associaçãao brasileira de comunicação empresarial (aberje) e trabalhou no jornal o globo. Publicou os livros cartas do paraíso, vertigem e a cidade das memórias flutuantes e desenvolve projetos editoriais como as coleções bh. A cidade de cada um e perfis bh.
Vive em nova lima (mg).
José Marcelo Zacchi
É coordenador d o site overmundo, que ajudou a fundar. Baiano de ilhéus, estudou direito na usp. Fundou o fórum brasileiro de segurança pública e o instituto sou da paz. Participou do projeto modelos de negócios abertos, américa latina, da fundação getúlio vargas (fgv/rj) e fez curadoria do centro cultural waly salomão, do grupo afroreggae. Vive no rio de janeiro.
Lucia Guimarães
É colunista e colaboradora de o estado de s. Paulo e da rádio eldorado. Manteve o site www.luciaguimaraes.com até o primeiro semestre deste ano. Trabalhou para rede globo, tv cultura, globosat e participa, com reportagens, do saia justa, do gnt. Vive em nova york desde 1985.
Luís Antonio Giron
É jornalista e escritor. Edita a seção de livros da revista época. É autor, entre outros, da coletânea de contos até nunca mais por enquanto e organizador da antologia minoridade crítica, com textos de autores clássicos, como machado de assis. Na usp, fez doutorado em artes cênicas e mestrado em musicologia. Vive em são paulo.
Marcia Menezes
É jornalista, editora do site de jornalismo g1, da globo.com. Já foi editora do jornal nacional, da rede globo. Estudou jornalismo na puc-rj e vive no rio de janeiro.
Matinas Suzuki Júnior
É editor da revista serrote, do instituto moreira salles. Foi editor-executivo e membro do conselho editorial da folha de s. Paulo e diretor editorial-adjunto na editora abril. Apresentou o programa roda viva, da tv cultura, e presidiu o portal ig. Dirige a coleção jornalismo literário, da companhia das letras. Vive em são paulo.
Patricia Canetti
É artista visual, criadora e coordenadora do site canal contemporâneo, referência no debate e nas informações sobre arte contemporânea no brasil. Suas pesquisas atuais enfocam a netarte. Estudou fotografia no museu de arte moderna (mam-rj) em 1976 e em londres, na polytechnic of central london. Nasceu em 1960 no rio de janeiro e atualmente vive em são paulo.
Paulo Fehlauer
É jornalista e fotógrafo, um dos três criadores do coletivo garapa. Foi fotojornalista na folha de s. Paulo e morou dois anos em nova york, quando trabalhou no international center of photography. No garapa, realiza produção e pesquisa em narrativas multimídia. Nasceu em marechal cândido rondon (pr) e atualmente vive em são paulo.
Pedro Markun
É diretor do jornal de debates, blogueiro e consultor de social media. Dirige, na casa de cultura digital, as empresas esfera, focada em processos de comunicação, política e novas tecnologias, e nunklaki, que constrói aplicativos e ferramentas colaborativas para a web. Cursou comunicação digital na universidade do vale do rio dos sinos (unisinos, são leopoldo/rs). Nasceu e vive em são paulo.
Rachel Bertol
É jornalista formada pela ufrj, e mestre em comunicação e cultura, também pela ufrj. Trabalhou 15 anos no jornal o globo, dos quais nove no suplemento de livros. Já colaborou para o suplemento literário do jornal le monde. É curadora do vi colóquio rumos jornalismo cultural. Nasceu em porto alegre e vive no rio de janeiro.