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agosto 21, 2009
Curso de Arte Moderna e Contemporânea Brasileira com Felipe Scovino no MAC Niterói
Análise crítica, por meio de fontes primárias, da passagem do moderno ao contemporâneo no campo das artes visuais brasileiras. Serão analisadas obras, ensaios críticos e textos de artistas que relatam essa transição. Serão debatidas a questão da identidade na arte brasileira, o lugar da vanguarda na arte brasileira do século XX, arte construtiva, a relação entre arte e política, o sensório como forma de conhecimento na arte, o vazio como elemento propositivo do objeto de arte, e a discussão sobre os caminhos da crítica de arte na última década frente às novas produções artísticas. O curso também contará com a exibição de filmes e documentação visual. Para cada aula, serão sugeridos textos aos alunos.
21, 28 de setembro e 5, 19, 26 de outubro de 2009, 14-16h
R$ 150,00
Museu de Arte Contemporânea de Niterói - Auditório do MAC
Mirante da Boa Viagem s/nº, Boa Viagem, Niterói - RJ
21-2620-2400
www.macniteroi.com.br
Inscrições: na bilheteria do museu/ pagamento em dinheiro ou cheque.
informações por telefone
Programa:
1a aula: Flávio de Carvalho, Volpi e Cícero Dias: qual é o lugar do moderno?
Estudo sobre três artistas brasileiros que foram fundamentais para se entender a crise do moderno.
2a aula: A industrialização e o fenômeno do moderno no Brasil: o estabelecimento das vanguardas construtivas.
Compreensão sobre como o momento político e econômico dialogou com uma vontade construtiva no Brasil.
3a aula: Arte e invenção. O conceito de arte-vida. Continuamos sendo artistas?
Após a dissolução do neoconcretismo, estudaremos como as suas propostas foram alargadas, disseminadas e re-conjugadas através das obras de Hélio Oiticica, Lygia Clark e Lygia Pape.
4a aula: O conceito de vanguarda no Brasil e a revisão de uma crítica de arte.
Na virada dos anos 60 para os 70 no Brasil, novas práticas artísticas surgem assim como a experimentação com diferentes suportes. Paralelo a essa produção, temos a emergência de uma geração de críticos de arte e de práticas de disseminação do trabalho do artista.
5a aula: Arte e identidade
Analisaremos até que ponto arte, política e identidade podem ser entendidas como um diálogo ou aproximação crítica. O conceito de transnacionalismo na atual produção de arte contemporânea. Através de um estudo de caso, analisaremos o papel do crítico de arte, a subjetividade na prática dessa atividade e o lugar do artista nessa discussão.