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junho 10, 2009
Seminário Verbo Conjugado no CCSP, São Paulo
A segunda edição do seminário Verbo Conjugado, organizado pelo CCSP, ocorrerá na Sala Zero com entrada gratuita. Serão quatro mesas que pretendem discutir questões atuais sobre a performance, divididas segundo quatro questões principais: Espaço e Acontecimento, Perfomatividade e Narrativa, Modos de Subjetivação e Inserção Institucional da Performance. Além das quatro mesas de discussão, os assuntos do seminário serão abordados também durante três encontros entre os grupos de trabalho, formados por artistas convidados, e os debatedores das mesas no período da manhã ainda na
Sala Zero.
7 a 10 de julho de 2009, 14-17h
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro 1000, São Paulo – SP
11-3383-3402
www.centrocultural.sp.gov.br
Mediação: Daniela Labra / Crítica e curadora independente graduada em Teoria do Teatro na Uni-Rio, especializada em Comunicação e Arte pela Univ.Complutense de Madrid e Mestre em Artes na Unicamp. Criou com a Galeria Vermelho (SP) a mostra de performance arte Verbo, em 2004, e dirige o festival de performance e novas mídias Performance Presente Futuro, no Oi Futuro, RJ. Curadorias recentes (seleção): Investigações Pictóricas, MAC Niterói, RJ (2009); Performance Presente Futuro, Oi Futuro, RJ (2008); Espaços Reversíveis, Museu Histórico de Sta. Catarina, SC (2008); Fabulosas Desordens, Caixa Cultural, RJ (2007); Juha Nenonen e Miklos Gaál, Centro Mariantonia, SP (2006); Perambulação, 2a Bienal de Arquitetura de Rotterdam (2005). Membro editorial da Revista Número (SP) de 2003 a 2008. Professora do depto. de Teoria e História da Arte do Inst. de Artes da UERJ em 2006 -2007. Curadora-residente na FRAME (Helsinki, Finlândia) em 2005 e no IASPIS-International Artists Studio Program in Sweden (Estocolmo), 2007. Vive no Rio de Janeiro.
Programação:
7 de julho
Mesa 1_ Espaço e Acontecimento / Espaço como instrumento persuasivo do acontecimento. Discussão sobre a potencialidade performática de instalações e intervenções urbanísticas.
Unreleased Project / Sam Ely & Lynn Harris /
O trabalho de Sam Ely e Lynn Harris do Unreleased Project, se apropria de dinâmicas sociais na criação de performances e de objetos efemeros que metaforicamente revelam as estruturas do poder que determina a vida cotidiana. O interesse da dupla está em revelar tais estruturas como forma de gerar alternativas possíveis para a vida nos grandes centros. A dupla chega a São Paulo para uma residência que resultará na criação de um trabalho acerca dos efeitos da lei Cidade Limpa do governo Serra. A obra será desenvolvida em parceria com as performers Cristiana Ceschi e Beatrice Carvalho do grupo As Routes
Renato Cymbalista / Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2006). Coordenador do núcleo de urbanismo do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (2003-2008). Pesquisador de Pós doutorado do IFCH-UNICAMP, no projeto temático "Dimensões do Império Português". Parecerista ad hoc FAPESP.
08 de julho
Mesa 2_ Perfomatividade e Narrativa / O termo performatividade auxilia a entender o novo interesse acerca da narrativa no contexto da arte contemporânea?
Los Toreznos / A dupla de artistas espanhóis Jaime Vallaure e Rafael Lamata que formam os Los Torreznos, exploram o terreno social e político. Seu ponto de partida é a realidade. Seus trabalhos são caracterizados por uma pesquisa expressiva acerca do gesto, do som, da linguagem e da presença, formas que a princípio são acessíveis a qualquer pessoa e não apenas aos entendidos da linguagem da arte contemporânea. Sua obra se desenvolve em vários formatos, tanto de caráter presencial (performances e ações) como multimídia (vídeos e peças sonoras). Os Los Torreznos surgiram como um grupo de criação independente. Foram membros fundadores do grupo de criação experimental Circo Interior Bruto 2000/2005, e do Zona de Acción Temporal (ZAT) 1997/98. Los Torreznos participaram da 52a edição da Bienal de Veneza (2007) dentro do projeto Paradiso Spezzato‚ no pavilhão espanhol.
