|
junho 22, 2009
Curso A arte contemporânea através da lente com Denise Gadelha no b_arco, São Paulo
Este curso abordará a forte presença da fotografia na arte contemporânea e sua posição ambígua em relaão às outras mídias artísticas como a pintura, a escultura, e também o cinema. O debate será apoiado pela análise de alguns pontos de referência, são eles: a exposição Reality Check realizada no Metropolitam Museum no final do ano passado, a exposição Photodimensional realizada no começo deste ano no MoCP em Chicago, a II Triennal of Photography and Video do ICP de Nova Iorque, trabalhos apresentados na atual Bienal de Veneza e ArtBASEL, e por último, um texto de Diarmund Costello que propõe uma inversão de papéis entre Jeff Wall e Gerhard Richter.
3 a 7 de agosto de 2009, segunda a sexta-feira, 19-22h
b_arco
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto 426, Pinheiros, São Paulo - SP
11-3081-6986
www.obarco.com.br
Valor: R$300
Programação:
Aula 1: Análise da exposição Reality Check (Truth and Illusion in contemporary photography)
Aula 2: Após a especificidade dos meios: e agora Fried? Jeff Wall é um pintor?
Aula 3: Análise da exposição Photodimensional, exibida no MoCP – Museum of Contemporary Photography em Chicago, de fevereiro a abril de 2009
Aula 4: Análise da exposição Ecotopia: the second ICP Triennial of photography and video
Aula 5: Análise de obras apresentadas na Bienal de Veneza e ArtBasel deste ano
Sobre Denise Gadelha:
Denise Gadelha nasceu em Belém do Pará, mas vive e trabalha em Porto Alegre. Mestre em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UFRGS, atua como artista e professora. Além de ministrar aulas na ARENA em Porto Alegre, integra a equipe do projeto Dynamic Encounters, participando de atividades educativas em diversos países.
Como artista realizou sua primeira exposição individual em 2001, apresentando um site-specific-work intitulado Condensável, na Galeria Lunara, em Porto Alegre. Em 2005 fez uma intervenção no Torreão (Porto Alegre) intitulada Observatório, e em 2008 Meta-Espaço na Funarte São Paulo. Entre as mostras coletivas que participou podemos mencionar XIII Salão da Bahia (MAM, Salvador, 2006; no qual obteve prêmio-aquisição), Rumos Itaú Cultural 2005-06 (São Paulo, Rio de Janeiro e Belém), Grandes Formatos (MAM, Rio de Janeiro, 2006), Arte Brasileira Hoje - Coleção Gilberto Chateaubriand (Santander Cultural, Porto Alegre, 2005), Ano do Brasil na França: Projéteis de Arte Contemporânea (Carreau du Temple, Paris, 2005), Projéteis Funarte de Arte Contemporânea (Funarte, Rio de Janeiro, 2004) e no Prêmio Chamex de Arte Jovem (Instituto Tomie Ohtake, São Paulo e itinerância para o Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Curitiba, 2004 - no qual obteve o 2° lugar).