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junho 2, 2009
II Congresso de Educação, Arte e Cultura – CEAC na UFSM, Santa Maria
Com a temática Confluências e diálogos no campo das artes, o II CEAC continua sendo um evento acadêmico aberto, bienal, internacional, considerado pela Capes como evento quallis, que reúne pesquisadores e estudantes de diferentes instituições educacionais brasileiras e estrangeiras. Trata-se de um espaço de socialização de pesquisas criado para promover a reflexão sobre a formação dos profissionais, enfocando aspectos da educação, da arte da cultura, em suas diversas subáreas e interfaces.
9, 10 e 11 de setembro de 2009 – inscrições para participação e apresentação de trabalho de 15 de junho a 15 de julho no www.ufsm.br/ceac
Universidade Federal de Santa Maria - Anfiteatro C da Química
Avenida Roraima 1000, Cidade Universitária, Camobi, Santa Maria - RS
55-3220-8926 - Ramal 31 / 9975-1941 ou gepaec@gmail.com
www.ufsm.br/ceac
Realização: Linha de Pesquisa 'Educação e Artes' do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), Laboratório de Artes Visuais (LAV) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC)
Inscrições
Para formalizar a inscrição, é necessário o preenchimento e envio da ficha cadastral, juntamente com o comprovante de pagamento da inscrição digitalizado para o emaill: ufsmceac.gmail.com.
Cada participante poderá inscrever-se em até dois eixos temáticos, sendo apresentador em apenas um deles. A inscrição de trabalhos e participação no evento está condicionada a inscrição no mesmo, no caso do trabalho não ser selecionado a taxa de inscrição não será devolvida.
A inscrição inclui:
- Participação nas atividades do programa
- Documentação/material publicado para o Congresso
- Certificado de Participação
Informações bancárias para as inscrições
Banco do Brasil:
Agência: 1484-2
Nº da Conta: 220528-9
Programação
9 de setembro, quarta-feira
8h – Credenciamento
8h30 - Sessão de Abertura
9-11h - Mesa-redonda Confluências e Diálogos entre as áreas, com Profa. Dra. Roseane Martins Coelho – UFSM (“Narrativas contemporâneas na educação das artes visuais”), Prof. Dr. Luis Fernando Lazzarin – UFSM (“Captura e resistência: elementos para pensar os lugares da experiência com música no currículo”), Profa. Dra. Flávia Pilla do Valle – Fundarte/UERGS (“A formação em dança e a Universidade”), Prof. Dr. João Pedro de Alcântara Gil – UFRGS (“Multiplicidades da cena contemporânea e suas implicações no ensino e na pesquisa com teatro”)
11-12h - Intervenção e Debate
14-18h - Mini-cursos (em diferentes espaços)
- Fotografia criativa – Fernando Codevilla
- Ritmos e ritmologias – músicas, tambores e educação – Eduardo Pacheco
- Educando o olhar com o cinema pessoal - Carolina Berger
- Mídia e Educação – relações e saberes necessários – Rejane Oliveira Pozobon
- Performance Art: o corpo em foco – Claudia Schulz
- Contemporâneo gravado: possibilidades de pensar a gravura na atualidade - Aline Nunes da Rosa e Juzelia de Moraes Silveira
- Corpo: a estamparia enquanto mediadora na construção de subjetividades – Cristian Poletti Mossi
- Entre tramas urdiduras: possíveis relações entre a memória e a tecelagem – Angélica Dávila Tasquetto
- Memória e sociedade: paradigmas das práticas museológicas - Roselâine Casanova Corrêa
- Arte Pública – Juliano Reis Siqueira
- Pornografia e Obscenidade: adoecimento do corpo político – Guilherme Carlos Corrêa
- Cultura Visual e formação docente - Jociele Lampert
10 de setembro, quinta-feira
8h30–9h15 - Conferência de Artista (a confirmar)
10h30–11h15 - Conferência - Profa. Ms. Elza Hirata (“Uma experiência no ensino-não formal: Tecelagem com mulheres presidiárias”)
11h15–12h - Intervenção e Debate
14–18h - Comunicações
11 de setembro, sexta-feira
9–12h - Comunicações
14-15h30 - Conferência – Prof. Dr. Marcos Villela Pereira (“As artes no campo da Pedagogia”)
15h30–16h - Intervenção e Debate
Eixos Temáticos
-Arte e Cultura: Investigação de contextos culturais.
- Poéticas Artísticas: Investigação de técnicas, materiais e processos na produção de poéticas artísticas.
- Arte, Comunicação e Tecnologia: Investigação do campo da comunicação e tecnologia, mídias e produtos artísticos que envolvam a web.
- Processos Formativos: Investigação no campo da formação do profissional.
- Políticas Públicas e Gestão Educacional: Investigação do campo da gestão e das políticas públicas.
- Teoria e Processos Pedagógicos: Investigação de teorias que subsidiam processos pedagógicos.
- Educação Especial: Investigação no campo da educação inclusiva.
- Educação e Artes: Investigação no campo da educação em artes, ensino formal e não-formal.
- Grupos de Pesquisas: Constituição, configuração e ações do Grupo de Pesquisa.
Normas para Submissão de Trabalhos - comunicação
Os textos devem ser enviados à Organização do Evento: até 15 de Julho de 2009. As propostas de comunicação serão avaliadas pela Comissão Científica do Congresso.
- Título do trabalho, nome completo do(s) autores(es), endereço eletrônico e instituição a que está vinculado;
- Eixo-temático para o qual encaminha a comunicação
- Resumo entre 50 a 100 palavras;
- Palavras-chave (3 a 5);
- Abstract;
- Keywords;
- O texto deverá ter de 10 a 15 páginas (incluindo imagens, notas e referências). Para uma melhor leitura deve ter títulos e subtítulos;
- Imagens e gráficos com legendas no corpo do texto;
- Notas finais (os textos não deverão conter notas de rodapé);
- Referências completas no final do artigo.
Normas de formatação
- Os textos devem ser enviados no programa "Word";
- Papel: A4 (210 x 297 mm), orientação retrato;
- Título: Arial, tamanho 12, em negrito, centralizado;
- Nome(s) do(s) autor(es): Arial, tamanho 10, a direita;
- Instituição(ões): Arial, tamanho 10, em itálico, a direita;
- Resumo/palavras-chave e abstract/keyword: Arial,10, espaçamento simples;
- Corpo do texto: Arial, tamanho 12; espaçamento 1,5;
- Notas finais: Arial, tamanho 8 na parte final do texto;
- O currículo do autor ou autores (5 a 6 linhas) deve vir após as Referências Bibliográficas;
- Referências: Arial, tamanho 12, espaçamento simples e devem ser inseridas no final do artigo de acordo com as seguintes orientações:
Obs. Textos que não respeitarem as normas de formatação não serão aceitos.