Cristiane Paoli Quito / Formada em direito pela Faculdade Mackenzie, há trinta anos dedica-se ao teatro, trabalhando como atriz, produtora, iluminadora e diretora. Dirige, desde 1996, a Cia. Nova Dança 4 em São Paulo e, dirigiu o espetáculo teatral Aldeotas de Gero Camilo, pelo qual recebeu o Prêmio Shell 2004. É sócia-fundadora da Pimba Produções Artísticas. Atualmente é professora do projeto Estúdio Nova Dança e da Escola de Arte Dramática/ECA/USP - onde foi diretora no período de março de 2005 a março de 2009.
09 de julho
Mesa 3_ Modos de Subjetivação / Um olhar sobre a prática do performer e o caráter criador da experiência de desestabilização presente nos processos contemporâneos de subjetivação.
Suely Rolnik / Psicanalista, crítica de arte e de cultura e curadora, é Professora Titular da PUC-SP (fundadora do Núcleo de Estudos da Subjetividade no Pós-Graduação de Psicologia Clínica) e Professora convidada do Programa de Estudios Independientes (PEI) no Museu de Arte Contemporania de Barcelona. Pesquisadora da Fondation de France no Institut national d'histoire de l'art (INHA) em Paris, 2007. Viveu dez anos em Paris (1970-79), onde diplomou-se em Filosofia e Ciências Sociais (Sorbonne, Paris VIII) e Psicologia (maîtrise e D.E.S.S, Sorbonne, Paris VII). De volta ao Brasil, doutorou-se em Psicologia Social (PUC-SP, 1987). Seu principal campo de pesquisa são as políticas de subjetivação na atualidade, tratadas de uma perspectiva transdisciplinar, tendo privilegiado, desde os anos 1990, a arte contemporânea em sua interface com a política e a clínica.
Key Sawao e Ricardo Iazzetta_ Key Zetta e cia / Key e Ricardo são parceiros artísticos desde 1996 e desenvolvem sua pesquisa em dança focada na pesquisa de linguagens e suas inter-relações. Dirigem a key zetta e cia. que convida artistas colaboradores para suas criações.
10 de julho
Mesa 4_ Debate: Inserção institucional da performance / discussão acerca da inserção da performance na programação de espaços públicos e privados.
Sonia Sobral / Programadora de dança desde 1990. Coordenou a área de dança na Oficina Cultural Oswald de Andrade da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Implantou projetos de dança no Balé Stagium e no Cisne Negro Cia. de Dança. Estudou consciência corporal no Brasil e Inglaterra. Participa do Laboratório de Dança da PUC/SP, coordenado por Helena Katz, desde 1985. É gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural e coordenadora do projeto Rumos Dança.
Eduardo Brandão / Cursou fotografia no Brooks Institute of Photography em Santa Barbara, CA. De 1991 a 2004 trabalhou como editor de fotografia e arte das revistas da Folha de S.Paulo. Foi professor de fotografia no curso de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) de 1995 a 2007, atua como curador independente e é sócio-proprietário da Galeria Vermelho, São Paulo desde 2002. Curou, entre outras mostras, “Iconógrafos” (1991), no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo); “Horizonte Reflexivo” (1998), Centro Cultural Light, São Paulo; “Sob Medida” (1999), Espaço Porto Seguro de Fotografia; “Imagética” (2003), MUMA (Museu Metropolitana de Arte de Curitiba). É diretor artístico da galeria Vermelho.
Lara Pinheiro/ Coreógrafa e bailarina, é mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP. Estudou na Folkwang Schule, em Essen (Alemanha), na Milton Meyers Company em NY (EUA). Recebeu a bolsa Vitae-Antorches-Andes para participar do American Dance Festival na Argentina. Foi coreógrafa residente do projeto Ex-It 03, em Bröllin (Alemanha), em 2003. Ganhou os prêmios Cultura Inglesa (espetáculo Nós, Elas e Eu ) em 2006, e PAC (Secretaria de Estado da Cultura de SP), em 2007, com o espetáculo E Agora, Alice? Atualmente é Assessora de Dança da Secretaria Municipal de Cultura de SP.
Liliana Coutinho / Pós-graduada em Curadoria e Organização de Exposições de Arte Contemporânea, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Mestre em Estudos Curatoriais, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Frequência do curso de doutoramento em Estudos Filosóficos – Estética, na Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Doutoranda na UFR04-École Doctorale d’Arts Plastiques, Cinema et Sciences de L’Art, da Université de Paris 1 – Pantheon-Sorbonne. Coordenadora editoral da Revista Marte da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.