|
julho 29, 2009
Cursos do Segundo Semestre no b_arco, São Paulo
Pintura, acompanhamento, discussão e ateliê com Fábio Miguez; Pintura realista a óleo com Hildebrando de Castro; Oficina da Cor com Tereza Viana; Pintura contemporânea com Paulo Monteiro; A Poética da Cidade com Renata Pedrosa; Livro-objeto com Edith Derdyk; Escrituras do olhar: O espaço entre a palavra e a imagem com Edith Derdyk.
Agosto a dezembro de 2009 - início em 10 de agosto
Centro Cultural b_arco
R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto 426, Pinheiros, São Paulo - SP
11-3081-6986
www.obarco.com.br
Pintura, acompanhamento, discussão e ateliê com Fábio Miguez
10 de agosto a 14 de dezembro, 15-18h
Conteúdo do curso (resumo):
O curso é de natureza prática e visa preparar o aluno a intervir com sua produção no sistema de arte com autonomia crítica e criatividade, valorizando a singularidade dos projetos. Tem como objetivo desenvolver e discutir projetos em qualquer área das artes visuais através de reflexões sobre questões da arte contemporânea.
Currículo do professor:
Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Fábio Miguez é artista plástico. Desde o início da década de 80, com a formação do grupo Casa 7 e depois individualmente, participou de diversas exposições coletivas, produziu mais de vinte exposições individuais e expôs em diversas exposições Bienais. Além de seu trabalho de artista plástico, desenvolve a atividade de artista gráfico. Colaborou com vários títulos para editoras como Cosac Naify (onde se destacam as coleções Espaços da Arte Brasileira e Prosa do Mundo), Publifolha, Ática, Discurso Editorial, Universal Music, Cebrap, etc. Tem também seu trabalho de artista plástico reproduzido em diversas publicações da editora Companhia das Letras, Folha de São Paulo, etc.
Pintura realista a óleo com Hildebrando de Castro
início em 13 de agosto, quintas feira, 10h30-13h30
Público-alvo : Artistas, estudantes de artes e interessados em pintura figurativa realista
Conteúdo do Curso (resumo):
O objetivo deste curso é instrumentalizar tecnicamente o aluno de forma que ele tenha um domínio cada vez maior da técnica da pintura realista a óleo.
Ao longo do curso, a prática deste método será desenvolvida através da escolha de uma referência fotográfica, feita pelo próprio, que será estudada e reproduzida, dando ao aluno a capacidade de desenhar e pintar já nos primeiros meses de pratica.
Currículo do professor:
Exposições individuais:
2008-Galeria Laura Marsiaj (Rio de Janeiro); 2006-Galeria Laura Marsiaj (Rio de Janeiro); 2005-Galeria Léo Bahia (Belo Horizonte); 2004-Galeria Casa Triangulo (Sao Paulo-Brasil); 2004-Galeria Laura Marsiaj (Rio de Janeiro ); 2003-Fay Gold Gallery-(Atlanta-USA); 2OO1-Galeria Casa Triangulo (Sao Paulo-Brasil); 1998-Paço Imperial (Rio de Janeiro-Brasil; 1997-Galeria Camargo Vilaça (Sao Paulo-Brasil); 1995-Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro-Brasil); 1994-Galeria Camargo Vilaça( Sao Paulo-Brasil); 1989-Hard Art Gallery (Zurich-Switzerland); 1988-Irene Madder Gallery (Munich-Germany)
Exposições coletivas:
2007-Casa de Espanha-(Rosario-Argentina); 2006 - Galeria Leo Bahia; 2006- galeria Thomas Cohn; 2006-Palacio das Artes-(Belo Horizonte-MG); 2005- Galeria Thomas Cohn (Såo Paulo); 2003-Espaço Itau’ Cultural (Såo Paulo ); 2002-Paralela- (Sao Paulo-Brasil); 1998-Haus Der Kulturen Der Welf (Berlin-Germany); 1996-Earl McGrath Galery (New York-USA); 1991-Faygold Gallery (Atlanta-GA-USA); 1990-Pindar Gallery (New York-USA); 1988-Nuremberg Museum (Nuremberg-Germany);1986-Museum of Modern Art (Linz-Austria).
