|
novembro 19, 2009
No vazio do arquivo - Oficina teórica com Mabe Bethônico, Florianópolis
Módulo do Museu do sabão, trabalho de Mabe Bethonico na exposição do projeto Cinco + Sete na Pace Galeria
Nos dias 7 e 8 de dezembro, o Museu Victor Meirelles realizará "No vazio dos arquivos”, com a artista Mabe Bethônico, última oficina promovida pela Agenda Cultural 2009. A partir de pesquisas e trabalhos da artista em que a voz institucional se confunde com a ficção, a proposta será a construção, a partir do arquivo, de um ensaio multifacetado sobre diferentes momentos do Museu Victor Meirelles.
7 e 8 de dezembro de 2009, 14-18h
Pré-inscrição até 3 de dezembro de 2009.
Encaminhar pedido de inscrição para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. com as informações abaixo:
Título da oficina:
Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?
Museu Victor Meirelles - Sala Multiuso
Rua Victor Meirelles 59, Centro, Florianópolis - SC
48-3222 0692 ou museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
www.museuvictormeirelles.org.br
Certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 75% de freqüência na oficina.
Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.
A oficina é gratuita e tem como público-alvo professores, artistas, historiadores, arquivistas, estudantes e profissionais atuantes em instituições culturais, entre outros interessados. Serão 40 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 3 de dezembro de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 4 de dezembro.
Mabe Bethônico desenvolve o projeto de pesquisa “Ficções institucionais” que busca tensionar a compreensão sobre as instituições museológicas por meio do desenvolvimento de um projeto artístico que explora sentidos poéticos e formatos plásticos/gráficos. O museu é abordado como espaço de memória e invenção, de esquecimento e interpretação, onde o documento pode ser referência de história, narrativa e ficção. A proposta é viabilizar uma rede de ações em diferentes formatos e suportes, em torno da museologia aplicada às artes visuais, tais quais: produção de intervenções/exposições, websites, objetos, publicações, explorando resultados em texto, multimídia e arte sonora.
Sobre a ministrante:
Artista plástica, doutora pelo Royal College of Art - Londres, professora adjunta da UFMG e pesquisadora. Principais exposições: 28ª Bienal de São Paulo, 2008; Encuentro Internacional de Medellin/ Práticas Artísticas Contemporâneas, 2007; 27ª Bienal de São Paulo, 2006; Subversiones Diarias - Malba, Buenos Aires, Panorama da Arte Brasileira - MAM, SP, Obra Colecionada - Museu de Arte da Pampulha, BH, 2005; Telling Histories - Kunstverein Muenchen, Munique, 2003. Desde o ano 2000 constrói o museumuseu - www.museumuseu.art.br.
estou surfando nestas ondas. sexygenário que estou now, me sinto 1ET, mas surviving on this new order of things. looking only, just busing around. besitos C.A 09 IlhaSC
Posted by: CARLOS ASP at dezembro 8, 2009 1:00 PM