|
abril 27, 2009
Programa Estudos da Cultura: Cursos de Arte e Tecnologia, Teorias do Contemporâneo e História da Arte Brasileira na Fundação Joaquim Nabuco, Recife
Cursos Arte e Tecnologia com Nina Velasco, Teorias do Contemporâneo com Dacier Barros e História da Arte Brasileira com Paulo Marcondes.
A Coordenação de Capacitação e Difusão Científico - Cultural da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco organiza anualmente seminários avançados coordenados por profissionais especializados que discutirão, em encontros quinzenais ao longo de 6 meses, os diversos aspectos neles envolvidos. O objetivo é estabelecer um espaço de reflexão e produção, na forma de seminário avançado, que estimule a discussão e formulação de pensamento crítico e conceitual sobre temáticas relacionadas à cultura contemporânea que gerem textos e pesquisas inéditas para serem publicadas pela Editora Massangana ou materializadas em mostras. Os cursos oferecidos irão propiciar o estudo, a pesquisa, a produção e difusão do pensamento crítico e conceitual sobre diversos aspectos da contemporaneidade, estabelecendo relações entre os diversos campos do conhecimento e as diversas linguagens utilizadas no campo da cultura.
Inscrições até 8 de maio de 2009
Fundação Joaquim Nabuco
Coordenação de Capacitação e Difusão Científico-Cultural – CGCADIF
Rua Henrique Dias 609, Derby, Recife - PE
81-3073-6659 / 3073-6715 ou cadif@fundaj.gov.br
www.fundaj.gov.br
Seleção: 11 a 15 de maio - Os pré-selecionados farão entrevistas com uma comissão.
Documentação: Ficha de inscrição preenchida e assinada (Disponível no site www.fundaj.gov.br); Currículo atualizado; Carta de intenção; 1 foto 3x4 recente.
Píblico-alvo: Estudantes da graduação e pós-graduação, artistas, jornalistas, pesquisadores, curadores, críticos e professores.
Duração: Encontro quinzenais durante 6 meses
Valor: Gratuito
Os resultados serão divulgados na página www.fundaj.gov.br
Cursos:
Arte e Tecnologia: Tem por objetivo introduzir a questão filosófica da relação entre arte e tecnologia, fazendo um panorama das principais expressões artísticas deste campo na contemporaneidade. Problematizar conceitos clássicos e modernos da arte à luz das experiências com arte e tecnologia. Apresentar a diversidade de obras que vem sendo realizadas nacionalmente e internacional que utilizam os mais diversos aparatos tecnológicos.
Professora: Nina Velasco - Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora da graduação e pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Atua principalmente nos seguintes temas: Arte e Tecnologia, Arte e Comunicação, Arte e Ciência.
Vagas: no máximo 20 alunos
Horário: Quarta-feira, das 14h às 20h
Teorias do Contemporâneo: Tem por objetivo efetuar uma discussão filosófica sobre os principais aportes teóricos que permeiam as Ciências Sociais, subsidiando, assim, uma percepção crítica da natureza dos fenômenos sociais no mundo contemporâneo; Desenvolver uma análise crítica sobre o processo em curso denominado de globalização / (Pós) Modernidade; A partir deste eixo temático abordar questões referentes às discussões culturais, políticas e críticas, bem como as designações conceituais a respeito dos elementos contidos no discurso da (pós) modernidade.
Professor: Dacier Barros - Doutor em Sociologia do Desenvolvimento - Universitat Erlangen-Nurnberg (Friedrich-Alexander) Alemanha. É professor do Departamento de comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação e ideologia, TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação, Comunicação de massa e hegemonia.
Vagas: no máximo 20 alunos
Horário: Quarta-feira, das 14h às 20h
História da Arte Brasileira: Tem por objetivo criar as bases para a elaboração de um debate crítico da arte contemporânea brasileira, a partir de uma análise histórica e sociologicamente orientada que nos possibilite identificar, em tais representações artísticas, não apenas o contexto atual em que se manifestam, mas, inclusive, o diálogo estabelecido entre o presente e o passado, entre o local e o global, num momento em que já não se delimita mais na arte quaisquer tipos de fronteira. Pretende apresentar algumas chaves analíticas essenciais ao estudo da arte em suas configurações atuais: Estética, História e Sociologia da Arte: teoria e método; Instituição-Arte, formação do campo e Mundos da Arte: artistas, meios e públicos; o moderno e o pós-modernismo: das vanguardas históricas às neovanguardas e ao contemporâneo (objeto estendido e interatividade); arte e política.
Professor: Paulo Marcondes - Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco; professor Adjunto da UFPE, publicou entre outros Classificações culturais e identidade: itinerários de debates intelectuais e artísticos em Recife (1950-70), O Recife no Mapa: análise dos manifestos do Manguebit.
Vagas: no máximo 20 alunos
Horário: Terça-feira, das 14h às 20h
Os coordenadores dos cursos formularão convites a outros profissionais especializados nos temas enfocados para que se engajem nas discussões com o grupo em sessões específicas.