Oficina da Cor com Tereza Viana
13 de agosto a 17 de dezembro, 14h30-18h30
Conteúdo do curso (resumo):
O workshop visa estimular a sensibilidade da construção, misturas e relações cromáticas, exercitando o olhar e seu diálogo com a cor no seu fazer artístico. O curso tem como objetivo atrair o público iniciante em arte, estudantes e interessados em ter maior contato com a cor na pintura e na colagem contemporânea.
O aluno poderá trabalhar as cores com a tinta – pintura -, ou com papéis, acetatos e fotos coloridos – colagem, ou com a mistura dos dois. O objetivo é a construção do pensamento com as cores.
Programa:
- aula 1 – exercício: misturas a partir das cores primárias;
- aula 2 – aula livre com o foco nas relações cromáticas, tendo como fio condutor do processo de pensar com as cores;
- aula 3 e 4 – livre com o foco nas relações cromáticas;
Currículo de Tereza Viana:
Tereza Viana é artista plástica. Exposições Individuais: Site Specific - Prêmio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea, 2007/2008; Pinturas - Espaço Cultural Sérgio Porto - RJ, 2005; Pintura Expandida - Paço das Artes de SP, 2005; Colagem - Centro Universitário Mariantonia, USP - SP, 2002; Galeria Baró Senna - SP, 2001; Projeto Residência - Oficina Cultural Oswald de Andrade, 2000. Exposições coletivas Internacionais; Art Santa Fé, Feira internacional de arte contemporânea - México, 2008; 9º Festival Estúdio Abierto, Buenos Aires, AR; Art Miami Fair - EUA, 2002; Arco 2002, Madrid; L.A. International Biennial Art Invitational, 1997.
Pintura contemporânea com Paulo Monteiro
início em 12 de agosto, 19-22h
Conteúdo do curso (resumo):
O curso procura, através de aulas práticas, iniciar o aluno na reflexão das recentes transformações da pintura, a sua eficácia como meio de comunicação abordando questões como a fragmentação do plano pictórico, a crise do retângulo e a multiplicação das técnicas e dos suportes da pintura.
Currículo do professor:
Exposições coletivas
1985 18ª Bienal Internacional de São Paulo; 1987 Modernidade , Arte Brasileira do século XX; 1991 Brasil, La Nueva Generacion, Fundação Museu de Belas Artes, Caracas, Venezuela; 1994 22ª Bienal de São Paulo, Bienal Brasil século XX; 2000 Bienal Brasil 500 anos; 2001 Lucio Fontana, a ótica do invisível fundação Lucio Fontana, Centro Cultural do Brasil, Rio de Janeiro; 2003 2080, Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo; 2004 Onde está você, geração 80? Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro
Exposições individuais
1987 Esculturas, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo; 1990 Esculturas e desenhos, Paulo Figueiredo Galeria de Arte, São Paulo; 1993 Paulo Figueiredo Galeria de Arte, São Paulo; 1998 Galeria Marília Razuk, São Paulo; 2003 Lisboa Vinte, Arte Contemporânea, Lisboa, Portugal; 2002 Alpendre, Fortaleza; 2005 Galeria Marilia Razuk, São Paulo; 2006 Centro Cultural Maria Antonia, São Paulo, Projeto Parede, Museu de Arte Moderna de São Paulo.
A Poética da Cidade com Renata Pedrosa
13 de agosto a 17 de dezembro, 19-22h
Conteúdo do curso (resumo):
Os centros urbanos contemporâneos se caracterizam pela abundância de situações e imagens que se sobrepõem à paisagem e arquitetura da cidade. Esta profusão de elementos acaba por colocar tudo aquilo que aparece diante dos olhos em uma equivalência de desinteresse, diminuindo a possibilidade de se surpreender com o que acontece no entorno.
Partindo desta constatação, este curso busca oferecer uma orientação para aqueles que já produzem qualquer tipo de poética visual, por um viés da cidade. Por meio da exposição de obras de artistas contemporâneos e de textos teóricos chamar para uma reflexão sobre as características e peculiaridades das cidades contemporâneas e sua influência na produção de arte.
A produção prática é de importância central para esta oficina; os trabalhos produzidos no curso e fora dele serão analisados e discutidos em grupo, durante as aulas. Este procedimento permitirá o desenvolvimento de uma postura mais crítica em relação à percepção e às produções que usam a cidade como ponto de partida. Permitirá também uma desmistificação da criação artística enquanto atividade reservada a alguns “eleitos”, pois evidenciará a relação entre os estímulos visuais do dia-a-dia e a construção de um discurso pessoal obtido através de um processo de trabalho.
