|
junho 3, 2009
Workshop Curadoria, esfera pública e práticas institucionais com Fernando Oliva e Alberto López Cuenca no CCE, São Paulo
A oficina é a segunda da série de cinco Experiências Dialógicas e busca enfatizar as implicações políticas das estratégias artísticas. Que se entenda por ‘políticas’ as incidências sociais, institucionais e subjetivas associadas aos modos de produção, distribuição e consumo da arte em nossos dias. Para localizar e analisar essas ‘implicacões políticas’ a oficina tentará formar um campo de indagação crítica a partir das noções-chave postas aqui: trabalho criativo e novas instituições. De um lado a oficina conduzirá ao longo do estudo de prévios trabalhos de curadoria independente uma análise da prática curatorial multidisciplinar realizada institucionalmente.
22 a 26 de junho de 2009, 10-14h – inscrições até 17 de junho, mediante envio de CV e carta de intenção para talleres@ccebrasil.org.br
Centro Cultural da Espanha
Rua Martinico Prado 474, Higienópolis, São Paulo - SP
talleres@ccebrasil.org.br
www.ccebrasil.org.br/talleres
Coordenação: Marcio Harum
Sobre os ministrantes
Alberto López Cuenca é professor Titular de Filosofía e Teoria da Arte no Departamento de
Filosofía e Letras da Universidade das Américas, Puebla (México), onde coordena o Doutorado em Criação e Teorias da Cultura. Seu trabalho de investigação parte da teoria da arte e a epistemologia com a finalidade de elucidar mecanismos de produção simbólica da criação cultural contemporânea, atendendo especialmente a aspectos sociológicos, econômicos e tecnológicos. É doutor em Filosofía pela Universidad Autónoma de Madrid.
Fernando Oliva é Diretor de Curadoria e Programação do Centro Cultural São Paulo e docente da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP. Foi Gerente de Projetos do Museu da Imagem e do Som e do Paço das Artes. Entre suas curadorias recentes destacam-se COVER=Reencenação+Repetição (MAM-SP, 2008); I/Legítimo: Dentro e Fora do Circuito (MIS e Paço das Artes, 2008); Comunismo da Forma: A Estratégia do Vídeo Musical (Galeria Vermelho, 2007) e À La Chinoise+The Site Specific (Microwave Festival de Hong Kong, 2007).