|
abril 17, 2009
Programação Rumos Itaú Cultural em Teresina
Como parte integrante das atividades nacionais do programa Rumos Itaú Cultural, edição 2009 a cidade de Teresina recebe representantes do Itaú Cultural e convidados palestrantes especialistas nas modalidades dos editais Rumos para debater temas ligados a processos de criação na arte contemporânea. Os editais Rumos são nas áreas de expressões da Arte Cibernética; Cinema e Vídeo; Dança Contemporânea e Jornalismo Cultural. Todas as informações sobre conteúdos, prazos, prêmios, repercussão dos projetos selecionados e formas de envio de projetos, obras, trabalhos e pesquisas acadêmicas estão no site www.itaucultural.org.br
dia 23 abril quinta-feira
Local: Memorial Zumbi dos Palmares - Av. Miguel Rosa, 3.400, Centro/Su
oficina de reportagem em jornalismo cultural - Em Busca do Personagem: Um Olhar Singular, com o jornalista e escritor José Castelo
das 09h30 às 18h (intervalo das 12h30 às 14h)
20 vagas
As inscriçõs podem ser feitas na Fundação Cultural do Piauí ou por telefone: (86) 3221-3446 ou (86) 8851-2937
A atividade é aberta a profissionais e estudantes de jornalismo e os seus principais temas abordam a pesquisa, a escolha e a construção do personagem, técnica da entrevista e produção do texto. Os participantes podem apresentar aos oficineiros sugestões de personagens que podem ser objetos do exercício.
Castello é jornalista, escritor e curador de literatura. Carioca radicado em Curitiba, é colunista de O Globo e colaborador do jornal Valor Econômico, da revista Bravo! e do jornal literário Rascunho. Trabalhou em Veja e no jornal O Estado de São Paulo, foi editor do suplemento Idéias, do Jornal do Brasil. É autor, entre outros, de O Poeta da Paixão; Na Cobertura de Rubem Braga; João Cabral de Melo Neto: o Homem sem Alma; A Literatura na Poltrona e do romance Fantasma.
dia 23 abril quinta-feira
Local: Complexo Cultural Clube dos Diários / Sala Torquato Neto - Rua Álvaro Mendes, s/n - Tel (86) 3222-7075
19h - palestra - Processos de Criação – A Obra de Charles Darwin como Exemplo de Processo Criativo, com Nélio Bizzo
O palestrante observa que nas últimas décadas a história da ciência passou por uma profunda transformação como campo de pesquisas. Nesse sentido, o trabalho de Darwin torna-se um tema privilegiado, dada a profusão de fontes disponíveis e as modificações pelas quais as suas teorias têm passado desde os primeiro escritos, até a publicação de seu livro mais famoso, Origem das Espécies, em 1859, e mais além. Em sua palestra Bizzo trata desta questão e da possibilidade de estabelecer um paralelo entre a criação científica e a artística.
Nelio Bizzo é biólogo, com pós-graduação na área de biologia e educação. Estagiou em instituições inglesas, tendo estudado os manuscritos de Charles Darwin no Manuscripsts Room, da University of Cambridge Library, em Down House (Charles Darwin’s Memorial) e na British Library. É professor titular da USP e Fellow do Institute of Biology (Londres).
Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo Diálogos e Marcelo Monzani, produtor executivo do Rumos, ambos representantes do Itaú Cultural, farão a mediação do evento e apresentarão os editais Rumos.