|
outubro 5, 2009
Dynamic Encounters na 7ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre
O Dynamic Enconters vai à Bienal do Mercosul
Professores/Palestrantes*:
Charles Watson - Professor da EAV - Parque Lage RJ
Fernando Cocchiarale - Professor da EAV Parque Lage e da PUC RJ
Franz Manata - Curador independente e professor da EAV Parque Lage
Frederico Carvalho - Artista e professor da UFRJ
Pedro França - Artista e professor da EAV Parque Lage RJ
*Sujeito a alteração
29 de outubro a 1 de novembro de 2009
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosu
Rua Bento Martins 24, sala 1201, Centro, Porto Alegre - RS
51-3254-7500 ou contato@bienalmercosul.art.br
www.fundacaobienal.art.br
Informações:
21-2553-3748/9224 ou wats352@attglobal.net
A 7ª Bienal do Mercosul é uma plataforma aberta de comunicação sobre o estado das artes mais experimentais e críticas do continente, em diálogo com o mundo. Nesta edição, ela propõe revalorizar o artista como um ator social e constante produtor de um sentido crítico necessario, posicionando seu olhar no cerne de cada uma das exposições e programas.
O título da Bienal - Grito e Escuta - se refere à importância de explorar a comunicação multidirecional - entre um mundo em conflito e um artista que escuta e responde; entre um artista que produz sentido com a intenção de que o mundo o escute - através de múltiplas linguagens, com a intenção de alterar a hegemonia da visualidade. A 7ª Bienal do mercosul explora a sonoridade, o movimento corporal, a vivência pedagógica como partes integrantes da experiência da arte hoje.
A intenção da Bienal é de incorporar um amplo espectro de conteúdos: desde o artista que realiza uma ação para gerar uma transformação ou um impacto concreto sobre a realidade, até o artista que promove a atitude reflexiva e a escuta ante o entorno, que resgata o poder do diálogo como modelo possível de construção para uma sociedade melhor.
O Dynamic Encounters promove, através de uma metodologia ímpar, contacto com a produção contemporânea e com a riqueza e complexidade dos processos criativos. Visando sempre estimular a reflexão sobre os trabalhos vistos através de uma abordagem especulativa, o grupo é acompanhado por professores e curadores de arte. O curso é direcionado àqueles que queiram familiarizar-se com o cenário da arte contemporânea.