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julho 16, 2009
Oficina Ação educativa: aspectos da inclusão sociocultural em museus de arte com Gabriela Aidar no Museu Victor Meirelles, Florianópolis
A oficina abordará questões relacionadas à inclusão sociocultural em museus de arte na atualidade, a fim de promover discussões sobre ações educativas voltadas a não-públicos de museus, mais notadamente a grupos em situação de vulnerabilidade social. Para isto, serão abordados temas como padrões de consumo cultural e frequência a museus; conceitos de exclusão e inclusão social e sua aplicabilidade nos museus; construção de percursos educativos para grupos em situação de vulnerabilidade social em museus de arte, e alguns indicadores de avaliação para ações socioeducativas nessas instituições. Serão ainda apresentadas, a título de estudo de caso, as ações desenvolvidas pelo Programa de Inclusão Sociocultural do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
20 e 21 de agosto, quinta e sexta, 14-18h - Pré-inscrição até 12 de agosto de 2009 pelo museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles 59, Centro, Florianópolis - SC
48-3222-0692 ou museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
www.museuvictormeirelles.org.br
Público-alvo: funcionários de museus e centros culturais, professores, estudantes, membros membros da Associação dos Amigos do MVM
Vagas: 30 vagas (5 vagas para membros da Associação dos Amigos do MVM, 5 vagas para professores, 5 vagas para estudantes e 15 vagas para funcionários de museus e centros culturais)
Programa
Primeiro encontro (20 de agosto, 14h)
- Discussão sobre consumo cultural e frequência a museus, por meio da apresentação de dados da Coleção Cadernos de Políticas Culturais, do IPEA/MinC, e de pesquisas de perfil de público realizadas pelo Observatório de Museus e Centros Culturais;
- Apresentação dos pressupostos teóricos e ações do Programa de Inclusão Sociocultural do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo;
Segundo encontro (21 de agosto, 14h)
- Aspectos da construção de percursos educativos para grupos em situação de vulnerabilidade social em museus de arte;
- Indicadores de avaliação para ações socioeducativas em museus;
- Exercício de elaboração de percursos educativos por parte do grupo (atividade prática).
Sobre a ministrante
Gabriela Aidar é graduada em História pela Universidade de São Paulo, especialista em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea, e em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia, ambos da USP. Obteve o título de Master of Arts in Museum Studies pela Universidade de Leicester, na Inglaterra. Em 2006 foi contemplada com o Prêmio Fundação Bunge Juventude na categoria Museologia. Atuou como pesquisadora em instituições como a Associação Nacional de História, Itaú Cultural, Laboratório de Políticas Públicas da UERJ e foi assistente de curadoria da Coleção Brasiliana da Fundação Estudar. Foi co-autora do projeto educativo da exposição “Vistas do Brasil, Coleção Brasiliana/Fundação Estudar na Pinacoteca do Estado”, e coordenadora da ação educativa desta exposição, em cartaz de 2003 a 2005 na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foi consultora do projeto educativo Centro-Periferia da 27ª Bienal de São Paulo. É assessora para o desenvolvimento de projetos no Programa Museu-Comunidade da Área de Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Desde 2002 é coordenadora do Programa de Inclusão Sociocultural do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Inscrição
Envio para o museu.victor.meirelles@iphan.gov.br os seguintes dados:
Nome completo
Telefone
E-mail
Formação
Área de atuação profissional
Instituição
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?
O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 13 de agosto.