|
setembro 15, 2009
Workshop: "Novas estratégias documentais: tela e espaço" com Jacobo Sucari no MIS, São Paulo
O workshop propõe um diálogo sobre os mecanismos de discurso, as ferramentas de desenvolvimento do documentário contemporâneo e suas novas estratégias de representação.
Inscrições até 30 de setembro de 2009, Workshop de 6 a 10 de outubro, terça a sábado, 10-14h
Enviar Curriculum Vitae e carta de intenção para mariana.amaral@mis-sp.org.br.
Museu da Imagem e do Som - LABMIS
Av Europa 158, Jardim Europa, São Paulo - SP
11-2117-4777 ou mis@mis-sp.org.br
www.mis-sp.org.br
Sobre o workshop
Jacobo Sucari enfoca o Documentário Post-media; os conceitos e a história da Instalação, do Cinema Expandido, da Videoinstalação e da Projeção; as diferentes estratégias da representação documental como experiência midiática do real; as formas e discursos do documentário expandido; a investigação e a confecção de projetos; e as estratégias expositivas.
As aulas desenvolvem uma aproximação teórica mediante a exibição de obras documentais de relevância. Busca-se incitar um processo de criação capaz de transformar esta informação em projetos, para assim ampliar, consolidar e gerar trabalhos pessoais por parte dos participantes do workshop.
Sobre Jacobo Sucari
Artista audiovisual e Professor de Cinema e Vídeo Documental na Faculdade de Bellas Artes da Universidade de Barcelona. Desde 1986 trabalha no âmbito audiovisual, com instalações e documentários de criação, combinando desta maneira formas narrativas e experimentais. Gosta de se definir como “Compositor Audiovisual”, uma vez que em seus trabalhos mais recentes, sejam em vídeo ou em performances, o som e a imagem são feitos e construídos em paralelo. Seus trabalhos audiovisuais são expostos em diversos formatos e espaços, combinando assim, indistintamente, meios de tradições convergentes como o cinema, a TV, centros culturais, festivais e museus.
O espanhol Jacobo Sucari vem ao Brasil especialmente para este workshop a convite do Centro Cultural da Espanha (CCE_SP), parceiro na realização deste evento.