Currículo:
Renata Pedrosa é artista visual e em 2002 começou a fazer intervenções públicas em cidades como São Paulo, Blumenau e Brande na Dinamarca. Em 1999 recebeu uma bolsa da Fundação Pollock-Krasner-NY. Atualmente pesquisa as possibilidades de uso do desenho em mídias eletrônicas e acaba de lançar uma publicação com 100 exemplares onde apresenta suas intervenções.
É doutoranda em Poéticas Visuais na ECA-USP e leciona em cursos livres desde 1998. Em 2005 foi orientadora no “Laboratório de Artes Visuais” – encontros experimentais de estudo, produção e discussão de artes visuais, no Depto. De Artes Plásticas da ECA-USP, SP. Entre 2007 e 2008 lecionou o curso “Produção de Imagens à partir do Cotidiano”, no Collegio das Artes, SP e ministrou oficinas de Intervenção Urbana na UFG, Goiânia e em São Paulo.
Livro-objeto com Edith Derdyk
11 de agosto a 24 de novembro, terça feira, 19-22h
Conteúdo do curso:
Os encontros pretendem investigar a poética que utiliza o livro como suporte: livro-objeto, livro de artista, obra-livro.
As possibilidades formais que se entreabrem a partir desta investigação desenham um arco extenso de experimentações:
1. conjugar o conhecimento artesanal aos processos industriais;
2. potencializar a mixagem de várias linguagens e modalidades de registros visuais (fotografia, xerox, desenho, gravura, procedimentos gráficos) e literários (poesia visual, textos autorais);
3. pesquisar estruturas narrativas dadas pelos entrelaçamentos inusitados entre a palavra e a imagem.
Escrituras do olhar: O espaço entre a palavra e a imagem com Edith Derdyk
12 de agosto a 25 de novembro, quarta feira, 19-22h
Conteúdo do curso:
Estes encontros terão como foco a observação de um olhar que opera entre a palavra e a imagem, estimulando a criação de uma poética pessoal. O ponto de partida para o encontro será a leitura de alguns fragmentos de livros,tais como: Palomar de Ítalo Calvino, A paixão segundo G.H. de Clarice Lispector e O partido das coisas de Francis Ponge, Livro de Areia de J.L.Borges e alguns poemas de João Cabral de Melo Neto. São textos que estimulam algumas motivações e formulações poéticas ao anunciar possibilidades da construção do olhar como gerador de múltiplos significados. O encontro pretende proporcionar um trânsito entre distintas técnicas, linguagens, recursos e procedimentos gráficos: desenho, fotografia, poesia visual, Xerox, colagem, vídeo, livro-objeto.
Currículo de Edith Derdyk
Artista plástica, ilustradora, educadora. Tem participado de exposições no Brasil em Instituições tais como MAM-RJ, SP e BA, Pinacoteca do Estado de SP, CCBB-RJ, MAC, Instituto Tomie Ohtake, MASP, Paço das Artes, Paço Imperial, Palácio das Artes entre outras e no exterior (Alemanha, EUA, Colômbia, Espanha, México, Suíça, Dinamarca). Autora dos livros: Formas de Pensar o Desenho e O Desenho da Figura Humana, (Ed.Scipione,1988/1989); Linha de Costura (Ed.Iluminuras/1997);Linha de Horizonte (Editora Escuta/2001). Escreveu e ilustrou alguns livros infantis tais como: Estória sem fimmm (Summus Editorial, 1980); A sombra da Sandra assanhada e O Colecionador de Palavras (Ed. Salesianas, 1986 e 1987); Rato e Ora Bolas (Cosac Naify/selo Palavra Cantada/2003). Foi contemplada pelos seguintes Prêmios e Bolsas: Bolsa como artista residente, The Banff Centre, Canadá (2007); Prêmio Porto Seguro Fotografia – Revelação (2004); Prêmio APCA – Tridimensional e Bolsa Vitae de Artes. Fundação Vitae (2002);Bolsa como Artista-Residente/Bellagio.Center/Itália.The Rockefeller Foundation (1999); Programa de Intercâmbio USIA/MAC/Vermont Studio Center.USA (1993); FIAT – Artes Visuais (1990). Atualmente ministra cursos no Instituto Tomie Ohtake. Em 2007 fez individuais na Pinacoteca do Estado de São Paulo, sala especial no lançamento do prêmio Porto Seguro Fotografia e Marília Razuk Galeria de Arte.