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abril 17, 2009
Curso Arte contemporânea brasileira: a visão de artistas, críticos e curadores na Casa do Saber, Rio de Janeiro
Grandes artistas da atualidade debatem a sua arte, a arte brasileira e a internacional com importantes críticos e curadores. Tunga e Paulo Sergio Duarte abrem os encontros que seguem com Antonio Manuel e Ronaldo Brito, Luiz Camillo Osório e Carlos Vergara, Iole de Freitas e Paulo Venancio Filho.
Início em 5 de maio, terça-feira, 20h
Casa do Saber - Lagoa
Av. Epitácio Pessoa 1.164, Rio de Janeiro - RJ
21-2227-2237
www.casadosaber.com.br
Segunda a sexta, 11-20h
Valor: R$ 180,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 200,00
Programação
05/05 - Tunga E Paulo Sergio Duarte
12/05 - Antonio Manuel E Ronaldo Brito
19/05 - Carlos Vergara E Luiz Camillo Osório
26/05 - Iole De Freitas E Paulo Venancio Filho
Sobre os palestrantes:
TUNGA. Escultor, desenhista e artista performático. Graduou-se em Arquitetura e realizou em 1974 sua primeira mostra individual, no MAM do Rio de Janeiro. Entre 1976 e 1980, foi colaborador da revista Malasartes e participou da edição do jornal A parte do fogo. Sua obra vem sendo amplamente exibida no exterior, tendo participado de diversas exposições coletivas e bienais em instituições em todo o mundo, entre elas a Bienal de Veneza (1982), Stedelijk Museum, na Holanda (1989), e MoMA, em Nova York (1993). Já realizou mostras individuais na Galeria Nacional Jeu de Paume, em Paris (2001), na Pirâmide do Louvre, também em Paris (2005), no PS1-MoMA, em Nova York (2007), entre outras. Em 1997, foi lançado o livro Tunga: 100 redes e talhas, de Roberto Moreira, e, no mesmo ano, Barroco de Lírios. Em 2007 foi publicada a Caixa de livros Tunga, reunindo uma série de publicações sobre o artista. Suas obras integram diversos acervos, como o Inhotim Instituto Cultural, em Minas Gerais.
PAULO SERGIO DUARTE. Crítico, curador, professor de História da Arte e pesquisador do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Candido Mendes. É autor de diversos livros, entre eles Anos 60 – Transformações da arte no Brasil, Waltercio Caldas, Carlos Vergara, Da escultura à instalação e A trilha da trama.
ANTONIO MANUEL. Pintor, gravador e desenhista. Na década de 1960, estudou na Escolinha de Arte do Brasil, com Augusto Rodrigues e freqüentou o ateliê de Ivan Serpa. Nos anos de 1960 e 1970 atua na arte de maneira constestadora, chegando a propor o próprio corpo como obra, no Salão de Arte Moderna, realizado no MAM do Rio de Janeiro, em 1970. Na mesma década, produz vários filmes de curtametragem. A partir dos anos de 1980, realiza trabalhos em pintura de caráter abstrato-geométrico e a pintura passa a fazer cada vez mais parte de sua obra. Em 1984 a Funarte publica o livro Antonio Manuel, reunindo textos de destacados críticos e artistas. Participou de coletivas e realizou mostras individuais em diversas instituições no Brasil e exterior. Entre suas recentes exposições, destaca-se a mostra “Fatos” realizada em 2007 no CCBB de São Paulo em comemoração aos seus 40 anos de carreira, com curadoria de Paulo Venancio Filho.
RONALDO BRITO. Crítico de arte e professor no curso de especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil e no programa de pós-graduação em História Social da Cultura, ambos na PUC-Rio. Estreou como crítico de arte em 1972, no semanário Opinião, onde assinou uma coluna até 1977. Foi um dos editores da efêmera revista Malasartes, ao lado de Carlos Zílio, Tunga, Luiz Baravelli e Waltércio Caldas, e do jornal A parte do fogo. Publicou livros como Amilcar de Castro, junto com Rodrigo Naves, Experiência crítica, Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro e Sergio Camargo.
CARLOS VERGARA. Gravador, pintor, fotógrafo. Estudou pintura com Iberê Camargo, seu único mestre. Participou pela primeira vez da Bienal de São Paulo em 1963 e depois de diversas mostras no Brasil e exterior, como “Opinião 65 “, “Pare: Vanguarda brasileira”, “Nova Objetividade Brasileira”, 39ª Bienal de Veneza. Recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira e atuou como cenógrafo de peças de teatro e desenvolveu importantes trabalhos ligados à arquitetura, projetando espaços, painéis e vitrais. Entre as diversas mostras realizadas, destaca se ainda a primeira grande retrospectiva de seu trabalho, apresentada em 2003 no Santander Cultural (Porto Alegre), no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo) e no Museu Vale do Rio Doce, Vila Velha (Espírito Santo), com curadoria de Paulo Sergio Duarte.
LUIZ CAMILLO OSÓRIO. Doutor em Filosofia pela PUC-Rio, crítico de arte do Jornal O Globo, professor de Estética e História da Arte na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e PUC-Rio, autor dos livros Flavio de Carvalho, Abraham Palatnik e Razões da crítica.
IOLE DE FREITAS. Escultora, gravadora e artista multimídia. Estudou design na ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial), no Rio de Janeiro. Trabalhou como designer no Corporate Image Studio, em Milão, onde desenvolveu alguns trabalhos experimentais em fotografi a e Super-8. Em 1980, começa a dedicar-se ao campo tridimensional. Em 1986, recebe Bolsa Fulbright-Capes para pesquisa no MoMA, em Nova York. Foi diretora do Instituto Nacional de Artes Plásticas da Funarte, no Rio de Janeiro. Na década de 1990, começou a realizar exposições de grandes dimensões projetados para a Capela do Morumbi, em São Paulo, e o Galpão Embra, em Belo Horizonte. Apresentou seu trabalho em diversas mostras no Brasil e exterior, tendo grande destaque na Documenta de Kassel, Alemanha, em 2007. Mais recentemente expôs suas obras na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. É professora de escultura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
PAULO VENANCIO FILHO. Curador e crítico de arte. Formado em Filosofia, mestre e doutor em Comunicação e doutor pela UFRJ. Professor titular da Escola de Belas Artes da UFRJ. É autor dos livros Waltércio Caldas: Manual da ciência popular, Marcel Duchamp: A beleza da indiferença, Milton Dacosta: A construção da pintura, Primos entre si: temas em Proust e Machado de Assis e Iberê Camargo. Publicou artigos em revistas, jornais e textos de catálogos sobre vários artistas modernos e contemporâneos brasileiros.